12 de novembro de 2012

Dom Armando oferece Indulgências Plenárias por ocasião do Ano da Fé

Por ocasião da Abertura oficial do Ano da Fé na Diocese de Bacabal,  realizado na Missa na Catedral Diocesana Santa Teresinha, no último dia 09, Dom Armando anunciou o oferecimento de Indulgências Plenárias.  

A indulgência é o cancelamento das penas devidas pelos pecados que nós cometemos e que já foram perdoados na confissão. Mas é preciso explicar uma coisa: quando se comete um pecado grave, há duas consequências: a culpa e a pena. A culpa é aquela ofensa que se faz a Deus e a confissão perdoa. No entanto, ainda fica a chamada ‘pena temporal’, que é o estrago causado pelo pecado na sua própria alma, porque você deixou de ser mais santo. Então, há de querer recuperar isso. Essa pena nós cumprimos aqui na terra com orações e penitências ou no purgatório, se a pessoa morrer com elas.

A indulgência retira essas penas das almas do purgatório; elas fazem aquilo que nós chamamos de sufrágio da alma.

Condições para receber as Indugências


"Ao longo de todo o Ano da Fé, anunciado para começar em 11 de outubro de 2012 e durar até findo o dia 24 de novembro de 2013, poderão ganhar a indulgência plenária da pena temporal pelos próprios pecados, concedida pela misericórdia de Deus, aplicável em sufrágio às almas dos fiéis defuntos, todos os fiéis da diocese de Bacabal:
  • Verdadeiramente arrependidos,
  • Devidamente confessados,
  • Em comunhão sacramental,
  • Que rezarem pelas intenções do Sumo Pontífice
1. Quando visitarem e participarem  da Celebração  Eucarística das seguintes  Igrejas dedicadas à padroeira da Diocese:
  • Igarapé Grande: Imaculada Conceição
  • Paulo Ramos: Nsa. Sra. da Conceição
  • Bacabal: Imaculada da Porta Aberta
Nas seguintes datas: 8 Dezembro – Festa da Imaculada 18 Agosto – Festa da Assunção / 12 de Outubro – Nossa Sra. da Conceição Aparecida.

2. Em todas as Paróquias na Festa dos Padroeiros / Vigília Pascal / Procissão do Corpus Christi  e Festa de Cristo Rei,  com estas condições:
  • Participação da Celebração Eucarística;
  • Sermão sobre a fé/ Catecismo/ doutrina do Concilio Vaticano II;
  • Renovação das promessas batismais / Profissão do Creio.
3. A todos os que visitarem piedosamente o batistério ou local onde tenham recebido o Sacramento do Batismo e façam no lugar a profissão de Fé / Creio.

4. Aos que participarem da JMJ em Rio de Janeiro e aos missionários/as da Semana de Missão, a realizar-se em todas as paróquias e comunidades da Diocese na semana precedente a JMJ, dias 16 -20 de Julho.

5. Aos que participarem de momentos de formação, cursos ou iniciativas de estudo e conhecimento com a finalidade de aprofundar os documentos do Concílio Vaticano II  e o Catecismo da Igreja Católica.

6. Aos doentes que, impossibilitados de realizar outras iniciativas, recebam a visita do padre na sua casa ou no hospital, confessem, comunguem e renovem a sua Fé (Credo ou Promessas Batismais) diante de um sacerdote (vela acesa e aspersão).

7. Aos que participarem durante este ano de uma celebração ou outra iniciativa ecumênica, que reafirme a Fé em Cristo e promova a Unidade dos Cristãos."


 +Armando Martin Gutierrez
Bispo de Bacabal - MA
Fonte: Cúria Diocesana

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes