30 de novembro de 2012

Não deixe de participar!

Podem haver alterações sem prévio aviso.

Ainda temos: A partir das 19:00h - Terço
                       Às 19:30h - Celebração da Santa Missa

Justiça nega pedido de retirada de 'Deus seja louvado' das notas de Real

A Justiça negou ontem (29) o pedido para retirar a expressão "Deus seja louvado" das cédulas do real feito pelo Ministério Público Federal de São Paulo . 

Segundo a decisão judicial, a menção a Deus nas notas do real "não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença", afirma a decisão sobre a ação. "Assim como também não são os feriados religiosos e outras tantas manifestações aceitas neste sentido, como o nome de cidades". A sentença é da 7ª Vara da Justiça Federal. A decisão é provisória e pode ser revogada ou modificada. No início de novembro, o Ministério Público de São Paulo entrou com uma ação civil pública para pedir que as novas cédulas de real passassem a ser impressas sem a expressão "Deus seja louvado". 

O pedido, feito pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, afirma que a existência da frase nas notas fere os princípios de laicidade do Estado e de liberdade religiosa. O Banco Central defende que este tema deve ser debatido pelo Conselho Monetário Nacional e que há "inexistência de verossimilhança das alegações" e [...] que estas não violam os princípios constitucionais do Estado Laico e da liberdade religiosa". "De fato, não foi consultada nenhuma instituição laica ou religiosa não cristã que manifestasse indignação perante as inscrições da cédula e não há notícia de nenhuma outra representação perante o Ministério Público neste sentido", reconhece a decisão judicial da 7ª Vara. 

"A alegação de afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos, colhidos junto à sociedade, que denotassem um incômodo com a expressão 'Deus' no papel-moeda." O pedido de retirada da expressão causou polêmica sobre a possível alteração das notas de real. Um dos críticos foi o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que foi responsável por incluir a frase nas cédulas da moeda brasileira quando foi presidente da República, em 1986. Sarney classificou a ação como "falta do que fazer" do Ministério Público. 

A Igreja Católica também criticou a ação. "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?", afirmou dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, em nota.

Fonte: Bol Notícias

Parabéns, Elineuda Castro

Elineuda e seu esposo, Martins
A Paróquia de Sant'Ana tem a alegria de contar com centenas de pessoas maravilhosas. Podemos destacar a incansável Elineuda Martins, que com sua família, se colocam à disposição da Igreja há algum tempo. Onde tem muito trabalho e exige-se muito esforço e garra, pode contar que lá a encontraremos. 

Tem um papel importante na Paróquia, à frente da Pastoral Familiar, que congrega pessoas (muitas pessoas) importantes para o bom andamento dos trabalhos paroquiais. E o essencial de tudo: não permite de maneira nenhuma que lhe seja motivo de privilégio. 

Toda a paróquia confraterniza-se neste dia tão importante que é seu aniversário! Desejamos que Deus continue iluminando você e, principalmente, guiando seus passos nesse amor fiel e sincero que demonstra através de atos a favor da Comunidade e dos irmãos. Parabéns!

Paróquia de Sant'Ana e Equipe PASCOM

Aberto oficialmente o Festejo de Nossa Senhora da Conceição

Em um dos momentos mais emocionantes, a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi entronizada
sob o coro do povo cantando "Nossa Senhora", de Roberto Carlos.
Ontem (29) à noite, deu-se início ao Festejo de Nossa Senhora da Conceição. Um grande número de fiéis reuniu-se para homenagear a Mãe de Jesus, proclamada em 1854 pelo Papa Pio IX como a Mãe de Deus concebida sem mancha por um especial privilégio divino. 

Na Bula “Ineffabilis Deus”, o Papa diz: “Nós declaramos, decretamos e definimos que a doutrina segundo a qual, por uma graça e um especial privilégio de Deus Todo Poderoso e em virtude dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada de toda a mancha do pecado original no primeiro instante de sua conceição, foi revelada por Deus e deve, por conseguinte, ser crida firmemente e constantemente por todos os fiéis”. 

Um grande número de fiéis participou da Missa
de abertura ontem (29)
Como uma ampla estrutura, contando com restaurante, lanchonete e uma riquíssima programação cultural, o Festejo já indica ser o maior da história da comunidade, carinhosamente apelidada de "Porta Aberta". Para o início da Festa, o administrador paroquial Frei Ribamar presidiu a celebração, que foi concelebrada  Pe. Cláudio, vigário. O primeiro dia de festejo coincidiu com a Missa de Cura e Libertação, que todos os meses é celebrada na comunidade e tem como responsável a Renovação Carismática Católica.

Frei Ribamar destacou o tema do Festejo: "Maria, Modelo de Fé" e o lema: "Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor está contigo" (Cf. Lc 1,28), que une-se à toda Igreja para refletir e viver intensamente o Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI, de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2012. Refletindo ainda o texto bíblico de Lucas 5:17-26, que trata do paralítico ajudado pelos amigos a chegar até Jesus, pelo telhado da casa, o administrador paroquial falou a importância da fé em nossa vida e da vitória a quem chegamos quando a exercemos de fato. Lembrou que através da fé nos achegamos a Deus e construímos uma relação íntima, conquistando curas, bênçãos e tantos outros benefícios divinos. 

Frei Ribamar destacou o valor da fé em nossa vida
Em um dos momentos mais emocionantes da noite, a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi entronizada após a homilia, sob o coro dos fiéis cantando "Nossa Senhora", de Roberto Carlos. À medida que a imagem avançava em direção ao altar, um manto branco cobria todo o povo até sua chegada. Sob forte salva de palmas, ela foi colocada sob um lugar especial no presbitério. 

Após a Comunhão, o convite foi estendido a todos para que até o dia 08 façam parte da bonita festa. Também foram convidados a permanecerem para as apresentações que seguiriam após a Missa. De fato, não faltaram belas apresentações: Orquestra Sinfônica do SESI e o Ministério Luz das Nações, da própria  Comunidade.

PROGRAMAÇÃO
Dia 30 de Novembro (Sexta-Feira)
19:00h - Terço Praesidium Nossa Senhora da Conceição
19:30h - Missa
Sub-Tema: Creio em Deus Pai
Bênção: Casais
Liturgia: Matriz
Animadores: Edilene, Mércia, Rosélia e Nazia
Noitários: Ruas Filomeno Parga e Esperança

Dia 01 de Dezembro (Sábado)
19:00h - Terço Praesidium Nossa Senhora de Fátima
19:30h - Missa
Sub-Tema: Creio em Deus Pai, criador do céu e da terra
Bênção: Água
Liturgia: Comunidade Santa Luzia
Animadores: Maria Mundica e Rosa
Noitários: Ruas 1º de Maio e 10 de Novembro

Dia 02 de Dezembro (Domingo)
19:00h - Terço Praesidium Nossa Senhora do Carmo
19:30h - Missa
Sub-Tema: Creio em Jesus Cristo, Filho único de Deus
Bênção: Terços e crucifixos
Liturgia: Movimento Mãe Rainha
Animadores: Graça, Toinha, Cleia, Antonio Fontes e Aristotelina
Noitários: Rua Teixeira de Freitas

Dia 03 de Dezembro (Segunda-Feira)
19:00h - Terço Praesidium Imaculada Conceição
19:30h - Missa
Sub-Tema: Creio em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem
Bênção: Chaves
Liturgia: Comunidade São Raimundo Nonato
Animadores: Socorro, Andrelina, Marina, Terezinha Sousa e Mistes
Noitários: Ruas Carlos Pereira, Clores Miranda, 07 de Setembro e Teixeira Mendes

Dia 04 de Dezembro (Terça-Feira)
19:00h - Terço Praesidium Nossa Senhora de Lourdes
19:30h - Missa
Sub-Tema: Creio em Jesus Cristo, concebido pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria
Bênção: Instrumentos de trabalho
Liturgia: Focolares e Comunidade São José
Animadores: Rose, Dalzira, Dos Santos e Lucilene
Noitários: Ruas Osvaldo Cruz, Frederico Leda, Virgílio Parma e Getúlio Vargas

Dia 05 de Dezembro (Quarta-Feira)
19:00h - Terço Praesidium Maria Medianeira
19:30h - Missa
Sub-Tema: Creio no Espírito Santo
Bênção: Lideranças, missionários e agentes de pastorais
Liturgia: Comunidades Santo Antonio e Nossa Senhora de Fátima
Animadores: Conceição, Eurani e João
Noitários: Ruas Humberto de Campos, 01 do  Antigo Campo de Pouso

Dia 06 de Dezembro (Quinta-Feira)
19:00h - Terço Praesidium Nossa Senhora das Graças
19:30h - Missa
Sub-Tema: Creio na Santa Igreja, una, santa, católica e apostólica
Bênção: Adolescentes e jovens
Liturgia: Comunidade São João Batista
Animadores: Alzira, Dra. Fátima, Dézia, Linda, Cecília, Iriana, Lindalva, Zélia e Holando
Noitários: Ruas Maranhão Sobrinho, Abdoral Cordeiro, Mendes Rodrigues, São João, André Mota, Florêncio Monteiro e Castelo Branco

Dia 08 de Dezembro (Sexta-Feira)
Festividade da Imaculada Conceição
18:00h - Procissão Luminosa pelas principais ruas da comunidade e celebração de encerramento
Liturgia: Equipe de Liturgia - Porta Aberta
Convidados: Todas as comunidades

No dia de Santo André, Santa Sé em visita de cortesia a Patriarcado ecumênico

Uma delegação da Santa Sé encontra-se em Istambul para a tradicional visita ao Patriarcado ecumênico de Costantinopla, por ocasião do Dia de Santo André, 30 de novembro.

A comitiva é liderada pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, que leva ao Patriarca ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I uma mensagem do Papa Benedetto XVI.

Fazem parte da delegação – informa o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos – Dom Brian Farrell, secretário do dicastério, Mons. Andrea Palmieri, vice-secretário, e o núncio apostólico, Dom Antonio Lucibello.

Na manhã do dia 30, a delegação participará da solene divina liturgia presidida por Bartolomeu I na igreja patriarcal de Fanar, e ao longo dos dois dias de visita haverá ocasiões de encontro para analisar a atual situação do diálogo ecumênico.

A iniciativa se insere no habitual intercâmbio de delegações nas festividades dos santos padroeiros: em 29 de junho, em Roma, para a celebração de Pedro e Paulo, e em 30 de novembro, em Istambul, para a celebração de André.

Odetinha poderá ser chamada de "Serva de Deus", em janeiro

Odetinha é reconhecida por ter uma fé viva,
confiança inabalável e uma mística relação
com a Eucaristia.
A partir do dia 18 de janeiro de 2013 — quando será iniciado o processo canônico de Odette Vidal de Oliveira — “Odetinha” já poderá ser chamada de “Serva de Deus”. A abertura oficial do processo arquidiocesano acontecerá durante a trezena em honra ao Padroeiro do Rio e serão os jovens, que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), que vão acompanhar as relíquias dessa candidata carioca aos altares durante a procissão de São Sebastião, no dia 20 de janeiro.

De acordo com o Vigário Episcopal para os Institutos de Vida Religiosa, Sociedades de Vida Apostólica e Novas Comunidades, Dom Roberto Lopes, que está à frente dos trabalhos, as relíquias de Odetinha ficarão em uma urna de acrílico, como determina a Santa Sé e, já nesse encontro, que marca a abertura do processo, serão nomeados o juiz, o notário, as comissões e será decidido tudo o que for necessário a nível canônico. Após esse marco oficial, as relíquias da candidata carioca aos altares serão apresentadas aos fiéis durante a solene procissão dedicada São Sebastião, Padroeiro da Cidade, no dia 20 de janeiro, sendo especialmente acompanhadas pela juventude carioca que pede a intercessão de ambos pela JMJ Rio2013.

Ao término desse encontro, no dia 18, as relíquias serão levadas para a cripta da Catedral, onde ficarão até o dia 19, quando, à noite, serão transladadas para a Paróquia São Sebastião, na Tijuca. São Sebastião estará como que apresentando Odetinha ao público, em especial à toda a juventude. Ele vai apresentar essa Serva de Deus, uma menina de 9 anos que tinha maturidade na fé, preocupação com a evangelização, com os pobres, com as famílias, como um grande ícone carioca, contou o abade Dom Roberto.

De acordo com Dom Roberto, ao término da já tradicional procissão, que anualmente reúne milhares de fiéis no centro do Rio de Janeiro, o Arcebispo Metropolitano celebrará missa solene na Catedral, às 18h, após a qual as relíquias de Odetinha seguirão para a Paróquia Imaculada Conceição, em Botafogo.

A Paróquia Imaculada Conceição foi o local de formação, catequese e onde Odetinha recebeu a primeira eucaristia. Sua família tem um vínculo muito grande com aquela Paróquia... Também já estamos organizando onde vai ficar sua sepultura ali, com todos os cuidados, assim como a urna, que, ao término do início do processo canônico, será lacrada por Dom Orani e só poderá ser aberta novamente quando porventura chegar de Roma a resposta para a beatificação. (...) Não sabemos o tempo que isso pode levar, mas ficará ali, explicou.

Odetinha é reconhecida por ter uma fé viva, confiança inabalável e uma mística relação com a Eucaristia. Ao receber a comunhão, com apenas 7 anos de idade, já tinha abertura de coração para pedir: “Oh meu Jesus, vinde agora ao meu coração!”.  

Fonte: Notícias Canção Nova

29 de novembro de 2012

Iluminação especial no Coliseu celebra ato contra pena de morte

A iluminação especial do Coliseu celebra neste ano de maneira especial a abolição da
pena de morte em Connecticut
A partir das 19h desta quinta-feira, 29, uma iluminação especial do Coliseu vai marcar a abertura oficial do Dia Internacional Cidades pela Vida. A data foi criada há dez anos em Roma com a Comunidade de Santo Egídio e apoio de alianças mundiais contra a pena de morte.

O ato contará com "testemunhos" como os de  Shujaa Graham e Fernando Bermudez, inocentes condenados por homicídios nunca cometidos nos Estados Unidos. Também participarão o fundador da Aliança do Texas contra a Pena de Morte, David Atwood, a fundadora do “Mães contra a Pena de Morte”, a que se deve grande parte do sucesso da abolição da pena de morte em muitos países da Ásia Central, e ministros da justiça de diversos países do mundo.

A iluminação especial do Coliseu celebra neste ano de maneira especial a abolição da pena de morte em Connecticut, o quinto estado americano a abolir a pena de morte nos Estados Unidos nos últimos cinco anos (2007, Nova Jersey; 2008, Novo México; 2010, Nova York; 2011 Illinois, 2012 Connecticut). Os protagonistas dessa recente mudança também estarão participando do evento em Roma. 

O Papa eliminou o burro e o boi do presépio?

Um artigo publicado pela jornalista Carmen Villa Betancourt no jornal El Colombiano esclareceu que o Papa Bento XVI no seu livro "A Infância de Jesus" não eliminou a presença do burro e do boi dos presépios, como foi divulgado recentemente por diversos meios de comunicação.
 
"‘O Papa afirma que não havia burro nem boi no portal de Belém’, diz o jornal El Pais de Madri. ‘Também disse que o burro e o boi não vão ao presépio’, é o subtítulo do jornal El Espectador. ‘Um presépio sem burro nem boi, assegurou o Papa’, titulou este jornal na sua edição digital", recordou a jornalista.

Villa Betancourt recordou que o objetivo de um titular é "atrair o leitor e sintetizar a informação". Entretanto, embora os titulares usados por estes meios "cumpram com o objetivo de captar o leitor, distorcem maliciosamente a mensagem e não cumprem com o papel de sintetizá-la".

"Ao ler os artigos vi que estes não diziam que o Papa tirou estes animais do presépio. Por quê? Simplesmente porque isto é falso", expressou.

A jornalista indicou que sobre este tema, o que diz o livro do Papa em sua página 76 é: "O presépio nos leva a pensar nos animais, pois é ali onde eles comem. No Evangelho não se fala neste caso de animais. Mas a meditação guiada pela fé, lendo o Antigo e o Novo Testamento relacionados entre si, preencheu logo esta lacuna, remetendo-se a Isaías 1,3: ‘o boi conhece seu amo, e o asno o presépio do seu dono; Israel não me conhece, meu povo não compreende’".

"Qualquer fiel –indicou Villa Betancourt-, sabe que, assim como o burro e o boi, há outros elementos como a data de nascimento de Jesus, o nome dos reis magos ou tantos outros aspectos que são bonitos mas não essenciais para a fé e talvez por isso não sejam relatados pelos evangelistas. A mula e o boi fazem parte da tradição cristã. Tanto, que estão presentes todos os anos no presépio da praça de São Pedro no Vaticano".
Entretanto, "o incrível é que muitos colunistas e blogueiros tenham feito duras e ignorantes críticas contra o Papa pela suposta supressão dos animais em Belém, como se isso fosse a proclamação de um novo dogma de fé. Pergunto-me se já leram o livro, ou ao menos os extratos do mesmo que saíram nestes dias em tantas páginas Web".

"Acho que muitos ficaram nos titulares deficientes dos periódicos. É lamentável que estes comentários distorçam a notícia da publicação de um novo livro que completa uma magnífica trilogia e que pode preparar-nos espiritual e intelectualmente, para viver o mistério do Natal", finalizou a jornalista colombiana.

Fonte: ACI Digital

Papa explica como falar de Deus nos tempos atuais

A pergunta que ressoa em toda a Igreja nos tempos atuais, fortemente presente no Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização, ocorrido no último mês de outubro, também ressoa no coração do Santo Padre.
Na catequese desta quarta-feira, 28, o Papa trouxe respostas acerca das interrogações que surgem mediante a necessidade de anunciar o Reino de Deus “aos corações fechados dos nossos contemporâneos”, conforme expressou Bento XVI.

Para o Papa, o falar de Deus passa pela condição primeira de escutá-lo e comunicar aquilo que o próprio Deus por primeiro comunicou. Além disso, ter claro que o Deus que se quer anunciar não é um Deus abstrato, “uma hipótese, mas um Deus concreto, um Deus que existe, que entrou na história e está presente na história; o Deus de Jesus Cristo como resposta à pergunta fundamental do porquê e do como viver.”

Segundo Bento XVI, a metodologia do anúncio precisa imitar os métodos que o próprio Deus escolheu para comunicar-se ao mundo: a humildade e a simplicidade. “É necessário recuperar a simplicidade”, disse o Papa, e retornar à essência do anúncio: “A Boa Notícia de um Deus que é real e concreto, um Deus que se interessa por nós, um Deus-Amor que se faz próximo de nós em Jesus Cristo..."

Para falar de Deus, explica Bento XVI, é preciso escutá-lo e conhecê-lo; dar-lhe espaço com simplicidade e alegria, colocando-o no centro da comunicação; utilizar com sabedoria a famíilia como lugar primeiro da evangelização; e por fim, mas não menos importante, traduzir na vida, com gestos, palavras e ações concretas o Evangelho que se quer anunciar.

“O nosso modo de viver na fé e na caridade torna-se um falar de Deus no hoje, porque mostra com uma existência vivida em Cristo a credibilidade, o realismo, daquilo que dizemos com as palavras, que não são somente palavras, mas mostram a realidade, a verdadeira realidade.”

Bento XVI encerrou a catequese propondo que o Ano da Fé seja para todos uma ocasião de descoberta de novos caminhos, a nível pessoal e comunitário, para que em cada lugar o Evangelho seja “sabedoria de vida e orientação da existência”. 

Papa entrega ícone de Nossa Senhora à arquidiocese de BH

A arquidiocese de Belo Horizonte (MG) vai receber do Papa Bento XVI um ícone de Nossa Senhora da Sabedoria. A entrega será feita neste sábado, 1º, por ocasião da solenidade, presidida pelo Santo Padre, da peregrinação dos universitários católicos ao túmulo do Apóstolo Pedro. O bispo auxiliar da cidade mineira, Dom João Justino de Medeiros Silva, participará do momento, acompanhado por uma comissão da Pastoral na Universidade, da PUC Minas.

Belo Horizonte será a sede do próximo Congresso Mundial de Universidades Católicas, que será realizado na PUC Minas, entre os dias 18 e 21 de julho de 2013. O congresso integra as atividades da Semana Missionária de Belo Horizonte, que antecede a Jornada Mundial da Juventude. O ícone de Nossa Senhora irá percorrer todas as universidades católicas do Brasil, até  julho de 2013, quando será apresentado na JMJ, no Rio de Janeiro.

Na véspera da peregrinação ao Vaticano, dia 30, Dom João Justino preside uma vigília na Basílica de São Paulo, em Roma, com o tema "Maria, fonte de sabedoria". Também participam da solenidade representando a arquidiocese de BH, entre outros, o coordenador-geral da Ação Pastoral Universitária, professor Camilo de Lelis Oliveira Santos Ribeiro,  e os padres da arquidiocese  que estão estudando em Roma, Marcelo Apolônio Policarpo, Leonardo Pessoa Silva Pinto e André Erick Alves Ferreira.

A peregrinação dos universitários católicos a Roma é organizada pela Congregação para a Educação Católica.

28 de novembro de 2012

Nota da CNBB sobre a seca no Nordeste

“Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos em apuros, mas não desesperançados” (2Cor 4,8)
 
Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, reunidos em Brasília-DF, nos dias 27 e 28 de novembro de 2012, vimos manifestar nossa solidariedade aos irmãos e irmãs que sofrem com a seca no Nordeste. Esta situação, que se prolonga de forma desalentadora, exige a soma de esforços e de iniciativas de todos: governo, Igrejas, empresários, sociedade civil organizada - para garantir às famílias a superação de tamanha adversidade.

Os recursos liberados pelo governo e o auxílio das Cáritas Diocesanas e de outras entidades são, sem dúvida, imprescindíveis para o socorro imediato dos afetados por tão longa estiagem, considerada a pior nos últimos 30 anos. Estas iniciativas têm contribuído para diminuir a fome, a mortalidade infantil e o êxodo. Sendo, porém, a seca uma realidade do semiárido brasileiro, é urgente tomar medidas eficazes que possibilitem a convivência com este fenômeno. Considerem-se, para esse fim, o desenvolvimento de políticas públicas específicas para a região e o aproveitamento das potencialidades das populações locais.
Preocupa-nos o risco de colapso hídrico urbano devido à falta de planejamento adequado do enfrentamento da seca.

Especialistas na área vêm nos mostrando que há meios mais baratos e de maior alcance social do que os megaprojetos, como a transposição dos recursos hídricos do Rio São Francisco, construção de grandes açudes, dentre outros.

No meio rural, as cisternas para a captação de água de chuva, iniciativa da Igreja Católica, mostraram-se eficientes no enfrentamento da seca. É importante ampliar essa iniciativa e também investir na construção de cisternas “calçadão” para a produção de hortaliças. Já a aplicação dos recursos financeiros e técnicos necessita ser ampliada e universalizada, levando-se em conta o protagonismo das populações locais e de suas organizações, no campo e na cidade. Torna-se necessário o controle para que os recursos sejam otimizados e cheguem realmente aos mais necessitados. Um planejamento adequado pode garantir soluções permanentes e duradouras que assegurem as condições de vida digna para todos.

A fé e a esperança, distintivos de nossos irmãos nordestinos, animem seus corações nesta hora de sofrimento e de dor. “Esperando contra toda esperança” (Rm 4,18), confiem-se ao Deus da vida e por seu Filho clamem: “Fica conosco, Senhor, porque ao redor de nós as sombras vão se tornando mais densas, e tu és a Luz; em nossos corações se insinua a desesperança, e tu os fazes arder com a certeza da Páscoa” (DAp 554).

Que o Divino Espírito Santo e Maria iluminem e inspirem a todos na esperança e na construção do bem.

Brasília, 28 de novembro de 2012.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Encontro apresenta Ato Centrais, Culturais e Catequeses da JMJ

Dom Orani com membros da organização da JMJ
Tudo sobre os Atos Centrais da JMJ Rio2013. Os preparativos para os eventos com o Papa no Rio de Janeiro no próximo ano foram apresentados, nesta quarta-feira, 28, durante o II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013, além da programação de Atos Culturais e informações sobre as Catequeses.

A programação do terceiro dia iniciou com o secretário do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), monsenhor Josef Clemens, refletindo sobre a mensagem que o Santo Padre enviou aos jovens para a JMJ. Ele disse que a mensagem “Ide e fazei discípulos entre as nações!” (cf. Mt 28,19) se divide em duas partes: a primeira menciona sua funções e o intuito de preparação e a segunda destaca seus elementos particulares.
 
“Com respeito das mensagens das Jornadas, o Memorandum (documento básico) do nosso Pontifício Conselho para os Leigos diz que esse documento base para preparação cita que o Papa Bento XVI se dirige ao tema da JMJ e explica em uma mensagem apropriada, orientando assim, tanto o caminho de preparação, como a celebração, no qual a finalidade prioritária são as catequeses, a evangelização e peregrinação na fé”, disse o monsenhor.

Dando continuidade aos assuntos principais da Jornada, o diretor da Dream Factory, empresa responsável pela Jornada, Jomar Pereira da Silva Junior, apresentou uma maquete em 3D que possibilitou aos presentes uma melhor percepção dos locais para os Atos Centrais. Jomar Junior destacou que a Praia de Copacabana já possui experiência em grandes eventos, como o Réveillon, portanto a região já está amparada para receber as celebrações. Foram esclarecidas dúvidas sobre rotas, localização e acessos às regiões.

Padre Renato Martins, diretor do Setor de Atos Centrais, fez observações da organização da liturgia para Missa de abertura, via sacra e Missa de envio. Ressaltou também sobre as apresentações culturais e espirituais, integrando o uso da tecnologia, hoje, muito comum entre os jovens.

Padre Leandro Lenin, diretor do setor de Preparação Pastoral, apresentou as atividades catequéticas, mencionando como será a atuação dos bispos catequistas e fez uma previsão de lugares de catequeses.

Sobre os Atos Culturais, o gerente do setor, Gustavo Ribeiro, destacou o Festival da Juventude e as atividades como exposições culturais, cinema e itinerários da fé.

Finalizando a manhã, os delegados receberam informações importantes sobre o voluntariado. O diretor do setor, padre Ramon Nascimentos fez relatos sobre a divisão das categorias de voluntariado, o fluxograma e suas metas.

Escolhido local da Vigília com o Papa na JMJ Rio2013

Bento XVI virá ao Brasil para a Jornada Mundial
da Juventude em julho de 2013 no Rio de Janeiro
Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi o local escolhido para a Vigília e a Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá acontecer de 23 a 28 de julho de 2013, na capital carioca.

O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes, e pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na manhã desta quarta-feira, 28, durante o II Encontro Preparatório para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.

A informação foi divulgada no site oficial da JMJ e será anunciada durante coletiva de imprensa, que conta com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que também é presidente do Comitê Organizador Local (COL) e do coordenador geral da JMJ, monsenhor Joel Amado. 

Até então, a Vigília e a Missa de encerramento da JMJ aconteceriam na Base Aérea Santa Cruz. A mudança foi cogitada após a visita do responsável pelas viagens do Papa Bento XVI, Alberto Gasbarri, aos locais da JMJ, em outubro deste ano.

A Praia de Copacabana permanece como um dos locais dos principais eventos da JMJ, acolhendo a abertura da JMJ 2013, a recepção ao Papa e a Via-Sacra com o jovens.

O II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 termina nesta quinta-feira, 29. O evento reúne no Rio de Janeiro, desde domingo, 25, cerca de 200 delegados ligados às Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades, vindos de 75 países.

Consep reflete sobre diminuição de católicos no Brasil

Encerra-se nesta quarta-feira, 28, o último encontro de 2012 dos membros do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No início dos trabalhos, dia 27, os bispos voltaram ao tema da diminuição do número de católicos no país, conforme os dados do último Censo publicados no chamado mapa das religiões no Brasil.

Padre Thierry Linard de Guertechin, presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ibrades, fez uma ampla reflexão de sua análise dos números considerando o ambiente religioso do Brasil e a prática da Igreja Católica. “O verdadeiro desafio é constituído pela mentalidade secularizada que cria uma nova imagem de homem e de mulher, não imagem e semelhança de Deus, mas do poder e do mercado” - destacou Padre Thierry. No debate, Dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, considerou que a discussão sobre esse tema é de grande importância na preparação para a próxima Assembleia Geral que vai tratar da paróquia como comunidade de comunidades.

Dom Jacinto Bergman, bispo de Pelotas (RS) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequético também lembrou que faz parte desse âmbito de reflexão a constatação de uma “mudança de época” já aprofundada no Documento de Aparecida e nas Diretrizes Gerais.

Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, afirmou que os números do Censo chamam a atenção para se colocar em prática um trabalho de manter sinais públicos que ajudem no despertar o sentido de pertença dos católicos nominais.

Dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas (TO) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, lembrou que o enfraquecimento da missão e da atuação dos sacerdotes como referência intelectual e moral também comprometem a atuação da Igreja e nisso está também o desafio para transformação com acento na missão.

Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, destacou a qualidade do testemunho e da atuação de bispos, padres e lideranças leigas de alto nível.

O Padre Deusmar Jesus da Silva, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados, insistiu a respeito da necessidade de pesquisas que ajudem a orientar o planejamento de pastoral com especial atenção para pesquisas em nível paroquial. É preciso conhecer mais a realidade da comunidade local. O Consep, diante do desafio dessa reflexão, decidiu que a presidência CNBB vai enviar aos bispos de todo o Brasil um texto como o título “Reflexões Pastorais do Consep sobre o Mapa das Religiões” de modo que se possa colaborar com o aprofundamento em torno desse tema.

Nesta quarta-feira, 28, o Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP); o vice-presidente da Conferência; Dom José Belisário, arcebispo de São Luís (MA) e o Secretário-Geral, Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF), concedem entrevista coletiva à imprensa.

Bento XVI pede mais terapias anti-AIDS para crianças pobres do mundo

Bento XVI se preocupa com o grande número de crianças doentes de AIDS e portadoras do vírus HIV.

Nesta quarta-feira, encerrando o encontro com os peregrinos na Sala Paulo VI, o Papa recordou que “sábado, 1º de dezembro, celebra-se o Dia Mundial de Combate à AIDS, iniciativa das Nações Unidas para chamar a atenção para esta doença que causou milhões de mortes e trágicos sofrimentos humanos, ainda mais acentuados nos países mais pobres do mundo”.

Lamentando as dificuldades de acesso destes povos a medicamentos eficazes, citou ainda “as crianças que contraem o vírus de suas próprias mães, não obstante existam terapias para impedi-lo”. Em suas palavras finais, o Papa encorajou as diferentes iniciativas promovidas no âmbito da missão da Igreja para debelar este flagelo.

Segundo a publicação “Luz do Mundo” (entrevista com Bento XVI), de autoria do jornalista alemão Peter Seewald, 25% dos doentes de AIDS em todo o mundo, hoje, são acompanhados por instituições católicas. 

27 de novembro de 2012

Bento XVI terá conta oficial no twitter, confirma Santa Sé

Bento XVI utilizando um tablet para acessar sua conta na rede social
A Santa Sé anunciou nesta terça-feira, 27, que o Papa Bento XVI terá uma conta oficial no twitter.

O lançamento será na segunda-feira, 3 de dezembro, às 11h30, (8h30 - horário de Brasília) na Sala de Imprensa da Santa Sé. Na  Coletiva, também serão apresentadas informações sobre o uso de novas mídias pelo Vaticano.

Participarão da apresentação o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli; o Secretário do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Monsenhor Paul Tighe; o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Rádio Vaticano e Centro Televisivo Vaticano, Padre Federico Lombardi; o Diretor do jornal L’Osservatore Romano, Professor Gian Maria Vian; o consultor para a comunicação da Secretaria de Estado, Doutor Greg Burke.

Organização da JMJ Rio2013 entra na parte prática

A organização da Jornada Mundial da Juventude fez as primeiras apresentações para os delegados internacionais durante o II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 na manhã desta segunda-feira, 26, no Hotel Guanabara, no Rio de Janeiro. Na pauta, o sistema de vistos para estrangeiros ingressarem no Brasil a fim de participar da Jornada e as inscrições de peregrinos.

Os vistos para peregrinos e voluntários da JMJ Rio2013, além do clero, terão isenção a partir de fevereiro do próximo ano. As inscrições de peregrinos seguem até o último dia da Jornada, mas todos são incentivados a se inscreverem em grupo com maior antecedência possível.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, abriu o evento ressaltando as palavras do Papa Bento XVI na mensagem para a JMJ Rio2013: "Cristo é o símbolo eloquente do convite para a Jornada" - disse. "Devemos deixar-nos ser atraídos por Ele".

Dom Orani lembrou que a JMJ se insere nos grandes eventos do Ano da Fé: “O lema da JMJ Rio2013 é uma exortação missionária que Jesus deixou para toda a Igreja e permanece atual até hoje”.

O Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, destacou que o Papa acompanha com grande atenção os preparativos:

"A JMJ Rio2013 é um dom providencial do Espírito Santo para evangelizar os jovens deste tempo" - disse. “Este encontro é uma etapa decisiva de preparação espiritual e de organização da JMJ. É um tempo de graças que acolhemos com esperança. O Santo Padre e toda a igreja têm grandes expectativas para este evento. São muitos jovens do Brasil, América Latina e todos os continentes têm se preparado com entusiasmo para vir ao Rio, nesta peregrinação de fé e gratidão. O JMJ já começou. Já vemos frutos espirituais já colhidos nas peregrinações da cruz da JMJ”.

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, ressaltou a atmosfera de universalidade do encontro. Isso porque são mais de 200 delegados vindos de 75 países. "Vocês mostram a virtude da unidade", afirmou. "Unidade nas diferenças. Unidade em Deus".

Os delegados internacionais participam de uma série de atividades e painéis sobre a sobre os preparativos do encontro do Papa Bento XVI, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. Eles são representantes de Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades.

Na terça-feira (27), Dom Josef Clemens, secretário do PCL comenta a mensagem do Santo Padre para a XXVIII JMJ. As apresentações focam em questões pastorais: Catequeses, Atos Centrais, Atos Religiosos e Culturais, voluntários e traduções, Feira Vocacional, Pré-Jornadas e Semana Missionária, Promoção Humana.

No dia 28, quarta-feira, a programação segue com questões econômicas e avaliação do presidente do PCL, Cardeal Stanislaw Ryłko, e Dom Orani. No fim da tarde, seguem para missa no Corcovado, Forte de Copacabana e lugares dos Atos Centrais. Jovens da paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, realizam vigília.

Campanha para a Evangelização 2012 começa no domingo

No próximo domingo (2/12), a Igreja no Brasil lança a Campanha para a Evangelização 2012, cujo objetivo é despertar o compromisso dos cristãos para com a evangelização e a sustentação de pastorais em todo o país.

Com o lema “Eu vi e dou o testemunho: Ele é o filho de Deus” (Jo: 1,34), a Campanha para a Evangelização inicia no domingo de Cristo Rei e segue até o 3º domingo do Advento, associando a Encarnação do Verbo e o nascimento de Jesus à missão permanente da Igreja, que é evangelizar.

O slogan escolhido para esta edição da campanha é “Evangeli.Já”, uma derivação da palavra evangelizar. “O termo também mostra urgência e leva as pessoas a refletirem, fora de um lugar comum”, explica o secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e para Evangelização, padre Luiz Carlos Dias.

Coleta Nacional

A coleta desta campanha acontece no domingo de 16 de dezembro em todo o país. O valor angariado constitui o Fundo para a Evangelização e apoia as estruturas da Igreja e a atividade evangelizadora. Do total arrecado com a campanha, 45% é destinado à diocese, 20% ao regional da CNBB e 35% à CNBB Nacional. Participe!

Papa preside Primeiras Vésperas do Advento neste sábado

Neste sábado, 2, o Papa Bento XVI presidirá a oração das Primeiras Vésperas do Advento. Estarão com o Santo Padre na Basílica Vaticana os universitários das universidades romanas e da Pontifícia Universidade.

O calendário completo das celebrações do Santo Padre para os meses de novembro e dezembro de 2012 e janeiro de 2013 foram divulgadas pela sala de imprensa da Santa Sé em novembro. 



Padre sugere metodologias para aprofundar a fé

“O Ano da Fé deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé, que têm no Catecismo da Igreja Católica a sua síntese sistemática e orgânica”, disse o Papa Bento XVI, na Carta Apostólica Porta Fidei, pela qual proclamou o Ano da Fé.

Rodeados de intenções, propostas e desafios, dois verbos se destacam no contexto do Ano da Fé: redescobrir e estudar. Estas são as duas ações que a Igreja Católica pretende desenvolver neste ano cujo o eixo central é a Fé.

“A Porta da Fé está aberta a todos”, disse o Papa, mas todos estão dispostos a entrar por ela? Esta Porta que introduz os fiéis na comunhão com Deus não é uma porta alargada, mas, estreita. Talvez seja por isso que Bento XVI denominou o processo de conhecimento da fé como um “esforço generalizado”, ou seja, não basta crer, é preciso se esforçar para conhecer e, então, crer melhor.

Os atos de “redescobrir e estudar” conclamam uma corajosa e disposta atitude para uma empreitada de trabalhos em prol de uma fé madura e fundamentada.

Mas, por que é tão importante conhecer a Fé? Não bastaria apenas crer em Deus?

De acordo com o Padre Antônio Luiz Catelan Ferreira, Assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), conhecer a fé é a base de tudo. “A fé é um ato livre, é um ato plenamente pessoal. Por isso mesmo envolve o conhecimento dos conteúdos da fé. Faz parte da própria estrutura do ato de fé buscar a compreensão daquilo que se crê.

O padre afirma que o conhecimento da fé não se trata de uma escolha aleatória ou algo que se acrescenta à vida do cristão, antes, é algo que está nos fundamentos do ato de crer. Do contrário, segundo Padre Antônio, a fé sofreria um esvaziamento, sem chegar à sua totalidade.

O fiel que procura conhecer melhor a fé gera em si mesmo o aumento do amor por Deus, diz o padre. Quanto mais se conhece a fé, mais se conhece Deus e esse conhecimento produz o desejo de estar cada vez mais unido a Ele. O fato de não conhecer a fé pode frear a sua dinamização própria, ou seja, pode limitá-la aos conhecimentos kerigmáticos que o fiel tem de Deus.   

Metodologias de estudo

Considerando a necessidade de estudar a fé, com o mesmo ou maior empenho com que se estuda outros conteúdos nas escolas e universidades, a Igreja oferece meios para que esse trabalho se desenvolva. De acordo com padre Antônio, nas paróquias e dioceses concentram-se as principais formas e metodologias para o estudo da fé. Aqueles que querem ingressar nesta “escola da fé” precisam ficar atentos às formações que acontecem nas Igrejas locais.

Com frequência, são promovidos Círculos Bíblicos, cursos de Teologia para leigos, encontros de formação, Escolas Bíblicas dentre outros eventos. Pode-se ainda contar com leigos que, preparados pela diocese, podem trabalhar na formação dos demais fiéis.

Os meios de comunicação também são uma alternativa para potencializar o processo de formação. Há TV’s, rádios e sites na internet que disponibilizam conteúdo formativo, de cunho doutrinal, eclesial, litúrgico, bíblico e que podem somar aos esforços das Igrejas locais na formação dos fiéis.

Outra dica de padre Antônio é a elaboração de uma “escola da fé”, ou seja, encontros onde se possa estudar o Catecismo e a Bíblia de forma conjunta, mesclando o conteúdo dos dois elementos, sem criar oposição entre eles.

Mas, o padre lembra: “é preciso cuidar desses cursos para que haja sempre uma maneira eclesial de ler a Palavra de Deus. Que sejam cursos em que a palavra do Magistério seja acolhida com integridade e sem suspeitas.”
 
Material de estudo

A Bíblia e o Catecismo Católico são os principais materiais de estudo recomendados pela Igreja para aqueles que almejam corresponder ao apelo do Papa, neste Ano da Fé. Porém, padre Antônio recomenda ainda como fonte de conhecimento da fé os documentos do Concílio Vaticano II e do Magistério, além dos conteúdos sobre a História da Igreja Católica.

Com os avanços das novas tecnologias, tornou-se acessível a todos estes materiais. No site do Vaticano (www.vatican.va) pode-se encontrar um arsenal de textos e documentos oficiais que irão auxiliar nos estudos. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) está disponível pela internet e em muitas livrarias católicas. Além disso, o Catecismo conta com uma versão jovem do seu conteúdo: o YouCat, um presente de Bento XVI aos jovens com uma linguagem adequada a eles. Portanto, não ter acesso aos materiais não servirá de pretexto para quem quer conhecer melhor a Fé. 

26 de novembro de 2012

Vistos e inscrições entram na pauta de encontro para a JMJ

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) fez as primeiras apresentações para os delegados internacionais durante o II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 na manhã desta segunda-feira, 26, no Hotel Guanabara, no Rio de Janeiro. Na pauta, o sistema de vistos para estrangeiros ingressarem no Brasil a fim de participar da Jornada e as inscrições de peregrinos.

Os vistos para peregrinos e voluntários da JMJ Rio2013, além do clero, terão isenção a partir de fevereiro do próximo ano. As inscrições de peregrinos seguem até o último dia da Jornada, mas todos são incentivados a se inscreverem em grupo com maior antecedência possível.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, abriu o evento ressaltando as palavras do Papa Bento XVI na mensagem para a JMJ Rio2013. "Cristo é o símbolo eloquente do convite para a Jornada", disse. "Devemos deixar-nos ser atraídos por Ele".

Dom Orani lembrou que a JMJ se insere nos grandes evento do Ano da fé, que foi aberto pelo Sínodo dos Bispos. "O lema da JMJ Rio2013 é uma exortação missionária que Jesus deixou para toda a igreja e permanece atual até hoje.

O cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para Leigos, destacou que o Papa acompanha com grande atenção os preparativos.

"A JMJ Rio2013 é um dom providencial do Espírito Santo para evangelizar os jovens deste tempo", disse. "Este encontro é uma etapa decisiva de preparação espiritual e de organização da JMJ. É um tempo de graças que acolhemos com esperança. O Santo Padre e toda a igreja têm grandes expectativas para este evento. São muitos jovens do Brasil, América Latina e todos os continentes têm se preparado com entusiasmo para vir ao Rio, nesta peregrinação de fé e gratidão. O JMJ já começou. Já vemos frutos espirituais já colhidos nas peregrinações da cruz da JMJ".

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, ressaltou a atmosfera de universalidade do encontro. Isso porque são mais de 200 delegados vindos de  75 países. "Vocês mostram a virtude da unidade", afirmou. "Unidade nas diferenças. Unidade em Deus".

Os delegados internacionais participam de uma série de atividades e painéis sobre a sobre os preparativos do encontro do Papa Bento XVI, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. Eles são representantes de Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades.

Nesta terça-feira, 27, Dom Josef Clemens, secretário do PCL comenta a mensagem do Santo Padre para a XXVIII JMJ. As apresentações focam em questões pastorais: Catequeses, Atos Centrais, Atos Religiosos e Culturais, voluntários e traduções, Feira Vocacional, Pré-Jornadas e Semana Missionária, Promoção Humana.

Na quarta-feira, 28, a programação segue com questões econômicas e avaliação do presidente do PCL, Cardeal Stanislaw Ryłko, e Dom Orani. No fim da tarde, seguem para Missa no Corcovado, Forte de Copacabana e lugares dos Atos Centrais. Jovens da paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, realizam vigília.

Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013


O II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 dá sequência ao I Encontro Internacional sobre Jornadas Mundiais da Juventude, que foi realizado em março deste ano, em Rocca di Papa, cidade próxima a Roma. Naquela ocasião, foi feito um balanço sobre a JMJ de Madri, que ocorreu em agosto de 2011. E representou um primeiro passo para a JMJ Rio2013.

Pontifício Conselho para os Leigos


O Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) é um órgão da Cúria Romana, cuja função peculiar é ajudar o Papa no governo da Igreja. A Cúria se articula em diversos dicastérios que são como seções que se ocupam dos diversos aspectos da vida da Igreja em si mesma e de suas relações com as realidades do mundo.

O PCL, em particular, é o dicastério que assiste o Sumo Pontífice em todas as questões relativas à contribuição que os fiéis leigos dão à vida e à missão da Igreja, como pessoas individuais ou através das diversas formas de agregação que nasceram e continuamente nascem na Igreja. Uma das ações do PCL é organizar as Jornadas Mundiais da Juventude.

Programação de Abertura do Festejo de Nossa Senhora da Conceição

Na próxima quinta-feira (29), todos os fiéis da Paróquia de Sant'Ana voltarão o seu olhar e seu coração para o Festejo da Imaculada Conceição, na Comunidade Porta Aberta. Uma vasta programação cultural e religiosa já está sendo programada e os últimos detalhes estão sendo feitos para aquele que promete ser o maior festejo de todos os tempos da Comunidade.

Todos os dias terá teatro, dança, música ambiente, comidas típicas e refrigerantes. O Festejo terminará dia 08 de dezembro, com procissão luminosa que percorrerá algumas ruas da cidade até chegar à comunidade, onde será realizada a Missa. 
 
PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA - 29/11/2012
05:00h - Alvorada
06:00h - Ofício Divino das Comunidades. Logo após, café comunitário
17:00h - Carreata saindo da matriz de Sant’Ana, percorrendo algumas ruas da cidade até a Igreja Nossa Senhora Senhora da Conceição (Porta Aberta). Ao chegar, bênção dos carros.
19:00h - Terço Praedium Rainha da Paz

19:30h - Missa
Sub-Tema: "Eu creio", "nós cremos"
Bênção: Imagens
Leituras: Ap 18,1-8.21-23; 19,1-3.9; Sl 100 (99); Lc 21,20-28
Liturgia: RCC
Animadores: Verônica, Graça, Lurdinha e Vânia
Noitários: Ruas Cleômenes Falcão e Gomes Vidal

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de toda a programação, que será postada durante a semana, assim como também toda as novidades dessa grande festa.

Arte: Lourival Albuquerque

Crianças da Comunidade São Raimundo participam pela primeira vez da Eucaristia na Solenidade de Cristo Rei

Frei Marcos junto com as 41 crianças que receberam a 1ª Comunhão ontem (25)
A Comunidade São Raimundo Nonato ficou lotada ontem (25) para a Missa que celebrou a Solenidade de Cristo, Rei do Universo. Na oportunidade, 41 crianças participaram pela primeira vez do Banquete Eucarístico.

A celebração iniciou às 17:00h e foi presidida por Frei Marcos / OFM. Fiéis, pais, familiares, os catequistas Dienneg, Manilce, Juliana, Marinalva e Jéssica, além da Coordenadora da Catequese, Tamires Soriano, participaram desse momento especial da vida dessas crianças. Já é tradicional a celebração da Primeira Eucaristia no último domingo do ano litúrgico, na Comunidade São Raimundo Nonato.
Momento da renovação das promessas batismais
Bem celebrada e participada, as crianças tornaram-se protagonistas da celebração: elas mesmas fizeram as leituras, participaram dos mais diversos momentos, tudo com muita alegria e emoção. Dirigindo-se a elas, Frei Marcos falou da importância da solenidade de Cristo Rei do Universo, destacando pontos importantes da vida e da missão de Jesus que revelam sua realeza. Também dirigiu-se aos pais e à comunidade pedindo que se tornem colaboradores do crescimento espiritual dos neocomungantes, fazendo um convite para que se tornem perseverantes e que estreitem ainda mais o seu relacionamento com Jesus.
Irmã Carmem entrega a cruz da JMJ aos catequistas
Depois da participação das crianças no momento mais importante da Missa - a Eucaristia -, Frei Marcos agradeceu a dedicação dos catequistas da comunidade, que durante muito tempo acompanharam de perto mais essa caminhada. Também destacou o trabalho de Irmã Carmem, responsável pelo Centro Comunitário, que com muito afinco colabora para o crescimento de tantas pessoas. Para agradecer o trabalho, Irmã Carmem presenteou cada um dos catequistas com uma cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que foi antes benta pelo presidente da celebração.

Durante os avisos da comunidade, Tamires Soriano fez questão de lembrar aos pais de mais um compromisso para ajudar no crescimento dos seus filhos, agora participantes da Ceia Eucarístia: dia 09 iníciará na Comunidade São Raimundo os encontros da IAM (Infância e Adolescência Missionária), que deverá contar com a participação de todos eles.
Fotografia: Lourival Albuquerque

Pastoral Litúrgica Paroquial promove Retiro em preparação para o Advento

O Seminarista Pedro de Jesus conduziu o momento de Retiro com os fiéis
No próximo domingo (02), estaremos celebrando o 1° Domingo do Advento, que marca definitivamente o início dos preparativos para o Natal. Com o objetivo de proporcionar uma melhor vivência da comunidade, a Paróquia promoveu um retiro em preparação para esse momento, que foi realizado na Comunidade São Raimundo Nonato.

"Ao celebrar anualmente a liturgia de Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias: participando da longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo de sua segunda Vinda. Celebrando o natal e o martírio do Precursor, a Igreja se une ao desejo de este: «É preciso que ele cresça e que eu diminua (Jo 3, 30)". (Catecismo da Igreja Católica, # 524).
Ambiente chamava a atenção para a espiritualidade
do Advento
A partir das 08:00h da manhã, o Seminarista Pedro de Jesus iniciou com representantes de todas as comunidades da Paróquia um momento de oração, que dava início ao evento que duraria até as 13:00h.

Mesclando oração, música, explicações, troca de experiências e trabalhos em grupos, o Retiro favoreceu em muito a espiritualidade daqueles que participaram. Além disso, foi divulgado o livreto que será trabalhado nas celebrações da novena de Natal em Família. Esse momento, que tem grande aceitação entre nosso povo, favorece ainda mais a evangelização das famílias, principalmente aquelas que pouco participam da vida de comunidade.

Fotografia: Lourival Albuquerque

Comunidade São João Batista reúne-se para celebrar Cristo, Rei do Universo e a aquisição de novos bancos

Durante o Ato Penitencial, Frei Marcos aspergiu os fiéis e também os bancos que a comunidade adquiriu
A Comunidade São João Batista reuniu-se para celebrar no último sábado (24) dois momentos importantes:  a Solenidade de Cristo, Rei do Universo e na oportunidade rendeu graças ao Senhor pela aquisição de bancos para a Igreja.

Ao todo, foram adquiridos 20 novos bancos para
dar melhor conforto aos fiéis da Comunidade
Frei Marcos fez questão de presidir a celebração, que contou com a participação de muitos fiéis. Os novos bancos rapidamente foram ocupados por aqueles que também contribuíram para com esta aquisição tão importante. Para que uma comunidade seja acolhedora são necessários vários elementos, dentre os quais uma estrutura física. Há muito tempo vinha-se pensando na compra de bancos novos, principalmente com apoio para as costas, já que os que a comunidade dispunha não havia, o que gerava certa inquietação tanto nas reuniões pastorais quanto nas celebrações.
Durante o ato penitencial, aproveitou-se da aspersão para benzer o povo e os bancos novos, que no total são 20, o que supre a necessidade básica. Falando aos fiéis da comunidade, Frei Marcos, que durante a divisão de atividades entre os quatro sacerdotes da Paróquia ficou responsável pela igreja da Vila São João, agradeceu às pessoas que ao longo desse período não mediram esforços para que tudo ocorresse bem. Ressaltou também a importância da celebração daquele dia e falou de maneira simples, mas profunda, do significado da solenidade para a Igreja do mundo inteiro.

Cléia fez questão de agradecer pelo empenho de todos
na realização de mais um sonho
Ao final da celebração, a coordenadora da Comunidade, Cléia, fez questão de também agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para a realização desse sonho da comunidade. Destacou que muitas novidades, principalmente no que diz respeito à estrutura da comunidade, acontecerão em breve.

Após a Missa, e para celebrar melhor aquele momento, a comunidade ofereceu um lanche, que foi partilhado entre todos os presentes.

Fotografia: Lourival Albuquerque

Pais de Chiara Luce agradecem por filha ser intercessora da JMJ

Representante dos pais de Chiara Badano
entrega carta a Dom Orani
O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, recebeu, neste domingo, 25, uma carta dos pais de Chiara Luce Badano. Maria Teresa e Ruggero Badano revelam na carta a alegria de sua filha ter sido escolhida entre os intercessores da JMJ Rio2013.

"Somos gratos pela decisão", escreveram na carta. O documento foi entregue durante a Missa de abertura do II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. O encontro acontece até sexta-feira, 29, no Hotel Windsor Guanabara no Rio de Janeiro.

"Acreditamos que, de alguma forma, Chiara vai operar para proteger e sustentar a multidão de jovens que virão ao Rio em julho do próximo ano", diz a carta.

"Essa escolha nos alegra, não por orgulho familiar, mas esperamos que poderá contribuir para tantos jovens darem um sentido mais completo a suas vidas. A Chiara saberá inspirar jovens de sua idade. Ela sempre repetia: 'Temos apenas uma vida e vale a pena gastá-la bem'. Estamos em comunhão nestas etapas preparatórias para a JMJ Rio2013". Eles afirmam, ainda na carta, que esperam estar no Rio durante a JMJ.

Cerca 200 delegados do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), vindos de 75 países, participam do encontro, nesta semana. O objetivo é apresentar os preparativos do encontro do Papa Bento XVI com jovens do mundo inteiro, que acontece de 23 a 28 de julho de 2013, na Cidade Maravilhosa. Os delegados são representantes de Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades.

Nigéria: atentado contra cristãos mata 11 pessoas

Duas bombas mataram pelo menos 11 e feriram 30 pessoas em ataques suicidas neste domingo, 25 em uma igreja de um quartel na Nigéria. Nenhum grupo assumiu a autoria dos ataques, mas a facção islâmica Boko Haram está promovendo uma campanha de violência no país, segundo os militares. O porta-voz do exército, Bola Koleoso, disse que um ônibus entrou na Igreja evangélica de St. Andrew, no quartel Jaji, no Estado de Kaduna, e explodiu cinco minutos após o culto ter começado.

Explosivos dentro de outro veículo foram detonados do lado de fora da igreja dez minutos depois. Os militares disseram que pelo menos 30 ficaram feridos. Uma fonte militar que testemunhou o ataque disse que a segunda bomba foi a mais fatal, matando pessoas que foram ajudar os feridos pela primeira explosão.

Testemunhas disseram ainda que o quartel foi isolado e ambulâncias carregaram os feridos ao hospital. Não houve declaração de responsabilidade, mas os integralistas de Boko Haram têm atacado frequentemente as forças de segurança e igrejas cristãs em sua luta para criar um Estado islâmico na Nigéria, onde a população de 160 milhões está equilibradamente dividida entre cristãos e muçulmanos.

Um homem-bomba matou oito pessoas e feriu mais de 100 no mês passado em uma igreja em outra parte de Kaduna, que possui população de muçulmanos e cristãos, que normalmente sofrem com tensões sectárias. (SP)

Padre comenta como é a vida dos cristãos na Terra Santa

Arlon Cristian Costa
Nestas últimas semanas, voltaram a acontecer conflitos entre judeus e árabes. Uma disputa que se arrasta há séculos, que iniciou com um cunho religioso e que hoje já tem consequências políticas, territoriais e traz reflexos também para o cenário internacional.

Embora a Palestina e Israel sejam habitados, respectivamente, por maioria árabe e judia, também há cristãos morando lá e que acabam sendo atingidos pelo conflito.

O padre Arlon Cristian Costa, da Comunidade Canção Nova, morou na Terra Santa por cinco anos. De acordo com ele, em Israel os cristãos compõem 2% da população e, sendo minoria, se unem. Para frequentar estabelecimentos, por exemplo, um cristão só vai em lugares de cristãos, uma vez que é necessário garantir a sobrevivência daquele comerciante.

Segundo o padre, a raiz de toda a problemática é cercada de um cunho religioso muito forte. Judeus e árabes radicais vão transmitindo o ódio e as diferenças entre si de pai para filho, o que faz com que o conflito se arraste por gerações.

Isso tem reflexos na vida dos cristãos. Ele lembrou que em Gaza, por exemplo, existem paróquias, há cristãos que moram lá e muitas vezes sofrem com falta de água, luz, comida, e precisam viver refugiados.

Testemunho

A vivência de padre Arlon na Terra Santa foi como seminarista. Ele fez 3 anos de faculdade em Jerusalém. Estudou Teologia, arqueologia bíblica, foi guia de peregrinos. Ele diz que estar na Terra Santa é um sonho e lembrou que, na definição de Paulo VI, a Terra Santa é o quinto Evangelho.

“A Terra Santa é o Evangelho vivo. Imagine você estar na Basílica da Anunciação, na casa de Nossa Senhora lendo o Evangelho. O anjo apareceu, o anjo conversando com Nossa Senhora e você dizendo: foi aqui, eu estou no lugar”.

Ele destacou que essa experiência o fez nascer de novo, formar-se novamente em sua religião. Além disso, ele acredita que a responsabilidade, ao voltar para o Brasil, aumenta. “Gera uma grande responsabilidade no sentido de que na Terra Santa é proibido pregar o Evangelho abertamente. (...) Aqui eu tenho tudo, eu posso fazer, existem os meios de comunicação e o que eu estou fazendo?”.

O papel do cristão
 

Quando perguntado sobre o papel dos cristãos na Terra Santa, Padre Arlon afirmou  que é viver, ser testemunho. No Brasil, enquanto há diferenças entre os cristãos, a exemplo das diversidades entre católicos e evangélicos, na Terra Santa isso é deixado de lado para se unir, tendo em vista que lá os cristãos são minoria. “Lá não se diz eu sou católico, eu sou evangélico, se diz eu sou cristão”.

E mesmo sendo minoria, os cristãos não se acanham em meio à maioria árabe e judia. Padre Arlon contou que os cristãos usam sempre um símbolo, um crucifixo, uma corrente, algo simples, mas que revela o orgulho de ser cristão e de morar no mesmo lugar onde Jesus nasceu, morreu e ressuscitou.

Outro aspecto destacado pelo sacerdote é a importância da peregrinação de cristãos de todo o mundo à Terra Santa. Segundo ele, ver tantos peregrinos que acreditam em Jesus é uma esperança, um sinal de que os cristãos que lá vivem não estão sozinhos, de que ainda há fé em Jesus Cristo.

E tendo em vista as várias situações de conflitos que acabam por gerar certo preconceito com todo o povo árabe e judeu, padre Arlon acredita que os cristãos devem, cada vez mais, procurar viver como Jesus.

“Jesus não tinha ‘pré’ conceito de ninguém; Ele olhava a intenção e o coração das pessoas, ele acreditava nelas e não desistia delas. Quem pode dizer como é um árabe é quem vive com um árabe. Este 'pré' conceito é um conceito anterior e errado. Jesus não tinha preconceitos, Ele fazia a experiência, Ele acreditava. A paz vem no diálogo e no amor”, enfatizou.   

Projeto Missão Continental propõe Paróquia Missionária

O 3º Encontro Nacional da Missão Continental encerrou seus trabalhos nesta sexta-feira, 23 de novembro, com propostas para intensificar a animação missionária na Igreja local. O evento organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial, da CNBB, em parceria com o Centro Cultural Missionário (CCM) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) reuniu, desde o dia 19, em Brasília, 60 pessoas de todo o país para refletir sobre a paróquia em estado permanente de missão. 

As contribuições dos assessores motivaram propostas para dinamizar a evangelização no interior das paroquiais e lançar a comunidade na missão além-fronteiras. Criar e fortalecer os Conselhos Missionários Paroquiais e Diocesanos (COMIPAs e COMIDIs), realizar as Santas Missões Populares e outras experiências semelhantes, planejar a pastoral de conjunto e implementar a setorização das paróquias, foram algumas das propostas indicadas.

Outra preocupação é a formação missionária das lideranças para que as paróquias se abram à missão além-fronteiras de forma organizada e articulada.

Segundo padre Sidnei Ferreira, assessor da CNBB para a Missão Continental, este 3º Encontro deu um salto de qualidade nos trabalhos. “Conseguimos reunir representantes de todos os Regionais da CNBB. Com isso, além de realizarmos reuniões com os bispos da Comissão fizemos um encontro de partilha com representantes dos Regionais o que nos deu uma ideia geral do trabalho em todo o Brasil”, avaliou.

O assessor destacou ainda a importância da paróquia missionária. “Com relação a esse tema existe uma sensibilidade muito grande nas igrejas locais. Dioceses como Vitória da Conquista (BA), Itapetininga (SP) e Toledo (PR), por exemplo, enviaram vários representantes pensando em como implantar a paróquia missionária dentro do Plano Pastoral da diocese”.

Para dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da prelazia de São Félix (MT), a cada encontro realizado se evidenciam com maior clareza os objetivos, os meios e os métodos da Nova Evangelização. O bispo destaca ainda o envolvimento das dioceses no compromisso missionário. “O encontro foi muito positivo com muita participação e partilha de experiências. Creio que é necessário continuar a traduzir as ideias em práticas para que as dioceses assumam esse rosto missionário. A colaboração entre as POM, o CCM e a Comissão para a Missão da CNBB é um testemunho de comunhão. Parece uma equipe só trabalhando em setores diferentes. Precisamos fortalecer essa comunhão”, sublinhou.

Rosângela de Souza Urt representou o Regional Oeste 1 da CNBB (Mato Grosso do Sul) onde coordena o COMIRE. “O Encontro ajudou a esclarecer sobre o que é a Missão Continental. Vimos como trabalhar esse projeto em todos os âmbitos, principalmente na paróquia. Estou voltando para o meu regional entusiasmada”, destacou.

Padre Guido Labonté explicou que na arquidiocese de Manaus (AM), em 2010, realizou um Ano Missionário com várias iniciativas de evangelização. “Trabalhamos com o conhecido método Ver, Julgar e Agir. Primeiro procuramos entender o que é Missão, depois veio o tempo da análise e em seguida, do agir que foi o Congresso Missionário”. Em nível regional, padre Guido informou que algumas Prelazias priorizaram o trabalho nas comunidades ribeirinhas. As comunidades do centro urbano enviam pessoal para acompanhar essas comunidades do interior.

O próximo Encontro Nacional da Missão Continental está programado para o mês de setembro de 2013.

Fonte: CNBB

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes