20 de março de 2013

Nesta quinta-feira: Missa dos Santos Óleos em Trizidela do Vale


Nesta quinta-feira (21), o clero da Diocese de Bacabal estará reunido na Matriz da Paróquia de Santo Antonio de Pádua, em Trizidela do Vale-MA para Missa dos Santos Óleos, Missa do Crisma ou Missa Crismal, como também pode ser chamada a cerimônia oficiada pelo bispo da diocese, onde participam os sacerdotes de todas as paróquias com uma delegação de fiéis para expressar, de modo todo particular, a união da comunidade eclesial. 

Por motivos pastorais, a celebração que tradicionalmente é realizada na quinta-feira santa, em nossa Diocese é sempre antecipada para a quinta-feira anterior ao início da Semana Santa. Até mesmo para que nas celebrações desse período os sacerdotes estejam junto às suas comunidades, celebrando e animando-as e tendo em vista a extensão territorial de nossa Diocese, que abrange 27 municípios, divididos em 17 paróquias. Na oportunidade, o senhor bispo consagra "os santos óleos", que serão utilizados em todas as paróquias para a administração de alguns sacramentos: Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

Igreja Matriz de Santo Antonio de Pádua, em Trizidela do Vale, local onde
será celebrada a Missa dos Santos Óleos
Como é feito todos os anos, foi escolhida uma paróquia para a cerimônia. Ano passado a cidade de Poção de Pedras-MA foi palco deste majestoso encontro do povo de Deus, que contou com a participação de milhares de fiéis. Esse ano, muitas pessoas preparam-se para viajar e participar da Missa na Matriz de Santo Antonio de Pádua, em Trizidela do Vale.

A Missa do Crisma é uma celebração muito bonita e significativa. Após a homilia os padres, diante do bispo, fazem a Renovação das Promessas Sacerdotais. Em outro momento, dentro da Santa Missa, acontece a bênção dos santos óleos. O bispo, os padres e o povo de Deus, todos unidos numa única família, nessa celebração. 

Santos Óleos

Na Quinta-feira Santa, óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.

Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos.
Fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado Santo.

O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal

São abençoados os seguintes óleos:

Óleo do Crisma: Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”.

É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos: Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos: É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Por uma questão de comodidade, a Missa será celebrada às 18:00h. É uma oportunidade de todos os fiéis  verem o rosto dos padres que atuam na Diocese, uma vez que esse momento só é possível poucas vezes a cada ano. 

Arte: Lourival Albuquerque
Fotografia: Frei Lucas, OFM

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes