Entrega do cálice e da patena ao neo-sacerdote |
Várias pessoas participaram daquele momento, muitos deles religiosos e religiosas vindo de todo o Brasil, além de parentes, amigos, colaboradores... que se encontraram na Comunidade São João Batista, na Vila São João, para irem em procissão até o local da ordenação. Às 17:00h iniciou a concentração, e sob a orientação de Dom Enemésio Lazzaris, orionita e Bispo de Balsas-MA, todos ali reunidos saíram cantando , rezando e meditando a vida do futuro sacerdote e a vida do fundador de sua congregação, São Luis Orione.
A caminhada até a igreja matriz |
Chegado à matriz, uma multidão já aguardava o cortejo processional e após a paramentação dos sacerdotes concelebrantes e do Bispo, a celebração da Santa Missa iniciou. Na procissão de entrada, Francisco Câmara foi acompanhado pelos seus pais, Manoel e Maria de Lourdes.
"Os padres de hoje estão em nossa casa", disse Dom Enemésio |
Depois de ser indagado sobre a responsabilidade que iria assumir e respondendo afirmamente todas as perguntas feita pelo Bispo, Francisco Câmara prostrou-se diante do representante da Igreja, enquanto o povo reunido suplicava a intercessão da igreja triunfante, através dos seus santos e santas. Esse rito demonstra a grande da missão que o sacerdote recebe, mas que ele não está sozinho, tem a graça de Deus, a força do Espírito Santo e a intercessão dos irmãos e irmãs na fé que nos antecederam. Logo após, foi feita a imposição das mãos, primeiro pelo Bispo, depois por todos os sacerdotes concelebrantes.
Prostração diante do bispo |
Seguindo o rito, os pais foram conduzidos ao presbitério, levando as novas vestes sacerdotais ao novo padre, ajudando-o a paramentá-lo. Então novamente aos pés do Bispo, desta vez seria ungido e suas mãos entrelaçadas, para então logo após abrir-se e pronunciar a bênção, primeiramente a seus pais. Então foi saudado por eles e logo após pelos irmãos de caminhada no sacerdócio.
Dom Enemézio deu prosseguimento à Liturgia Eucarística e no momento da comunhão, os parentes e amigos do agora Pe. Francisco, puderam receber a Eucaristia por suas mãos, embora não consagrada por ele. Depois de um momento de silêncio, seguiram-se as homenagens feitas por pessoas vindas de outros estados ao neo-sacerdote, “pai Chicó”, como ficou carinhosamente conhecido. Ele que fez parte da vida de muitas pessoas e passou por muitos lugares. Depois foi a vez do Provincial dos Orionitas, Pe. Tarcísio e em seguida o recém-ordenado, Pe. Francisco, agradecendo a todos que de alguma forma contribuíram para que aquele momento pudesse ser realizado.
Após a bênção, os membros das comunidades e os visitantes foram convidados para um momento de confraternização oferecido pela Paróquia, no largo da matriz, animado pelo jovem paroquiano Zizi, que cantou lindas canções da MPB.
Confira algumas fotos desse momento ímpar na vida de Francisco Câmara.
Fotografia: Lourival Albuquerque
0 comentários:
Postar um comentário