Pe. Cláudio e o Diácono Francisco Câmara |
Diferentemente do que foi publicado aqui, quem presidiu a celebração da 4ª noite do Festejo de Sant’Ana foi Pe. Cláudio, que substituiu Padre Lauro, que por motivos superiores não pôde estar conosco no Festejo. Talvez em outra oportunidade.
Igreja matriz mais uma vez repleta de fiéis |
Além de Pe. Cláudio, concelebrou o Diácono Francisco Câmara, Orionita de origem bacabalense, mas que atualmente reside em Ananindeua-Pará. Ele está desde domingo, assim como também outros clérigos de sua congregação religiosa. Francisco Câmara será ordenado presbítero no próximo dia 28, em uma grande celebração presidida por Dom Onemésio Angelo Lazzaris, também Orionita, bispo de Balsas-MA.
Pe. Cláudio logo ao início introduziu os fiéis à festa celebrada ontem: Bem Aventurado Inácio de Azevedo e companheiros mártires. Entre eles 2 padres, 24 estudantes e 14 irmãos auxiliares. Portugueses e espanhóis. Todos pertenciam à Companhia de Jesus. Foi quando o Superior Geral o enviou para o Brasil e, ao retornar, testemunhou a necessidade de mais missionários. Saíram por isso, 3 naus missionárias. Em uma delas estavam Inácio de Azevedo e os 39 companheiros. A nau foi interceptada por 5 navios de inimigos da fé católica que queriam a morte de todos.
Por amor à Igreja ele aceitou o martírio. Exortou e consolou seus filhos espirituais. Foi morto e lançado ao mar. E todos foram martirizados, alcançando a coroa da glória na eternidade. Padre Cláudio explicou o porquê das vestes litúrgicas vermelhas, que no caso representam o sangue dos mártires. Falou da necessidade de testemunharmos o amor de Deus a ponto de entregar a própria vida pela causa do Reino.
A comunidade que animou liturgicamente a Missa de ontem é justamente a responsável pela vocação religiosa do Diácono Francisco Câmara: São João Batista. Ao final da celebração Pe. Cláudio pediu para que ele reforçasse o convite para a sua ordenação presbiteral. Aos poucos também estão chegando religiosos que prestigiarão esse momento especial na vida desse jovem sacerdote. Na celebração de ontem estavam presentes os clérigos Carlos Alexandre, Benedito Rocha Magalhães, além de José de Ribamar, que desde o ano passado faz uma experiência vocacional junto aos Orionitas. Esse último é oriundo da comunidade Santa Luzia, no Bairro Pantanal.
Os clérigos orionitas Carlos Alexandre, José de Ribamar e Benedito Rocha |
0 comentários:
Postar um comentário