28 de julho de 2012

Jovens alemães visitam Projeto Madre Tereza e Comunidade Santa Luzia, no Bairro Pantanal

O professor do Gymnasium Petrinum, Jörg Schürmann, na Comunidade Santa Luzia
Um grupo de 09 jovens e 03 professores alemães esteve ontem (27) visitando o Projeto Madre Tereza e a Comunidade Santa Luzia, no Bairro Pantanal.

Originários da cidade de Recklinghausen, Alemanha, os visitantes chegaram segunda-feira (23) e pertencem ao Gymnasium Petrinum, uma tradicional escola da cidade e que mantem laços de amizade com o JUST (Jardins Unidos Santa Terezinha), no Bairro Trizidela. Em agosto do ano passado, Jörg Schürmann  – líder do grupo alemão – conheceu através de Frei Agostinho, os jovens Lourival, Maria, do Bairro Pantanal; e  Gabriely e Letícia do Bairro Trizidela. Foi durante o período em que estiveram na Alemanha e Espanha que estreitaram a amizade, chegando a participar juntos da Jornada Mundial da Juventude, em Madrid. Hoje, o dedicado professor fez o caminho inverso dos quatro jovens e os visitam.
Lourival e Maria com grupo de parceiros, na Alemanha (agosto de 2011)
Lourival e Maria da Conceição pertencem ao projeto Madre Teresa, do Bairro Pantanal, que mantém parceria com a Paróquia São Francisco, da cidade de Dortmund – Alemanha, e anualmente recebem a visita de Frei Agostinho, que coordena a Franziskana Mission (Missão Franciscana), financiadora do projeto bacabalense, com a ajuda de um grupo liderado por Güsmann. Na oportunidade, além de participar da JMJ, os jovens bacabalenses visitaram os grupos de parceria na Alemanha e Holanda.

A partir das 16:00h o grupo chegou e alegremente foi recebido pela comunidade Santa Luzia. À entrada foram acolhidos pelo coordenador da Comunidade, Lourival, e pelas dezenas de crianças, jovens e adultos que se fizeram presentes. Prontamente foram apresentados à comunidade, e as crianças e logo após as jovens, apresentaram danças especialmente para o grupo estrangeiro. Após as saudações, foi entregue aos nove alunos, uma pequena lembrança, sinalizando a amizade entre os dois países: uma camiseta, desenhada pelo coordenador da comunidade especialmente para o grupo. Foi um convite à participar juntos da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em julho do ano que vem. Os jovens alemães prontamente vestiram-na e o professor Jörg – que estuda empenhadamente a Língua Portuguesa – fez questão de falar da alegria em estar na comunidade, ele que também em 2009 esteve lá.
Jovens alemães em clima da JMJ 2013, com as camisas presenteadas
pelo Projeto Madre Tereza

Após esse primeiro momento, os visitantes foram convidados a conhecer a Creche e Pré-Escola Madre Esperança, coordenado por Irmã Ednalda (Serva do Amor Misericordioso). Todos ficaram encantados com a organização e o bonito espaço que é oferecido às crianças do bairro, além de uma educação de qualidade e perto de casa. Construída em 2010, a creche pertence à Diocese de Bacabal e mantem convênio com a Prefeitura do município, oferecendo educação infantil nos períodos matutino e vespertino.
Ir. Ednalda mostrando as instalações da Creche e Pré-Escola Madre Esperança
 Depois da Creche, foi a vez de conhecer o Projeto Madre Tereza, coordenado por Irmã Carmem, da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. O projeto existe há mais de 10 anos e oferece reforço escolar às crianças do bairro, além de cursos para jovens e adultos, favorecendo assim o seu engajamento profissional. Antes da construção da Creche e Pré-Escola, atendia as crianças do bairro através da brinquedoteca e espaço infantil. Atualmente são ministrados os cursos de croché e pintura em tecido, pela professora Rosete, que faz esse trabalho no bairro há pouco mais de um ano. Sempre acompanhados dos jovens Lourival e Maria, os jovens estudantes puderam ver de perto o trabalho produzido pelo projeto, conhecer o quintal onde são plantadas uma diversidade de árvores frutíferas, como acerola, manga, banana, entre outros e que são cuidadas pelos jovens Jurandir e Juberly. Além de conhecer as árvores, puderam refrescar o calor daquela tarde – nada típico seu  país de origem - com um suco de acerola, preparado com as frutas daquele pomar.
Professora Rosete mostrando o trabalho desenvolvido
no Projeto Madre Tereza
Apesar do pouco tempo em que permaneceram na comunidade, o Professor Jörg e seus amigos, chamaram a atenção da comunidade local, principalmente das crianças. Foram inúmeras fotos e o carinho foi demonstrando através dos gestos e acenos, tendo em vista que o idioma dificultou a comunicação. Na saída, os agradecimentos e a lembranças que ficarão guardadas na memória e na fotografia. Enquanto o carro partia, várias crianças em sua inocência e gesto de fraternidade, acompanharam o carro até muito distante.
O adeus das crianças do Pantanal ao grupo alemão
Na Alemanha, o Projeto Madre Tereza e a Comunidade Santa Luzia têm inúmeros amigos e desde longa data mantêm contato, principalmente os da Paróquia São Francisco, de Dortmund, que foi inclusive responsável pela ajuda na construção do templo no Bairro Pantanal.  O grupo alemão está na cidade desde segunda-feira (23), sob os cuidados da Paróquia Santa Terezinha, em qual território pertente o JUST, e permanece na cidade até domingo (29), de onde parte para o Ceará, visitando outros projetos, como o Nova Vida, da cidade de Crato.


Foi um momento muito agradável e que torna palpável a fraterna amizade com que se unem pessoas que vivem em países diferentes e realidades diferentes, que não se conhecem profundamente, mas pela solidariedade tornam-se mutuamente irmãos e irmãs.

Confira mais fotos do encontro:
Fotografia: Lourival Albuquerque

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes