Dom Armando presidiu a Missa dos Santos Óleos, onde também os presbíteros da Diocese de Bacabal renovaram as promessas sacerdotais |
Foi realizada nesta quinta-feira (21) na Matriz de Santo Antonio de Pádua - de Trizidela do Vale - a Missa do Crisma, uma cerimônia riquíssima de simbologia, que reuniu o clero da Diocese de Bacabal e todas as instâncias do povo de Deus.
Nesta missa o Bispo consagra o Santo Crisma e abençoa os outros Santos Óleos utilizados nos sacramentos e ritos da Igreja Católica: o óleo dos catecúmenos, que é utilizado no Batismo; o óleo dos enfermos, que é utilizado na unçãos dos enfermos e visa fortalecer os doentes e o óleo do Crisma, utilizado na cerimônia de confirmação e também no rito de ordenação sacerdotal.
Frei William (OFMCap), pároco de Trizidela do Vale |
Presidida por Dom Armando, o bispo diocesano, a Missa contou com a participação integral do povo de nossa Diocese. Como bem lembrou nosso Pastor, ali estavam presentes todos os segmentos da Igreja - o bispo, os presbíteros, diáconos, diáconos permanentes, religiosos e religiosas, leigos, comunidades, pastorais, movimentos... E é justamente essa unidade a principal característica desse momento tão importante, a única ou uma das poucas oportunidades que se tem.
Com toda a assembléia cantando "Povo de reis, assembléia santa, povo sacerdotal, povo de Deus, canta ao teu Senhor", foi sendo entronizado na bonita matriz de Trizidela do Vale sacerdotes de vários municípios, tanto diocesanos quanto regulares. Com o presbitério envolto dos homens escolhidos por Deus e sob a orientação do bispo, deu-se início com o pároco local, Frei William Alves dos Santos (OFMCap) saudando os mais de 25 sacerdotes presentes.
Essências que foram misturadas ao óleo do Crisma sendo apresentadas |
As leituras faziam com que todos fossem guiados à profundidade e ao significado da celebração, tratando da unção, do envio, do sacerdócio, de consagração... Tudo isso foi lembrado na homilia feita por Dom Armando, que destacou três pontos importantes: a experiência da unção com o seu significado para o povo de Deus; a consagração; e a missão do sacerdote, que segundo ele é chamado a ser o outro Cristo, ungidos, enviados para dar a boa nova aos humildes, curar as feridas do povo, libertá-los, levar até eles o óleo da alegria...
Após a homilia todos os irmãos no sacerdócio foram convidados a renovar das promessas sacerdotais, como feito no dia da ordenação. Durante o rito da renovação, Dom Armando exortou-os a serem fiéis a Deus e firmes na vocação.
Antes da consagração e bênçãos dos óleos, os padres fizeram a renovação das promessas sacerdotais, como feito no dia da ordenação. Durante o rito da renovação Dom Vicente exortou-os a serem fiéis à Deus e firmes na vocação, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hb 12:2).
Logo após, através de uma procissão foram acolhidos os óleos e outras oferendas. Um presbítero e dois leigos levaram-no até Dom Armando, que antes da Comunhão benzeu primeiramente o Óleo dos Enfermos. Após a Eucaristia foram bentos o Óleo dos Catecúmenos e também do Crisma, no qual também foram adicionados perfumes, com a súplica de todo o clero para que Deus infundisse-lhe a força do Espírito Santo.
Matriz de Santo Antonio de Pádua repleta de fiéis vindos de todas as partes da Diocese de Bacabal |
Como é um momento importante na vida do Clero, geralmente os sacerdotes recebem algum presente nesta Missa. Nesse caso, cada um foi presenteado com uma estola em comemoração aos 50 anos da Paróquia de Santo Antonio de Pádua, ressaltou Frei William. Após os avisos e agradecimentos finais, jovens encaminharam-se até à frente do altar levando os recipientes que conteriam os óleos para todas as paróquias da Diocese. Logo após, deu-se a bênção final.
Muito bem organizada liturgicamente pelo Diácono Valtemir Teixeira, o Seminarista Pedro de Jesus e Irmã Francisca Célia Silva (Preciosina), a Missa do Crisma também contou com a participação do Ministério Ângelus, da Matriz de Sant'Ana. Um ônibus lotado de fiéis saiu às 16:00h desta terça para representar a Paróquia de Sant'Ana na cerimônia, que também contou com a participação dos nossos dois sacerdotes: Frei Ribamar Cardoso e Padre Cláudio. Também os futuros Diáconos Permanentes estiveram presentes.
Fotografia: Lourival Albuquerque
0 comentários:
Postar um comentário