Frei Jonecildo toma lugar à sede da Presidência, cedida por Dom Armando, de onde o novo Pároco exercerá seu ministério, ensinará e conduzirá |
A Paróquia São Francisco das Chagas tem oficialmente um novo Pároco: Frei Jonecildo da Silva Cruz (OFM). Em uma noite concorrida e com a Igreja Matriz de São Francisco repleta de fiéis de toda a parte da cidade, Dom Armando - Bispo Diocesano - deu posse ao sucessor de Frei Elealdo, neste sábado (23).
O clero franciscano estava bem representado, contando com a participação de Frei Francisco Azevedo, Frei Eriberto, Frei Antonio, Frei Wagner, Frei Evaldo, Frei Osmar, Frei Cláudio, além de Frei Bernardo (Provincial Franciscano), Pe. Lauro Henrique (Pároco de Santa Teresinha) e Frei Ribamar (Pároco de Sant'Ana).
Após a saudação de Dom Armando, o Provincial dos Franciscanos apresentou os membros da nova Fraternidade de Bacabal e agradeceu ao bispo pelo apoio nesta nova caminhada. A seguir, Frei Ribamar leu o decreto episcopal de nomeação do novo Pároco através de um documento chamado Provisão de Pároco e de Vigário. Já Padre Lauro leu a provisão de vigário, dada a Frei Osmar Rodrigues de Jesus, que trabalhará mais diretamente a Frei Jonecildo. Todos os outros frades desempenharão papel de colaboradores.
"Tenha cuidado! São muitas chaves", brincou Frei Heriberto entregando as chaves ao novo Pároco |
Lida as provisões, o novo pároco e vigários paroquiais fizeram sua profissão de fé, base da missão que lhes foi convida. Com mãos estendidas sobre o livro do Evangelho, fizeram o juramento de fidelidade, prometendo "conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica, quer em palavras por mim proferidas, quer em meu procedimento", diz o texto.
Antes da Proclamação do Evangelho, Frei Jonecildo recebeu das mãos de Dom Armando o Evangeliário, do qual foi constituído mensageiro e que deverá transformar em fé viva o que lê, ensinando aquilo que crê e procurando realizar o que ensina. O Evangelho foi proclamado por ele e o bispo atualizou a mensagem evangélica, que tratava da Transfiguração do Senhor.
Após a reflexão, religioso fez sua renovação das promessas sacerdotais e em seguida recebeu o símbolos da nova tarefa que irá assumir: a estola e a casula (símbolos do serviço sacerdotal), as chaves da Igreja (para que tome consciência do cuidado que deverá ter com o templo material), as chaves do Sacrário (lembrando que a vida dos fiéis é alimentada e sustentada pela Eucaristia), o livro da Penitência (referindo-se à uma das tarefas mais importantes do pároco) e, por fim, o documento de nomeação, recebendo a declaração de Dom Armando como definitivamente empossado. A partir desse momento, tomou lugar ao lado de Dom Armando próximo à cadeira da presidência. Já na liturgia eucarística, pôde desempenhar suas funções.
Frei Jonecildo agradeceu ao Provincial, do bispo, aos frades, a seu povo e a seus pais |
Após o momento da Comunhão, falou ao seu povo da alegria de estar pronto para tarefa tão importante de guiar uma parcela do povo de Deus na Paróquia de São Francisco das Chagas, agradeceu ao Provincial a indicação e a Dom Armando a aprovação do seu nome para a função. Como última parte do rito de posse, recebeu do Presidente da celebração a sede da presidência, de onde ele exercerá seu ministério, ensinará e conduzirá. Saudado por todos e bastante aclamado, Frei Jonecildo enviou a assembléia para a missão.
Veja mais fotos da posse:
0 comentários:
Postar um comentário