12 de novembro de 2012

Termina a Assembléia Diocesana de Pastoral

Dom Armando falando aos participantes da Assembléia Diocesana de Pastoral
Terminou ao meio dia de ontem (11), a Assembléia Pastoral da Diocese de Bacabal. O encontro teve início na sexta-feira (09), a partir das 18:00h no Centro Franciscano de Animação Missionária (CEFRAM).

Sob a presidência do bispo diocesano, Dom Armando Martin Gutierrez, a reunião teve a presença de sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos dos mais diversos pontos da diocese de Bacabal, que foram convocados com o objetivo de definir questões importantes que complementarão o plano de pastoral, principalmente em relação ao Ano da Fé – proclamado pelo Papa Bento XVI – e também a outras questões que, porventura, ainda faltasse para o bom andamento dos trabalhos.

Os trabalhos da Assembléia Diocesana contaram com uma boa equipe de coordenação, o que possibilitou a boa administração do tempo e dos recursos postos à disposição.

Na noite de sexta-feira (09), Dom Armando fez questão de lembrar a todos dos principais acontecimentos que marcaram positivamente a Diocese, dentre os quais: ordenação presbiteral de Frei Osmar e diaconal de Valtemir, Romaria dos Acólitos, criação da Pastoral da Saúde, Simpósio da Catequese, Fórum de Saúde, os show de Anjos de Resgate e Celina Borges, a instituição dos futuros diáconos permanentes como leitores, a passagem da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Dia Nacional da Juventude (DNJ), dentre outros. Não seria possível continuar o encontro sem que se celebrasse e agradecesse a Deus por tantas realizações.
Trabalhos de grupos foram realizados para debate, análise
e sugestões 

A fim de revelar a situação das paróquias em relação ao que foi programado no ano passado, a equipe enviou um questionário, que foi devidamente respondido, sintetizado e exposto por Pe. Lauro Henrique, na manhã de sábado (10). Logo após, os presentes foram divididos em sete grupos, envolvendo (1) paróquias Sant’Ana Mestra, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora de Fátima; (2) paróquias Nossa Senhora da Conceição e São José; (3) paróquias São Benedito, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santo Antonio de Pádua e Santo Antonio dos Lopes; (4) paróquias São Pedro, Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Maria Imaculada; (5) paróquias São Luis Gonzaga, Santa Teresinha, São Francisco das Chagas e Sant’Ana; (6) Coordenadores de Pastorais; (7) Coordenadores de movimentos e organismos. A principal tarefa dos grupos era a de analisar o que havia sido exposto, escolher as melhores ações, relatar dificuldades e propor. Depois de realizada a tarefa, todos tiveram a oportunidade de fazer suas colocações na plenária.

Após o almoço, os participantes da Assembléia tiveram a oportunidade de aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre o Ano da Fé e o Concílio Vaticano II. O encontro foi ministrado pelo Reitor do Santuário de São José de Ribamar, Pe. Cláudio Roberto Santos Cruz. Foi um momento riquíssimo e que trouxe muitas luzes para aqueles que terão como principal tarefa ser multiplicadores em suas paróquias e comunidades, fazendo de fato acontecer as ações propostas.

Após a explanação do assunto, todos puderam preparar-se para a celebração de abertura do Ano da Fé, que realizou-se na Catedral Diocesana de Santa Teresinha, a partir das 18:00h.

Após uma bonita confraternização depois da missa, todos foram resguardar-se para aquele que seria o dia mais importante: o domingo (11). Após a chegada de todos, os participantes novamente voltaram aos grupos e dessa vez teriam como tarefa eleger as ações que seriam acolhidas e executadas pela Diocese referente ao Ano da Fé e também ações pastorais. Após uma hora de discussão, todos puderam voltar para dar início a votação.

Uma competente equipe de secretaria acompanhava de perto os trabalhos. Isso foi importante para o aproveitamento do tempo e bom desempenho.

Dom Armando conduziu esse momento importante: após uma síntese, foram colocadas todas as sugestões e deveria ser eleitas apenas 2 para o Ano da Fé e 2 como ações pastorais.

Após discussão, os grupos tiveram oportunidade de expor
suas idéias e debater

Num total, foram apresentas 14 sugestões para bem celebrarmos o Ano da Fé. Destas, duas permaneceram – o que não significa que as outras não possam ser executadas pelas paróquias: (1) atividades nas comunidades sobre o Ano da Fé, principalmente em momentos fortes, como festejos (abertura e encerramento) e incentivos nas atividades paroquiais e (2) concentrar-se na reflexão mensal do CREDO (12 artigos  durante 01 ano;

No que se refere a outras ações, que complementariam as atividades diocesanas, foram apresentadas 06 propostas, mas apenas duas foram escolhidas:  (1) que a diocese contrate um articulador no que se referente à comunicação e (2)  formação de novas lideranças e intercâmbio missionário entre paróquia e comunidade, com prévia formação das equipes missionárias, contando com a contribuição do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPA’s).

Após a aprovação destas medidas, o bispo diocesano agradeceu a participação de todos, abriu espaço para avisos das paróquias, e depois de um momento de oração, proferiu a bênção e deu por encerrada a Assembléia Diocesana de Pastoral.

A participação e atuação da Paróquia de Sant’Ana
Representantes da Paróquia de Sant'Ana
Esses três dias de Assembléia Diocesana têm papel fundamental para as ações de todas as Paróquias. É a partir daí que poderá ser definido o calendário paroquial, com atividades para os grupos e para a própria Igreja em geral.

Da Paróquia de Sant’Ana estiveram presentes: Frei Ribamar, Frei Marcos, Irmã Carmem, Ariosvaldo, Nazaré, Lourival, Marcondes, Tião, Marina, Bianca, Socorro, Santana, Zizi, que representaram também pastorais / movimentos que são coordenados por eles, além de Rafisa, Ir. Ísis e Ir. Alessandra, que fizeram parte da equipe de coordenação. Todos foram importantes nas discussões, no levantamento de questões, no apontamento de propostas e na execução de atividades requeridas.

Um encontro desse porte não pode ser realizado sozinho. Por isso, a equipe organizadora dividiu todas as tarefas entre as paróquias. No nosso caso, Sant’Ana ficou responsável pela animação. E fez bonito, cumpriu com responsabilidade e precisão a sua tarefa.

A partir da experiência adquirida ali, todos agora preparar-se-ão para a Assembléia Paroquial, que já tem data definida: 15 e 16 de dezembro, na Comunidade São Raimundo Nonato. 
Veja mais fotografias desse acontecimento tão importante na vida da Diocese.
Fotografia: Lourival Albuquerque

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