Jovens de idade e de espírito das paróquias Sant'Ana, São Francisco e Santa Teresinha atenderam ao chamado da Igreja e lotaram o Ginásio Poliesportivo do SESI na tarde deste domingo (17).
A missa presidida por Dom Armando e concelebrada por sacerdotes das três paróquias teve como objetivo abrir oficialmente a Campanha da Fraternidade na Diocese. Estiveram presentes da Paróquia de Sant'ana: Freis Ribamar Cardoso (Administrador Paroquial), Cláudio Santos (Vigário) e Padre Cláudio Gilotti (Vigário); da Paróquia São Francisco: Freis Jonecildo da Silva Cruz (novo Pároco), Bernardo Brandão (Provincial dos Franciscanos), Osmar Rodrigues, Evaldo Dimon, Francisco Azevedo; da Paróquia Santa Teresinha, Padre Lauro Henrique (Pároco).
Ginásio do SESI lotado de fiéis na abertura da CF 2013 |
O Ato Penitencial, encenado por jovens da Paróquia de Sant'Ana foi um momento à parte: suplicou o perdão de Deus pelas vezes que a sociedade é omissa com a juventude e a impede de olhar, falar e agir. À Liturgia da Palavra, Frei Francisco Azevedo fez a leitura do Evangelho, que foi atualizado na vida por Dom Armando. Ressaltou que o jovem tem espaço na Igreja e tem grande importância na construção do Reino e lembrou também de vários jovens dos tempos bíblicos que fizeram história e ajudaram na implantação do Reino de Deus, como Isaías, Jeremias, Davi, Samuel, entre outros.
As preces, feitas até em alemão, se uniram às de milhões de jovens do mundo inteiro pedindo a Deus proteção à juventude, que de um tempo para cá tem-se tornado alvo fácil nas mãos daquilo que é mau. Lembrando João Paulo II, o Papa de coração sempre jovem, Pablo o texto do pontífice, enquanto vários jovens caracterizados entravam pelo meio do ginásio: "Precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade. Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade. Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais. Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man. Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".
"Eu acredito na juventude", cantou e dançou o grupo de coreografia jovem |
Agradecendo a colaboração de todos, Frei Ribamar chamou a diretora do SESI, Magna Nascimento, a qual agradeceu carinhosamente o atendimento do pleito. Em resposta, a diretora colocou-se à inteira disposição da comunidade católica, oferecendo o espaço para seus eventos. Ressaltou a importância da escola no desenvolvimento não só intelectual, mas humano e religioso dos alunos. Tanto é que conta com o Projeto Catequese na Escola, que oferece a oportunidade dos alunos terem encontros e fazerem a Primeira Comunhão. A Paróquia de Sant'Ana já auxilia o SESI há cerca de 4 anos.
Dada a bênção, todos se colocaram atrás do trio, que percorreu as principais ruas da cidade até a Praça do Bolo. Caminhando, cantando, rezando e louvando, a juventude carregou a cruz, gritou alto que levava no peito a cruz e no coração o que disse Jesus. Chegado o destino, os sacerdotes rezaram e deram a bênção final.
Veja outras fotos:
0 comentários:
Postar um comentário