31 de julho de 2012

Conheça o calendário para o Ano da Fé

Falta pouco mais de 70 dias para o início do Ano da Fé, que será aberto com uma solene celebração presidida pelo Papa na manhã de quinta-feira, 11 de outubro, na Praça São Pedro.

O calendário do Ano, que se concluirá em 24 de novembro de 2013, informa alguns eventos que vão ter a presença de Bento XVI, junto a uma série de encontros, conferências e iniciativas que aprofundarão os diversos temas religiosos e culturais relacionados com a celebração.
2012

6 de outubro, Assis

Na cidade de São Francisco, o Pátio dos Gentios está organizando um encontro para o diálogo entre crentes e não crentes sobre o tema da fé.

7 a 28 de outubro, Cidade do Vaticano

13º Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre o tema: Nova evangelização para a transmissão da fé cristã

11 de outubro, Cidade do Vaticano

Na Praça São Pedro, às 10h, Bento XVI preside a abertura solene do Ano da Fé com os padres sinodais e os presidentes das Conferências Episcopais.

A Ação Católica Italiana organiza, das 18h30 às 21h30, uma procissão de velas de Castelo de Santo Angelo à Praça São Pedro em memória do 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II.

12 de outubro, Roma

Sobre o tema “A fé de Dante”, noite cultural e artística na Igreja de Jesus, em Roma, às 21h, organizada pelo Pontifício Conselho para a Cultura. Será proposto o canto XXIV do Paraíso, que contém a profissão de fé do poeta.

20 de outubro, Roma

Peregrinação ao monte Gianicolo e vigília missionária, organizada pela Congregação para a Evangelização dos Povos.

21 de outubro, Cidade do Vaticano

Bento XVI preside a canonização dos seis mártires e confessores da fé: Jacques Barthieu, sacerdote jesuíta, mártir missionário em Madagascar (1896); Pietro Calungsod, leigo catequista, mártir nas Filipinas (1672); Giovani Battista Piamarta, sacerdote  testemunha da fé na colônia de leprosos de Molokai (1918); Maria del Monte Carmelo, religiosa na Espanha (1911); Caterina Tekakwitha, leiga indiana convertida à fé católica (1680); Anna Schäffer, leiga Baviera, testemunha do amor de Cristo  a partir do leito de sofrimento (1925).

26 a 30 de outubro, Roma

Congresso da União Mundial dos professores católicos sobre o papel do professor e da família na formação integral dos estudantes, com a participação da Congregação para a Educação Católica, e celebração pelo Ano da Fé.

15 a 17 de novembro, Cidade do Vaticano

27ª Conferência Internacional do Pontifício Conselho para Pastoral da Saúde sobre o tema: “Hospital, lugar de evangelização: missão humana e espiritualidade”

1° de dezembro

Celebração com o Santo Padre das Vésperas do primeiro Advento para as universidades pontifícias em Roma, os seminários eclesiásticos e faculdades e universidades, organizado pela Congregação para a Educação Católica.

20 de dezembro, Roma

Inauguração da mostra sobre o Ano da Fé em Castelo de Santo Angelo. A exposição será até 1º de maio de 2013.

28 de dezembro, Roma

Abertura do encontro europeu de jovens, organizado pela comunidade de Taizé em colaboração com o Vicariato de Roma. O encontro será concluído em 2 de janeiro de 2013.

2013

25 de janeiro, Roma


Celebração ecumênica com a presença de Bento XVI na Basílica de São Paulo fora dos Muros.

A galeria de arte da basílica também será visitada, até 24 de novembro de 2013, a partir da exposição Sanctus Paolus extra moenia et Concilium Oecumenicum Vaticanum II.

2 de fevereiro, Cidade do Vaticano

Celebração presidida por Bento XVI na Basílica de São Pedro em ocasião da Jornada Mundial dos Religiosos e Religiosas

25 a 26 de fevereiro,  Roma

Congresso internacional sobre o tema “Santos Cirilo e Metódio entre os povos eslavos: 1150 anos do início da Missão”. Os trabalhos terão lugar no dia 25 no Pontifício Instituto Oriental e no dia 26 na Pontifícia Universidade Gregoriana.

24 de março

Bento XVI celebra o Domingo de Ramos, dia tradicionalmente dedicado aos jovens em preparação à Jornada Mundial da Juventude

4 a 6 de abril, Roma

Reunião internacional da Associação Católica Internacional de Ciências da Educação, com a participação da Congregação para a Educação Católica, e celebração pelo Ano da Fé.

13 de abril, Cidade do Vaticano

Concerto “Oh Meu Filho”, na sala Paolo VI.

15 a 17 de abril

Jornada dos seminários em ocasião do 450º aniversário de sua instituição.

Jornada de estudo, organizada pela Congregação para a Educação Católica, sobre a relevância dos documentos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica na formação dos candidatos ao sacerdócio e no âmbito da revisão em curso da relação fundamentalis institutionis sacerdotalis.

28 de abril, Cidade do Vaticano

Dia dedicado a todos os rapazes e moças que receberam o sacramento da Confirmação. O Santo Padre vai conferir a Crisma a um pequeno grupo de jovens.

5 de maio, Cidade do Vaticano

Celebração com o Papa em ocasião do dia das irmandades e da piedade popular.

18 de maio, Cidade do Vaticano

Vigília de Pentecostes celebrada por Bento XVI e dedicada a todos os movimentos, com a peregrinação ao túmulo de São Pedro e invocação ao Espírito Santo.

2 de junho

Solene adoração eucarística presidida pelo Papa. A adoração será realizada simultaneamente em todo o mundo em ocasião da festa de Corpus Christi.

16 de junho

Dia da Evangelium vitae com a presença do Papa. O dia será dedicado ao testemunho do Evangelho da vida, em defesa da dignidade da pessoa humana desde o primeiro instante até seu último momento natural.

22 de junho, Cidade do Vaticano

Grande concerto pelo Ano da Fé na Praça São Pedro.

7 de julho, Cidade do Vaticano

Com a presença do Papa, conclusão na Praça São Pedro da peregrinação dos seminaristas, noviças e noviços.

23 a 28 de julho, Rio de Janeiro

Jornada Mundial da Juventude com Bento XVI.

18 a 19 de setembro

Seminário de estudo, organizado pela Congregação para a Educação Católica, das universidades católicas sobre o valor do Catecismo da Igreja Católica no ensino da teologia nas universidades católicas.

29 de setembro, Cidade do Vaticano

Dia dos catequistas com a presença de Bento XVI. O dia será também a ocasião para recordar o 20º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

13 de outubro, Cidade do Vaticano

Celebração de um dia mariano com a presença de Bento XVI e de todas as associações marianas.

24 de novembro, Cidade do Vaticano

O Papa preside a celebração conclusiva do Ano da Fé.

Fonte: Observatório Romano

Você sabe qual é a sua vocação?

O mês de agosto começa amanhã. Para os católicos, este é o mês das vocações, o período de celebrar o chamado que Deus faz para cada um, convidando ao exercício da ordem ou à vida em família, por exemplo. Seja qual for a vocação, ela existe e vai sendo descoberta aos poucos.

Para o padre Carlos Alberto Victal, da Comunidade Canção Nova, a dedicação de um mês inteiro para falar sobre vocação é um trabalho vocacional da Igreja no Brasil. O objetivo é valorizar o chamado de Deus para cada um de seus filhos, em especial os batizados, que são chamados a evangelizar.

Acesse
.: Mensagem do Papa para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações 2012

A cada semana deste mês, os católicos refletem sobre determinado tipo de vocação. No primeiro Domingo, celebra-se a vocação dos Ministros Ordenados (bispos, padres e diáconos). No segundo, a vocação da Vida em Família (em sintonia com a Semana Nacional da Família).

Já no terceiro domingo, a Igreja volta as atenções para a vocação da Vida Consagrada, que inclui religiosas, religiosos, leigas e leigos consagrados. No último domingo do mês, é a vez de celebrar a vocação dos Ministros Não Ordenados (todos os cristãos leigos e leigas).

“Tudo isso para valorizar o chamado que Deus faz a cada cristão, a cada batizado, a trabalhar no seu Reino para que este seja construído de forma intensa com o trabalho de cada um que dá o seu ‘sim’ a este chamado”, enfatizou padre Carlos.

O sacerdote informou que a palavra ‘vocação’ vem do latim vocare, que significa chamado. Com esse chamamento, Deus convida todos a participarem da implantação de seu Reino, cada um a seu modo. “Cada um na sua forma de vida, mas dedicando-se ao trabalho no Reino de Deus. Ou seja, eu dou o meu ‘sim’ e colaboro para a construção do Reino de Deus onde Ele me chama”.

E aqueles que têm dificuldade em descobrir qual é a sua vocação não precisam se preocupar. De acordo com padre Carlos, a vocação vai sendo descoberta conforme a pessoa vai caminhando na vida e ficando atenta ao que Deus lhe fala.

“Penso que a vocação vai construindo-se à medida que eu vou respondendo ‘sim’ aos apelos do Senhor. Hoje, Deus me pede para dar catequese, então eu dedico minha vida a isso. Depois eu vejo que isso não me basta, vejo que Deus está me pedindo mais. Toda vocação começa simples e pequena quando eu me dedico ao que Deus me pede no momento”.

O sacerdote lembrou ainda que a melhor preparação para que se possa vivenciar bem este mês das vocações é estar atento à Palavra de Deus, ao desejo que Ele tem para cada um em especial.

“Deus vai falando, orientando através das pregações, dos retiros, das homilias que são feitas nas várias Missas dominicais e nós temos que estar atentos ao que Deus está falando. Então eu vou respondendo à Palavra do Senhor. Eu creio que, estando atento, a gente faz uma ótima preparação para valorizar o chamado de Deus, especificamente o chamado que Ele faz a cada um de maneira pessoal”.

Divulgados valores e manual para inscrição de peregrinos na JMJ Rio2013

Hora de começar a organizar o grupo, preparar o coração e unir os amigos para embarcar juntos nesta 'aventura da fé'. Dentro de pouco tempo as inscrições estarão abertas para a JMJ Rio2013 e você não poderá ficar fora dessa. A partir de hoje, 31 de julho, o Manual de Inscrições de Peregrinos poderá ser visto no item “Tire suas Dúvidas” no portal oficial: www.rio2013.com. Nele você terá todas as orientações necessárias para preparar da melhor forma o seu grupo.

Segundo a diretora do Setor de Inscrições da JMJ Rio2013, Irmã Maria Shaiane Machado, o documento descreve o sistema de inscrição e ajudará o peregrino. As inscrições serão feitas em grupo por meio de um responsável (chamado de “responsável principal”). Além desse, haverá um “segundo responsável”. Para grupos mistos, preferencialmente um responsável masculino e um feminino. Os valores têm variações, tanto da modalidade dos pacotes (que poderão ou não incluir hospedagem e alimentação), quanto por classificação dos países. Para ajudar que peregrinos de países economicamente mais pobres possam participar das JMJs, eles são classificados nas classes A, B e C.

A classificação dos países e os tipos de pacotes definem os valores. Serão 21 tipos de pacotes com valores que variam de R$ 100,70 a R$ 577,60. Esses valores são válidos até 31 de janeiro de 2013, incluindo um desconto de 5%. Após esse período as variações são de R$ 106,00 a R$ 608,00.

Os grupos deverão ter até 50 peregrinos, incluindo os responsáveis. Grupos maiores deverão ser divididos em subgrupos de até 50 pessoas, que poderão estar vinculados entre si por um grupo principal. A vinculação entre os grupos não garante que todos ficarão juntos. A hospedagem oferecida pelo COL será por região linguística. Também outros fatores podem ser decisórios, como por exemplo, a distância dos pagamentos entre os grupos.

"Hoje, a principal preocupação do peregrino é com o valor da inscrição", afirma. "Com todas as informações, ele vai conseguir organizar melhor seu grupo para se inscrever".

As inscrições serão realizadas exclusivamente online, através do portal oficial da Jornada - www.rio2013.com. "Incentivamos a todos a fazerem inscrições em grupo, que podem ser formados nas paróquias, comunidades, movimentos católicos, escolas, universidades", diz irmã Shaiane.

Os candidatos ao voluntariado que não foram selecionados deverão fazer a inscrição como peregrinos.
A formação de grupos de peregrinos reforça um dos principais frutos da JMJ, a União. "Esse é um dos valores da Jornada Mundial da Juventude", diz irmã Shaiane. "União faz parte da sua vida" é a primeira mensagem da JMJ para divulgar as inscrições, na campanha também lançada hoje. Venha para o Rio de Janeiro. Una-se a milhões de jovens do todo mundo rumo à JMJ Rio2013.

Baixe aqui o Manual do Peregrino e tenha mais informações:

Fonte: Site oficial JMJ Rio 2013

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil realiza sua segunda reunião de 2012

Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, o Conselho Nacional de Igrejas do Brasil (CONIC) realiza sua segunda reunião ordinária, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O presidente do CONIC e bispo da diocese de Chapecó (SC), dom Manoel João Francisco está à frente dos trabalhos. Na pauta, assuntos como a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, os 30 anos do CONIC, a Assembleia Geral do CONIC, dentre outros. 

O CONIC é uma associação de Igrejas cristãs que visa fortalecer o ecumenismo e o diálogo, e promover a justiça e a paz. Cinco igrejas fazem parte dessa organização, são elas: Igreja Católica Romana; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Igreja Presbiteriana Unida; Igreja Sirian Ortodoxa Antioquina.

Na segunda reunião ordinária do CONIC, estiveram presentes todos os representantes das igrejas-membro da organização. Os diretores trataram de questões internas, como tesouraria, e a contratação de uma nova secretária executiva. Outro assunto discutido foi a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, organizada pelo CONIC e que teve a participação de todas as paróquias das cinco igrejas que fazem parte da organização. “Foi uma semana bem articulada e movimentada. Montamos um blog para divulgar as ações do evento e tivemos a participação envolvente em todo Brasil”, disse dom Manoel.

A reunião também tratou da preparação dos 30 anos do CONIC. Na ocasião, além de uma celebração, será expedido um texto sobre ‘Intolerância Religiosa’ que será repassado para todos os regionais do Brasil. “Nossa comissão teológica está preparando um texto para estudo nos regionais. Lá eles darão sua contribuição na elaboração do texto oficial”, explicou o presidente do CONIC.

Sobre o tema ‘Intolerância Religiosa’, dom Manoel lembrou que “no oriente os cristãos estão sendo mortos, e estão ocorrendo muitas mortes em torno da questão religiosa. E no Brasil, as vítimas mais evidentes dessa intolerância são os fiéis das religiões afro-brasileiras”, exemplificou.

O CONIC é uma associação atuante em questões sociais. Teve participação em diversos movimentos como a aprovação da ‘Lei da Ficha Limpa’, o ‘Brasil Nunca Mais’, a ‘Comissão da Verdade’, dentre outros. Outro êxito da organização é o reconhecimento mútuo da validade do batismo em todas as igrejas-membro. “O estudo e a proposta foi feita pelo CONIC. Os presidentes, de cada igreja, assinaram e oficializaram o documento”, recordou dom Manoel.

Padre deixa Brasil e visita Síria para ajudar vítimas dos conflitos

Enquanto milhares de pessoas deixam a Síria por causa dos conflitos que afligem o país, há algumas que se sentem motivadas a visitar a região e dar seu apoio material e espiritual às vítimas.

É o caso do padre George Rateb Massis, que nasceu na Síria, lá foi ordenado sacerdote, deixou sua família, sua terra e veio em missão para o Brasil, onde está há oito anos e atualmente é pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus dos Siríacos Católicos, em Belo Horizonte (MG). 

O sacerdote partiu para a Síria nesse domingo, 29, e deve permanecer no país por um mês, com uma significativa motivação: "Minha visita à minha terra Síria é para que seja um presente diante da situação do meu país, e para entrar em comunhão com minha família, amigos, padres, bispos, o povo sírio em geral, sejam eles cristãos ou muçulmanos, porque na Síria somos todos sírios debaixo do sol da Síria".

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, Padre George conta que leva toda preocupação dos imigrantes, dos árabes sírios que moram no Brasil e pretende ver uma imagem verdadeira da situação, pois, segundo ele, as notícias que chegam do país muitas vezes são exageradas e não transmitem a pura verdade.

Muitas pessoas da Síria perderam suas casas e estão alojadas em escolas e igrejas. É o caso da aldeia de padre George, onde a situação está tranquila, mas como está localizada nas proximidades de Homs, cidade com os maiores conflitos, está acolhendo os refugiados.

A Arquidiocese de Belo Horizonte lançou uma campanha em prol da Síria, por tempo indeterminado, para ajudar as pessoas que estão nesses lugares de maior conflito. Padre George já levou a coleta das Missas do domingo, 22, que foram doadas pela arquidiocese para o povo sírio. "Nós estamos levando umas ajudas para eles realmente se sustentarem com algum tipo de alimento e remédio".

O sacerdote agradece toda a generosidade dos brasileiros e o zelo pelos irmãos da Síria, e afirmou que "espera que esse gesto fraterno traduza um grande amor entre os brasileiros e o povo sírio".

30 de julho de 2012

Comissão Episcopal disponibiliza subsídio para a celebração do mês vocacional

O mês de agosto é tradicionalmente dedicado na Igreja para a promoção e oração pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Por este motivo, a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada preparou um subsídio com sugestões para as celebrações deste período, com o apoio do Instituto de Pastoral Vocacional e da Rogate - revista de animação vocacional.

O tema que deve iluminar a reflexão do mês vocacional será “Chamados à vida plena em Cristo”, com o lema “Eis que faço novas todas as coisas!” (Ap 21,5). São quatro celebrações, dedicadas a uma reflexão eclesiológica da vocação, da seguinte maneira: no primeiro domingo,  a vocação dos Ministros Ordenados (bispos, padres e diáconos); no segundo, a vocação da Vida em Família (em sintonia com a Semana Nacional da Família); no terceiro domingo a vocação da Vida Consagrada (religiosas, religiosos, leigas e leigos consagrados); e no último domingo, a vocação dos ministros não ordenados (todos os cristãos leigos e leigas).

O material – arte do cartaz e o roteiro das celebrações – foi enviado para as dioceses de todo o país, e pode ser baixado no site da CNBB. Basta clicar aqui.

Pe. Cláudio se reune com catequistas da Comunidade São Raimundo

Parte do grupo de catequistas da Comunidade São Raimundo junto a Pe. Cláudio
Para que todas as pastorais possam caminhar da melhor forma possível, Frei Ribamar Cardoso designou aos três padres da Paróquia (Pe. Cláudio, Frei Cláudio Santos e Frei Marcos), além de si mesmo, a tarefa de auxiliar algumas pastorais. A Pe. Cláudio foi designado a Catequese, além da Pastoral da Juventude e os Ministros Extraordinários.

No último sábado (28), o religioso reuniu-se com um grupo de catequistas da Comunidade São Raimundo para um momento de reflexão sobre a caminhada do grupo naquela comunidade. Estiveram presentes parte da equipe de catequistas. Além desta comunidade, outras deverão ser visitadas pelo sacerdote e também pela coordenação da Catequese. 

Também o administrador paroquial definiu o 2º sábado de cada mês para reuniões ora pela coordenação, ora com todos os catequistas da Paróquia. Nesse mês, a data da reunião será dia 11, a partir das 15:00h no Centro Paroquial de Sant'Ana e deverá reunir todos os catequistas.

Qual a diferença entre catecismo e catequese?

Neste Ano da Fé, o Catecismo da Igreja Católica completa 20 anos. O livro refere-se à doutrina da Igreja católica e é um instrumento para as diversas formas de evangelização, em especial a catequese. Mas é comum encontrar pessoas que confundem os termos “catecismo” e “catequese”, atribuindo a ambos o mesmo significado.

Para além da diferença entre catecismo e catequese, existe complementaridade entre eles. Isso é o que diz o assessor da Comissão para Animação Bíblico-Catequética da arquidiocese de Aparecida (SP), padre André Gustavo de Sousa.

Ele explicou que durante um longo período na história da Igreja, a era da cristandade, utilizou-se o termo “catecismo” para se referir ao tempo de preparação para a recepção dos sacramentos da Iniciação Cristã. Mas, na verdade, o Catecismo é o livro que apresenta as verdades fundamentais da fé cristã.

“Com o fim da era da cristandade e com a crescente descristianização, há necessidade de repensar os diversos componentes da atividade catequética. Com isso nasce e desenvolve-se o Movimento Catequético, que busca ser um florescer da Catequese para um tempo novo. Assim, passa-se a utilizar o termo Catequese para o processo de educação da fé”, disse.

Ao longo desses 20 anos, o sacerdote disse que o Catecismo enriqueceu e muito esse processo de educação na fé. Ele conta, porém, que mudou a forma de trabalhar com esse compêndio da fé católica. “Se antes o processo era mais de memorização, através de perguntas e respostas, hoje, busca-se fazer interação fé e vida, ou seja, uma catequese doutrinal sólida (fundamentada no Catecismo), mas também mais celebrativa e vivencial”

A catequese hoje

Padre André explicou que esse entendimento do catecismo como “aula” chegou ao fim com o Concílio Vaticano II, que veio propor a revisão de alguns pontos essenciais referentes à catequese: Palavra de Deus, fé e Igreja. “Propõe (o Concílio) a busca de novos caminhos e a criatividade; enfatiza-se a centralidade da Bíblia, a dimensão antropológica e sócio-política da catequese”.

O sacerdote lembrou ainda que a catequese está em constante avanço ao longo do tempo, mas não perde o essencial, que é sua missão evangelizadora. “A palavra ‘catequese’, de origem grega, quer dizer: ecoar. A catequese é serviço ao Evangelho, educação sistemática e permanente da fé, e por isso mesmo, é prioridade indiscutível em nossas comunidades eclesiais”.

Sem perder sua essência, o padre defende que a catequese deve sim ser dinâmica e atrativa, o que inclui a incorporação de novos elementos, criatividade e discernimento crítico à luz do Evangelho. Isso, porém, exige boa preparação daqueles que se propõe a assumir a missão evangelizadora da catequese.

Formação dos catequistas

Com uma tarefa importante a ser desempenhada, o sacerdote defende que é necessário investir sempre mais na formação dos catequistas para que eles possam ser pessoas maduras na fé e testemunhas confiáveis da Boa Nova de Jesus Cristo.

“Catequese também é testemunho e o catequista, como testemunha, se torna lugar privilegiado de encontro com Cristo, pelo seu jeito de ser, de amar, de acolher, de educar na fé. Por isso a formação deve contemplar as competências: ser, saber e saber fazer do catequista”.

O padre acredita que, além de saber utilizar recursos dinâmicos, o catequista precisa ter sensibilidade, capacidade de acolhimento e saber incentivar os processos de aprendizagem, com especial atenção à comunicação da fé.

“Tudo isso requer planejamento: o grupo de catequistas deve construir um bom planejamento catequético e colocá-lo em prática, contando com os recursos que favoreçam e facilitem a compreensão dos catequizandos”.

Desafios
A boa catequese, no entanto, não depende apenas da boa formação dos catequistas, mas envolve também o interesse dos catequizandos e aí está um grande desafio. Padre André explicou que a catequese deve contemplar em sua metodologia as diferenças de cada fase do desenvolvimento da pessoa.

“Portanto, para os jovens uma catequese jovial: mostrar o rosto jovem de Jesus Cristo, a partir daquilo que é próprio da realidade do jovem cristão (música, teatro, redes sociais, etc.), suscitando o seu protagonismo no processo catequético”.

Essa dinamicidade não é diferente com o conteúdo do Catecismo, que precisa ser abordado de forma a atrair a atenção dos catequizandos. Um auxílio nesse processo é o YouCat, Catecismo Jovem da Igreja Católica.

“Recentemente, fomos presenteados com o Youcat, que traz toda a estrutura do compêndio numa linguagem mais jovem, com questionamentos que muitos jovens trazem consigo a respeito da fé, da doutrina cristã, com ilustrações e um visual muito interessante. Recomendo à juventude que tenha em mãos o Youcat, utilizem nas pastorais juvenis, nos grupos, nos encontros de preparação para Crisma”.

Pe. Francisco Câmara: Primeira Missa

Narração da Última Ceia, pelo Pe. Francisco Câmara
Foi numa linda manhã de sol que o neo-sacerdote, Francisco Câmara, celebrou sua 1ª Missa, com a presença de amigos, familiares e fiéis da Comunidade São João Batista, ontem (29).

Concelebrada por seus irmãos de congregação, os Padres orionita Valdenício, Evaldo e Alexandre, e também o Provincial, Pe. Tarcísio Gregório Vieira, a Missa iniciou-se com a leitura da biografia do presidente da celebração, Pe. Francisco Câmara. Em seguida, saudou a todos os presentes pela primeira vez como presbítero e falou da alegria daquele momento.
Pe. Francisco Câmara e os concelebrantes

Como reza uma antiga tradição da Igreja, na primeira Missa de um sacerdote é um outro padre que faz a homilia. Nesse caso, ficou por conta do Provincial orionita, que dirigiu-se ao Pe. Francisco recordando do rito da missa de ordenação, e falando-lhe sobre a sua nova missão. Entre outras coisas, disse que o sacerdote sai do meio do povo e não deve sair nunca mais. Pelo contrário, deverá aproximar-se mais. Pediu também que lesse com atenção a oração da coleta daquela liturgia, que exprime que a missão é grande, mas agora conta com a graça de Deus, sem a qual é impossível ser forte e santo. No momento da imposição das mãos, feita pelo Bispo Dom Enemézio Lazzaris e os concelebrantes na ordenação, o agora Pe. Francisco recebeu a força não humana, mas divina, que ao mesmo tempo dizia: “Você é meu, você me pertence...”. Referindo-se à leitura do Evangelho, disse que em nenhum momento a leitura fala da multiplicação dos pães e peixes, mas da distribuição, ou seja da divisão, da partilha. “Para multiplicar, é preciso dividir”, segundo o Provincial. Para finalizar, deu ao neo-sacerdote um conselho dizendo que muitas vezes a caminhada parecerá difícil, mas Deus é capaz de fazer do pouco muito e que através do ministério que foi concedido, o Senhor multiplicar os seus dons como sacerdote.
"A estola não é um simples ornamento, mas serve para amparar o irmão,
enxugar suas lágrimas", disse o Provincial ao neo-sacerdote

No momento da apresentação dos dons, foi  levado até o presbitério elementos que representavam a caminhada de Francisco Câmara e entregues à Ele, que a partir de agora tem o múnus sacerdotal, o poder de consagrar, abençoar... Depois de todo o rito, os fiéis ali presentes tiveram a oportunidade de receber das mãos do sacerdote, o Pão da Vida, como no episódio descrito no Evangelho.

Um casal paulista, que veio de longe para participar desse momento especial na vida de Francisco Câmara, completara ontem também 25 anos de vida matrimonial. Então chegaram à frente e receberam das mãos do novo padre as bênçãos de renovação do matrimônio. Ao final, a comunidade o presentou com uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, santa de sua devoção. O jovem padre fez questão de dividir o presente com sua mãe, também chamada Lourdes. Logo após postulante orionita José de Ribamar, homenageou o presidente da celebração lendo uma carta em nome de todos os postulantes de Ananindeua, região onde atuam pastoralmente. Depois da bênção e dos abraços, desejos de felicidades na caminhada, o povo foi convidado a participar de um almoço na Associação de Moradores da Vila São João.
Depois da 1ª Missa, o abraço dos amigos e o momento de confraternização
 Mais fotografias da Primeira Missa do Francisco Câmara:
Fotografia: Lourival Albuquerque

Francisco Câmara já é Presbítero da Igreja de Deus

Entrega do cálice e da patena ao neo-sacerdote
Após vários meses de preparação, finalmente chegou o dia tão esperado na vida do então Diácono Francisco Câmara: a sua Ordenação Presbiteral, realizada sábado (28), na Igreja matriz de Sant’Ana, a partir das 19:00h.

Várias pessoas participaram daquele momento, muitos deles religiosos e religiosas vindo de todo o Brasil, além de parentes, amigos, colaboradores... que se encontraram na Comunidade São João Batista, na Vila São João, para irem em procissão até o local da ordenação. Às 17:00h iniciou a concentração, e sob a orientação de Dom Enemésio Lazzaris, orionita e Bispo de Balsas-MA, todos ali reunidos saíram cantando , rezando e meditando a vida do futuro sacerdote e a vida do fundador de sua congregação, São Luis Orione.
A caminhada até a igreja matriz

Chegado à matriz, uma multidão já aguardava o cortejo processional e após a paramentação dos sacerdotes concelebrantes e do Bispo, a celebração da Santa Missa iniciou. Na procissão de entrada, Francisco Câmara foi acompanhado pelos seus pais, Manoel e Maria de Lourdes.

"Os padres de hoje estão em nossa casa", disse Dom Enemésio
Ao início da celebração, Frei Ribamar Cardoso saudou o Pastor da Igreja Particular de Balsas e os diversos sacerdotes ali presentes. A partir daí, Dom Enemésio conduziu a celebração que ordenaria o jovem diácono. Depois das leituras do dia e do Evangelho, Francisco Câmara foi chamado e se fez presente ao presbitério. O Provincial orionita, Pe. Tarcísio Gregório Vieira ressaltou em diálogo com o prelado, a preparação de Francisco Câmara para o presbiterato. Só então o bispo de Balsas preferiu a homilia, diante do povo ali reunido. Destacou que desde criança precisamos de sacerdotes, mas que muitas vezes as pessoas não se questionam de onde vêm. Disse ainda que os padres de hoje estão em nossa casa, são nossos filhos. Por isso é importante ensinarmos os valores nas famílias, a oração e o serviço às pessoas, principalmente aos mais humildes. Segundo Dom Enemézio, está na hora de termos NOSSOS padres, da nossa região para suprirem a necessidade da Igreja aqui e também serem enviados para outros lugares do mundo que ainda não conhecem Jesus Cristo, missionários sem fronteiras. Continuando, ressaltou que o padre não age em seu nome. Como profeta, fala em nome de Deus e baseando-se na leitura proferida, disse que mais do que fome de pão, nosso povo – principalmente do Maranhão – tem fome de Deus.


Depois de ser indagado sobre a responsabilidade que iria assumir e respondendo afirmamente todas as perguntas feita pelo Bispo, Francisco Câmara prostrou-se diante do representante da Igreja, enquanto o povo reunido suplicava a intercessão da igreja triunfante, através dos seus santos e santas. Esse rito demonstra a grande da missão que o sacerdote recebe, mas que ele não está sozinho, tem a graça de Deus, a força do Espírito Santo e a intercessão dos irmãos e irmãs na fé que nos antecederam. Logo após, foi feita a imposição das mãos, primeiro pelo Bispo, depois por todos os sacerdotes concelebrantes.
Prostração diante do bispo

Seguindo o rito, os pais foram conduzidos ao presbitério, levando as novas vestes sacerdotais ao novo padre, ajudando-o a paramentá-lo. Então novamente aos pés do Bispo, desta vez seria ungido e suas mãos entrelaçadas, para então logo após abrir-se e pronunciar a bênção, primeiramente a seus pais. Então foi saudado por eles e logo após pelos irmãos de caminhada no sacerdócio.

Dom Enemézio deu prosseguimento à Liturgia Eucarística e no momento da comunhão, os parentes  e amigos do agora Pe. Francisco, puderam receber a Eucaristia por suas mãos, embora não consagrada por ele. Depois de um momento de silêncio, seguiram-se as homenagens feitas por pessoas vindas de outros estados ao neo-sacerdote, “pai Chicó”, como ficou carinhosamente conhecido. Ele que fez parte da vida de muitas pessoas e passou por muitos lugares. Depois foi a vez do Provincial dos Orionitas, Pe. Tarcísio e em seguida o recém-ordenado, Pe. Francisco, agradecendo a todos que de alguma forma contribuíram para que aquele momento pudesse ser realizado.

Após a bênção, os membros das comunidades e os visitantes foram convidados para um momento de confraternização oferecido pela Paróquia, no largo da matriz, animado pelo jovem paroquiano Zizi, que cantou lindas canções da MPB.

Confira algumas fotos desse momento ímpar na vida de Francisco Câmara.

Parabéns, Pe. Francisco Câmara! Parabéns Orionitas do Brasil, pelo seu novo sacerdote!

Fotografia: Lourival Albuquerque

Bento XVI anuncia contagem regressiva para JMJ Rio 2013

Após a oração mariana do Angelus este domingo, 29 de julho, em Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI recordou que daqui um ano, exatamente neste período, se realizará a 28ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

“Trata-se de uma preciosa ocasião para muitos jovens de experimentar a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e de viver a fé. Aguardo com esperança este evento e desejo encorajar os organizadores e agradecer-lhes, especialmente a Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo empenho em preparar com diligência a acolhida aos jovens que, de todo o mundo, participarão deste importante encontro eclesial.”

No Rio de Janeiro, termina neste domingo a pré-Jornada “Preparai o caminho” – uma iniciativa de três dias para marcar a contagem regressiva de um ano para o evento de 2013. A programação deste dia inclui as presenças do Monsenhor Jonas Abib e Luzia Santiago, da Comunidade Canção Nova. A pregação será feita pelo padre Reginaldo Manzontti, seguida pela apresentação de Marcos Frota Circo Show. À tarde, segue o show do padre Omar – que lança CD em parceria com Diogo Nogueira – e a Missa de Encerramento.

No sábado, centenas de jovens receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, levada pelas mãos do Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis. “Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é também a primeira patrona da JMJ Rio 2013. E é com muito prazer que o Santuário Nacional doa a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida para a Arquidiocese do Rio de Janeiro”, afirmou Dom Raymundo, ao entregar a imagem ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

O Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Darci Nicioli, falou sobre a importância da Consagração dos jovens à Nossa Senhora e, na ocasião, também e recordou que o título de ‘Padroeira do Brasil’ foi dado a Nossa Senhora em 1931, na cidade do Rio de Janeiro. “Se estivermos juntos com Maria, estamos juntos com Jesus, pois a missão de Nossa Senhora é nos apresentar Jesus, essa é a missão da Padroeira. Se estivermos perto dela, nós estaremos perto de Jesus. Nós temos fé que a Jornada Mundial da Juventude será um grande sucesso porque a Mãe Aparecida está com a juventude”, disse o reitor do Santuário Nacional de Aparecida.

28 de julho de 2012

Resultado da enquete sobre o Festejo de Sant'ana

Com o Festejo de Sant'Ana finalizou também a enquete que perguntava sobre o que os fiéis em geral, visitantes do site estavam achando da Festa da padroeira. 

O resultado mostra aquilo que toda a equipe de organização já sabia: aprovação geral. Dos que votaram, 86% responderam "ÓTIMO", 11% classificaram como "BOM", e 1% opinaram de que o festejo do ano passado foi melhor do que este.

A opinião dos leitores do site é muito importante! Demonstra a participação não só real, mas também virtual. O resultado positivo reflete no ótimo trabalho que foi desempenhado por todas as equipes, coordenadas pelo administrador paroquial, Frei Ribamar Cardoso. 

Sant'Ana, rogai por nós.

“Preparai o caminho”: começa contagem regressiva para a JMJ Rio 2013

Na noite desta sexta-feira, 27 de julho, o Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) iniciou a contagem regressiva para o evento que receberá milhões de jovens de todo o mundo, no Rio de Janeiro, em julho de 2013. O show “Preparai o Caminho” reúne neste final de semana os grandes nomes da música católica, momentos de pregações, celebrações e testemunhos no ginásio do Maracanãnzinho, na capital carioca.

A abertura do “Preparai o Caminho” contou com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, dom Dom Giovanni d’Aniello, e do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cardeal Raymundo Damasceno Assis, além do presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.

Para dom Giovanni, que presidiu a missa de abertura do evento, a preparação para a JMJ tem um sentido de descoberta. “Conhecendo o Brasil como já conheço, sei que o que virá no próximo ano será muito maior”. Ele também partilhou da satisfação em estar pessoalmente em uma Jornada pela primeira vez. “Sempre acompanhei de longe. Se Deus me permitir, essa será minha primeira Jornada”.

Após a Missa, dom Orani fez a abertura da campanha de arrecadação de recursos para a JMJ, com a presença da madrinha da campanha, a atriz Myriam Rios. Com o nome de “Compartilhe a sua Fé”, a campanha vai recolher doações através de conta bancária (Bradesco: agência 0814 - Conta Corrente 80001-5). “Muita gente tem me falado que quer contribuir. A partir de hoje, contamos com a participação e colaboração daqueles que já podem ajudar a JMJ”, afirmou o arcebispo.

Para Myriam Rios, é de grande importância a doação das pessoas para que a Jornada aconteça e alertou que todos os recursos irão para a organização da estrutura da JMJ. “Estamos pedindo para fazer também uma doação financeira, dentro da possibilidade de cada um, com o objetivo de ajudar na estrutura física para que se possa ter uma acolhida bastante calorosa e organizada dos milhares de jovens de todo o mundo aqui no Rio”, explicou.

Neste sábado, o tema das reflexões do “Preparai o caminho” será o compartilhamento, convidando cada jovem para discernir e compartilhar o seu dom e o seu tempo para a JMJ acontecer. As atividades começam com a acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. No domingo, o tema será a acolhida, lembrando que os brasileiros acolherão de norte a sul do país os jovens do mundo inteiro.

Já está tudo preparado para a Ordenação presbiteral do Diácono Francisco Câmara

É hoje o grande dia na vida do Diácono Francisco Câmara. A partir das 18:00h iniciará a celebração da Santa Missa, onde o mesmo será ordenado Presbítero da Igreja de Jesus Cristo. 

Desde o ano passado vêm sendo realizados os preparativos para a ordenação presbiteral. Foram diversas conversas, viagens, reuniões, celebrações e orações. Tudo isso para que tudo pudesse dar certo! E dará, com a graça de Deus!

Muitos dos seus amigos já estão presentes na cidade e sendo acolhidos nas diversas comunidades da Paróquia. A partir das 17:00h, em muitas comunidades os fiéis sairão em procissão em direção à Comunidade São João Batista, para saírem juntos ao Diácono e também os religiosos orionitas, em caminhada até a Igreja Matriz, onde acontecerá a celebração.

Francisco é bacabalense, cresceu na Vila São João e foi a partir de lá que sentiu o chamado ao sacerdócio, ainda quando participava de grupos de jovens e atividades pastorais. Hoje trabalha na formação dos religiosos em Ananindeua, região metropolitana de Belém do Pará.

A celebração de hoje será presidida por Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, orionita, Bispo de Balsas, com a presença de sacerdotes, religiosos e religiosas de diversas regiões do Brasil.

Jovens alemães visitam Projeto Madre Tereza e Comunidade Santa Luzia, no Bairro Pantanal

O professor do Gymnasium Petrinum, Jörg Schürmann, na Comunidade Santa Luzia
Um grupo de 09 jovens e 03 professores alemães esteve ontem (27) visitando o Projeto Madre Tereza e a Comunidade Santa Luzia, no Bairro Pantanal.

Originários da cidade de Recklinghausen, Alemanha, os visitantes chegaram segunda-feira (23) e pertencem ao Gymnasium Petrinum, uma tradicional escola da cidade e que mantem laços de amizade com o JUST (Jardins Unidos Santa Terezinha), no Bairro Trizidela. Em agosto do ano passado, Jörg Schürmann  – líder do grupo alemão – conheceu através de Frei Agostinho, os jovens Lourival, Maria, do Bairro Pantanal; e  Gabriely e Letícia do Bairro Trizidela. Foi durante o período em que estiveram na Alemanha e Espanha que estreitaram a amizade, chegando a participar juntos da Jornada Mundial da Juventude, em Madrid. Hoje, o dedicado professor fez o caminho inverso dos quatro jovens e os visitam.
Lourival e Maria com grupo de parceiros, na Alemanha (agosto de 2011)
Lourival e Maria da Conceição pertencem ao projeto Madre Teresa, do Bairro Pantanal, que mantém parceria com a Paróquia São Francisco, da cidade de Dortmund – Alemanha, e anualmente recebem a visita de Frei Agostinho, que coordena a Franziskana Mission (Missão Franciscana), financiadora do projeto bacabalense, com a ajuda de um grupo liderado por Güsmann. Na oportunidade, além de participar da JMJ, os jovens bacabalenses visitaram os grupos de parceria na Alemanha e Holanda.

A partir das 16:00h o grupo chegou e alegremente foi recebido pela comunidade Santa Luzia. À entrada foram acolhidos pelo coordenador da Comunidade, Lourival, e pelas dezenas de crianças, jovens e adultos que se fizeram presentes. Prontamente foram apresentados à comunidade, e as crianças e logo após as jovens, apresentaram danças especialmente para o grupo estrangeiro. Após as saudações, foi entregue aos nove alunos, uma pequena lembrança, sinalizando a amizade entre os dois países: uma camiseta, desenhada pelo coordenador da comunidade especialmente para o grupo. Foi um convite à participar juntos da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em julho do ano que vem. Os jovens alemães prontamente vestiram-na e o professor Jörg – que estuda empenhadamente a Língua Portuguesa – fez questão de falar da alegria em estar na comunidade, ele que também em 2009 esteve lá.
Jovens alemães em clima da JMJ 2013, com as camisas presenteadas
pelo Projeto Madre Tereza

Após esse primeiro momento, os visitantes foram convidados a conhecer a Creche e Pré-Escola Madre Esperança, coordenado por Irmã Ednalda (Serva do Amor Misericordioso). Todos ficaram encantados com a organização e o bonito espaço que é oferecido às crianças do bairro, além de uma educação de qualidade e perto de casa. Construída em 2010, a creche pertence à Diocese de Bacabal e mantem convênio com a Prefeitura do município, oferecendo educação infantil nos períodos matutino e vespertino.
Ir. Ednalda mostrando as instalações da Creche e Pré-Escola Madre Esperança
 Depois da Creche, foi a vez de conhecer o Projeto Madre Tereza, coordenado por Irmã Carmem, da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. O projeto existe há mais de 10 anos e oferece reforço escolar às crianças do bairro, além de cursos para jovens e adultos, favorecendo assim o seu engajamento profissional. Antes da construção da Creche e Pré-Escola, atendia as crianças do bairro através da brinquedoteca e espaço infantil. Atualmente são ministrados os cursos de croché e pintura em tecido, pela professora Rosete, que faz esse trabalho no bairro há pouco mais de um ano. Sempre acompanhados dos jovens Lourival e Maria, os jovens estudantes puderam ver de perto o trabalho produzido pelo projeto, conhecer o quintal onde são plantadas uma diversidade de árvores frutíferas, como acerola, manga, banana, entre outros e que são cuidadas pelos jovens Jurandir e Juberly. Além de conhecer as árvores, puderam refrescar o calor daquela tarde – nada típico seu  país de origem - com um suco de acerola, preparado com as frutas daquele pomar.
Professora Rosete mostrando o trabalho desenvolvido
no Projeto Madre Tereza
Apesar do pouco tempo em que permaneceram na comunidade, o Professor Jörg e seus amigos, chamaram a atenção da comunidade local, principalmente das crianças. Foram inúmeras fotos e o carinho foi demonstrando através dos gestos e acenos, tendo em vista que o idioma dificultou a comunicação. Na saída, os agradecimentos e a lembranças que ficarão guardadas na memória e na fotografia. Enquanto o carro partia, várias crianças em sua inocência e gesto de fraternidade, acompanharam o carro até muito distante.
O adeus das crianças do Pantanal ao grupo alemão
Na Alemanha, o Projeto Madre Tereza e a Comunidade Santa Luzia têm inúmeros amigos e desde longa data mantêm contato, principalmente os da Paróquia São Francisco, de Dortmund, que foi inclusive responsável pela ajuda na construção do templo no Bairro Pantanal.  O grupo alemão está na cidade desde segunda-feira (23), sob os cuidados da Paróquia Santa Terezinha, em qual território pertente o JUST, e permanece na cidade até domingo (29), de onde parte para o Ceará, visitando outros projetos, como o Nova Vida, da cidade de Crato.


Foi um momento muito agradável e que torna palpável a fraterna amizade com que se unem pessoas que vivem em países diferentes e realidades diferentes, que não se conhecem profundamente, mas pela solidariedade tornam-se mutuamente irmãos e irmãs.

Confira mais fotos do encontro:
Fotografia: Lourival Albuquerque

Maracanãzinho recebe evento “Preparai o Caminho”, da JMJ Rio2013

A cidade do Rio de Janeiro está em festa. Mobilizada para acolher os mais de 50 mil jovens que devem passar pelo Maracanãzinho neste final de semana (entre os dias 27 e 29 de julho), num evento que vai reunir grandes nomes da música católica e popular, além de apresentações culturais, pregações missionárias e celebrações. “Preparai o Caminho” é uma prévia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai acontecer no Rio em julho de 2013.

Com este evento, o Comitê Organizador Local (COL) marca a contagem regressiva de um ano para a realização da JMJ. A programação terá a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello e será a ocasião para o lançamento da campanha de doações para a JMJ Rio2013.

Entre os nomes que deverão se apresentar, está o padre Antônio Maria, que deve animar os jovens com músicas já conhecidas de seu repertório. "O 'Preparai o Caminho' é um convite evangelizador para esta juventude", contou o padre, que fará uma pregação no evento. "Minha participação será em louvor. Vou rezar das 9h até às 10h e levar amor ao coração de toda a sociedade".

O evento será transmitido na íntegra pela internet, por meio do portal oficial da JMJ Rio2013. A TV Canção Nova fará a transmissão ao vivo de todo o evento, que também terá a cobertura da Rede Vida, Século XXI e TV Aparecida.

No primeiro dia de evento, dia 27, sexta-feira, o evento será das 19h às 22h30; no sábado, das 8h às 21h30; e, no domingo, das 8h às 16h30.
 
Fonte: CNBB

27 de julho de 2012

Encerramento do Festejo de Sant'Ana: Muita alegria!

Através de muita dança, um grupo de 3ª idade prestou uma linda homenagem à Sant'ana
Depois de uma bonita procissão, uma celebração solene com a presença de vários sacerdotes do Bispo Diocesano, a parte cultural não poderia decepcionar. E não decepcionou! Pelo contrário, concluiu com o mesmo brilho que a envolveu durante essas treze noites de Festejo.

Que Sant'Ana é a padroeira dos avós, ninguém duvida. E para tão grande patrona, um grupo da 3ª idade prestou uma contagiante homenagem. As vovós deram um show de dança e disposição no palco. Fizeram muitas jovens e mulheres pensarem na vida. Conduzidas pelo coreógrano William, elas dançavam funk, dança do ventre, forró e tudo mais... Não queriam finalizar a apresentação, tamanha era a disposição!

Logo após, seguiu-se a apresentação da quadrilha Girassol, do Bairro da Areia. Com lindos passos, mostrou a que veio e contagiou a todos. 
Quadrilha Girasso, do Bairro da Areia
Após a apresentação teve início o leilão de animais e "jóias" doadas pelos fiéis. Muitos empresários e políticos participaram desse momento e puderam levar para suas fazendas gado e "jóias" doado por muitas pessoas. Frei Ribamar Cardoso, por um momento, conduziu os lances, que sugeriu ser generosos em prol da causa da comunidade Paroquial.
Frei Ribamar dirigindo-se aos empresários e políticos sobre o leilão
Após o leilão ainda compareceu ao palco para encerrar em grande estilo, a Quadrilha Esperança Nova, que mais uma vez deu um show de talentos. Brilhou como nunca!
Quadrilha Esperança Nova, que fechou com chave de ouro o Festejo
Todos já estão com saudades dessa grande festa. Muitos já se perguntam o que vão fazer agora ou para onde irão todas as noites! Foram treze noites de pura alegria e fé.
Fotografia: Lourival Albuquerque

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes