30 de setembro de 2012

Programação para a visita da imagem de Santa Teresinha

Neste primeiro dia de outubro, os fiéis bacabalenses celebram Santa Teresinha. Para celebrar esta data, definiu-se uma programação em parceria com a Paróquia de Sant'Ana: a imagem chegará à Comunidade Santo Antonio por volta das 11 horas da manhã.

Da chegada até às 13 horas, a Legião de Maria estará responsável pelos momentos de oração. A partir de então, será rezado o Ofício Divino das Comunidades.

Às 13:30h, será apresentado documentários sobre a santa padroeira e às 14:00h o grupo Terços dos homens rezará o Terço Missionário.

Ao término, será o momento de preparar-se para a Missa campal, a partir das 17:00h. Logo após será a procissão até a catedral diocesana, para encerrar essa grandiosa festa.

29 de setembro de 2012

Bento XVI indica 'redes sociais' como tema do Dia Mundial das Comunicações

Foi divulgado na manhã deste sábado o tema para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais, que em 2013 será celebrado em 12 de maio: “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”.

Em nota, afirma-se que um dos desafios mais significativos da evangelização nos dias de hoje é o que emerge do ambiente digital. É sobre este desafio que o tema deste ano, proposto pelo Papa Bento XVI, para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Redes Sociais: portais de Verdade e de fé, novos espaços de evangelização” quer chamar a atenção, no contexto do Ano da Fé.

Os elementos de reflexão são numerosos e importantes: em um tempo no qual a tecnologia tende a tornar-se o tecido que conecta muitas experiências humanas - como as relações e o conhecimento - é necessário questionar-se: - essa pode ajudar os homens a encontrar Cristo pela fé? Porém não basta uma superficial adaptação da linguagem, mas é necessário poder apresentar o Evangelho como resposta a uma contínua pergunta humana de sentido e de fé, que também emerge da rede e nela mesma se faz estrada.

Será também este o modo para humanizar e fazer vivo e vitalizado um mundo digital que impõe, atualmente, um comportamento mais definido: não se trata mais de como utilizar a internet como um «meio» de evangelização, mas de evangelizar considerando que a vida do homem de hoje se exprime também no ambiente digital. É necessário, de modo particular, levar em conta o desenvolvimento e a grande popularidade do social network, que consentiu a acentuação de um estilo dialógico e interativo na comunicação e na relação.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, uma data estabelecida pelo Concílio Vaticano II (“Inter Mirifica”, 1963), vem sendo celebrado em muitos países, com a recomendação dos bispos de todo o mundo, no domingo que antecede a Festa de Pentecostes (2013, 12 maio).

A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é tradicionalmente publicada em ocasião da recorrência da Festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos Jornalistas (24 janeiro).

Começa no Vaticano processo contra ex-mordomo do Papa

Paolo Gabriele (canto direito) durante o julgamento
O julgamento de Paolo Gabriele, ex-mordomo do papa, e do técnico em informática do Vaticano, Claudio Sciarpelletti, pelo roubo e difusão de centenas de documentos de Bento XVI começou neste sábado (29) no Vaticano, em meio a uma grande expectativa. 

Gabriele está presente nesta primeira audiência, que não tem tempo de duração definida, assim como todo o julgamento. O presidente do Tribunal é Giuseppe della Torre, e também fazem parte do processo os juízes Paolo Papanti Pelletier e Venerando Marano. 

O promotor do Vaticano é Nicola Piccardi, e Gabriele, conhecido como "Paoletto", será defendido pela advogada Cristiana Arru, e Sciarpelletti por Gianluca Benedetti. O julgamento será assistido por 20 pessoas, já que é público, e oito jornalistas de diversos meios de comunicação. 

Gabriele pode ser condenado a até quatro anos de prisão e o técnico Claudio Sciarpelletti, acusado de acobertamento, pode ser condenado a um ano de cadeia. Embora o ex-mordomo já tenha se declarado culpado, isso não influenciará os juízes, já que ele pode estar fazendo isso para encobrir outras pessoas, disseram fontes judiciais do Vaticano. 

O papa, como chefe soberano do Vaticano, pode exercer em qualquer momento sua prerrogativa de perdoar o mordomo, mas se não fez isso até agora é sinal de que espera que o julgamento vá até o final. Durante o julgamento podem ser chamadas várias testemunhas, já que na investigação aparecem eventuais cúmplices que se ocultam sob as letras "B" (aparentemente um sacerdote espiritual de Gabriele), "X" e "W".
Não se descarta também que possa ser chamado o secretário particular do papa, Georg Ganswein, de cujo escritório durante vários anos Gabriele roubou e copiou os documentos secretos. 

O escândalo do vazamento de documentos do papa e da Santa Sé, conhecido como "Vatileak", veio à tona no início desse ano, quando uma televisão italiana revelou cartas enviadas a Bento XVI pelo núncio nos EUA, o arcebispo Carlo Maria Viganó, nas quais ele denunciava a "corrupção, prevaricação e má gestão" na administração do Vaticano. 

Em 19 de maio foi publicado um livro com uma centena de novos documentos secretos do Vaticano que revelam supostas tramas e intrigas no pequeno Estado, e no dia 24 de maio Gabriele foi detido.
Sciarpelletti foi preso um dia depois, mas 24 horas depois foi liberado. Paoleto ficou 53 dias detido, até ser colocado em prisão domiciliar.

Agenda para esse final de semana:

SÁBADO, 29

Reunião da Coordenação Paroquial da Pastoral da Juventude 
Local: Comunidade Matriz de Sant'Ana. 
Horário: 14:30h
DOMINGO, 30

Dia 30: Retiro da Pastoral Litúrgica
Local: Comunidade São Raimundo
Horário: a partir das 08:00h
Assessor: Frei Adolfo, OFM
Taxa: R$ 5,00
Dia 30: Formação para Pastoral do Dízimo
Tema: ”Dízimo é benção de Deus e uma história de amor” (pela manhã)
Leitura Orante e Curso de Capacitação para Semana de Conscientização sobre o Dízimo (pela tarde).
Local: Centro Paroquial de Sant’Ana de 8:00h a 17:00h
Assessor: Seminarista Pedro de Jesus

28 de setembro de 2012

Bispos criticam filme anticatólico e blasfemo de "Bollywood"

Cartaz do filme "Kamaal Dhamaal Malamaal",
que ridiculariza a fé católica
A Conferência Episcopal Índia (CEI) expressou seu rechaço e dor pelas brincadeiras contra a Igreja e a fé cristã difundidas no filme "Kamaal Dhamaal Malamaal" (Ria, seja feliz), que estreia hoje e que foi produzido no coração do cinema comercial hindu conhecido como Bollywood.

No filme há cenas que ridicularizam aos sacerdotes e se insultam os símbolos da fé: um presbítero é mostrado como um maníaco da loteria; o Santo Terço é maltratado em todos os lugares; em uma cena o sacerdote faz uso inapropriado da água benta.

Em outra cena o mesmo sacerdote se vê com um monte de notas de dinheiro e com um comportamento nada apropriado ao seu estado sacerdotal.

O porta-voz da CEI, Pe. Domic D'Abrio, em declarações à agência vaticana Fides, assinalou que os Bispos desse país deploram a atitude dos produtores do filme, classificada como cômica-satírica, e estão "entristecidos e adoloridos porque os órgãos competentes, encarregados do controle dos filmes destinados ao público em geral, não realizaram a classificação do filme em questão".

O Pe. D'Ambrio também assinalou que a Conferência Episcopal pediu às autoridades "que garantam o pleno respeito aos símbolos e conteúdos da fé cristã na Índia".

Ante este filme, também reagiram diversas organizações católicas, entre elas o "Catholic Secular Fórum (CSF), que realizou uma marcha, no dia 26 de setembro em Bombay, desde a igreja de São Pedro até a sede do Parlamento regional.

"Com este filme, Bollywood nos ofendeu profundamente", assinalou Joseph Dias, leigo católico responsável pelo CSF, recordando o outro filme, titulado "Kya Superkool Hum Hai" (Somos super geniais), que já ofendeu aos cristãos da Índia.

Além disso, uma delegação de grupos católicos junto ao Pe. Ruben Tellis, representante da Arquidiocese de Bombay, apresentou um memorando ante o Presidente do Conselho Central de Certificação Cinematográfica, exigindo que se retirem as cenas blasfemas do filme, e informou os fatos ao Ministro Federal de Informação e Telecomunicações, Ambika Soni.

Os diversos grupos cristãos pedem a presença de um representante permanente no Comitê de controle, para assim "prevenir tais formas reiterativas de liberdade cinematográfica".

O Pe. Domic D'Abrio advertiu que já "vimos as conseqüências do filme Blasfemo 'A inocência dos muçulmanos'. Os muçulmanos na Índia também estão muito ofendidos e com raiva. Agora são os cristãos os que estão profundamente ofendidos. Tais atos irresponsáveis não deveriam acontecer. A liberdade exige o respeito para todos".

Alguns dias atrás, os católicos na Índia sofreram a profanação da igreja de Santa Maria de Lourdes, no Tamil Nadu, ao sul do país, os responsáveis ainda não foram identificados.

Em resposta a este ataque, em 9 de setembro, os fiéis convocaram um dia de jejum coletivo, no qual participaram 5 mil pessoas, entre eles Bispos e líderes cristãos, que pediram ao governo que proteja as minorias e seus símbolos religiosos.

Fonte: ACI Digital

Ex-mordomo do Papa poderia receber até quatro anos de prisão

Bento XVI e seu ex-mordono, Paolo Gabriele
Começa neste sábado o julgamento de Paolo Gabriele, o ex-mordomo do Papa Bento XVI, e seu cúmplice, o técnico em informática Claudio Sciarpelletti. Os suspeitos poderão receber uma sentença de até quatro anos de prisão pelo "furto agravado de documentos reservados". Conforme explicou ontem na Sala de Imprensa do Vaticano, o promotor de justiça do Tribunal de Apelação do Vaticano, Giovanni Giacobbe, o processo será feito a portas abertas e a primeira audiência será dirigida por um tribunal composto por três juízes leigos.

O promotor assinalou que segundo a lei 403 do Código Penal, a pena mínima por "roubo com agravante" para Paolo seria de três anos, e a máxima de até quatro. Enquanto que o delito de "cumplicidade" tem a pena de um ano. Segundo os acordos do Vaticano com a Itália, a pena seria cumprida em um presídio italiano porque o Vaticano "não conta com uma estrutura presidiaria", assinalou Giacobbe.

Bento XVI, como soberano absoluto do Estado Cidade do Vaticano, poderia eventualmente conceder a graça a seu ex-ajudante em qualquer momento do processo, embora, uma vez iniciado, e devido à distinção entre o direito canônico, que rege a Igreja Católica, e o código penal, que rege o Estado da Cidade do Vaticano, o Santo Padre deveria esperar até o fim do processo para intervir.

O julgamento terá caráter público e a ele poderão comparecer um número limitado de pessoas, entre eles, alguns jornalistas. A gravação está estritamente proibida e somente imagens do início da sessão serão publicadas.

O advogado Giacobbe explicou que o processo não tem uma duração específica, e os acusados poderiam não apresentar-se pessoalmente se decidem enviar seu advogado de confiança.

No caso de não apresentarem um advogado, se atribuir-lhes-ia outro defensor. Os suspeitos não poderão fazer juramento durante o processo, mas as testemunhas têm o dever de fazê-lo.

O perito explicou que o tribunal não poderá pedir assistência à Comissão Cardenalícia que o Papa nomeou para a investigação interna do vazamento dos documentos. Porém, se esta comissão, liderada pelo Cardeal Julián Herranz, decida intervir, o tribunal estará aberto à sua colaboração.

No mês de maio deste ano, o mordomo do Papa, foi detido pela posse de documentos reservados do Vaticano, e permaneceu dois meses em uma cela de segurança na delegacia vaticana. Posteriormente, esteve sob prisão domiciliar em seu apartamento na Cidade do Vaticano, onde vive com sua esposa e três filhos, e atualmente, está sob liberdade condicional.

Conforme explicou Giacobbe, Paolo poderá apresentar-se a julgamento por sua própria vontade "sem necessidade de ir acompanhado pelo corpo da delegacia vaticana". Depois de terminar a fase de interrogatório formal, a primeira audiência do processo judicial será na Sala das audiências do Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano no próximo dia 29 de setembro às 9:30h hora de Roma.

Fonte: ACI Digital

“O uso da imagem de Jesus foi inadequado e inapropriado por parte da revista”, afirma dom Leonardo

Na tarde de hoje, 28 de setembro, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, concedeu uma entrevista, na sede da Conferência, em Brasília (DF), na qual repudiou a publicação da revista Placar em que faz alusão à imagem de Jesus Cristo crucificado. Na fotomontagem da capa da revista, o jogador Neymar, do Santos Futebol Clube, aparece como Jesus na cruz.

Para o secretário geral da CNBB a revista agiu de maneira inadequada e inapropriada. “Houve um uso inadequado da imagem da pessoa de Jesus Cristo. Certamente muitos cristãos se sentiram ofendidos, mas nós temos que dizer que foi um uso inadequado, inapropriado da pessoa de Jesus, que para os cristãos é uma pessoa decisiva, é o fundamento da vida dos cristãos, por isso acho que é uma ofensa. Depois o Ocidente todo está marcado por Jesus Cristo crucificado, por isso usar uma imagem de uma pessoa tão decisiva (Jesus) foi um despropósito da revista”, disse o secretário, que destacou não crer que a população brasileira haja da mesma forma que alguns países islâmicos, como no caso recente do filme sobre o profeta Maomé. “A população brasileira reage de modo diverso. A nossa cultura é outra, mas certamente sentiremos mais por meio de sites, blogs e mídias sociais, a manifestação contrária a capa da revista. Nós já recebemos manifestações contrárias, e claro, não se espera que essas manifestações se estendam às ruas como tem acontecido em outras culturas”, sublinhou o secretário geral.

O diretor de redação da revista, Maurício Barros, destaca que, embora o crucificado “mais famoso” tenha sido Jesus, “Neymar não está retratado como Jesus Cristo, nem de longe”, na fotomontagem feita pela revista em sua capa. Já dom Leonardo Steiner discorda da afirmação do diretor. Segundo o bispo, a imagem exposta na revista é sim a figura explícita de Jesus Cristo. “Nós vemos ali os elementos fundamentais da figura de Jesus Cristo. É visível isso na capa. Até porque aparecem os elementos, como o resto da túnica de Jesus que envolve o corpo e o sinal do traspassamento da lança”, disse.

Dom Leonardo afirmou também que revista quer calar o direito da torcida em se manifestar em relação ao atleta santista, usando uma imagem de Jesus no calvário. “Uma capa neste estilo, neste teor é uma agressão à liberdade da torcida. Estão querendo calar a torcida, que tem direto a se manifestar, e, usar a Jesus Cristo crucificado para dizer que o jogador está sendo crucificado é inibir a liberdade de expressão da torcida. O ‘cai-cai’, a que se refere a revista, foi um elemento que levou a criação da fotomontagem”.

Em relação ao jogador, o secretário geral ressalta que não espera que haja manifestações contrárias por causa da revista. “Espero que não aconteça isso (manifestações). O jogador merece todo o respeito. Ele tem a sua dignidade e espero que ele mantenha esta dignidade, este respeito da parte da torcida em relação a ele”.

Fonte: CNBB

CNBB repudia o uso da imagem de Cristo em capa de revista esportiva

O Secretário Geral da CNBB lendo a nota de repúdio contra a capa da revista Placar, da Editora Abril
Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, recebeu jornalistas na sede da Conferência, em Brasília, para apresentar Nota de Repúdio assinada pela presidência da entidade manifestando profunda indignação com o uso inadequado da imagem de Jesus Cristo crucificado feito por uma revista de esportes.
Veja a íntegra da Nota:
NOTA DE REPÚDIO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, manifesta profunda indignação diante da publicação de uma fotomontagem que compõe a capa de uma revista esportiva na qual se vê a imagem de Jesus Cristo crucificado com o rosto de um jogador de futebol.

Revista Placar desse mês
Reconhecemos a liberdade de expressão como princípio fundamental do estado e da convivência democrática, entretanto, que há limites objetivos no seu exercício. A ridicularização da fé e o desdém pelo sentimento religioso do povo por meio do uso desrespeitoso da imagem da pessoa de Jesus Cristo sugerem a manipulação e instrumentalização de um recurso editorial com mera finalidade comercial.

A publicação demonstrou-se, no mínimo, insensível ao recente quadro mundial de deplorável violência causado por uso inadequado de figuras religiosas, prestando, assim, um grave desserviço à consolidação da convivência respeitosa entre grupos de diferentes crenças.

A fotomontagem usa de forma explícita a imagem de Jesus Cristo crucificado, mesmo que o diretor da publicação tenha se pronunciado negando esse fato tão evidente, e isso se constitui numa clara falta de respeito que ofende o que existe de mais sagrado pelos cristãos e atualiza, de maneira perigosa, o já conhecido recurso de atrair a atenção por meio da provocação.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida

Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Bento XVI presidirá celebração eucarística na abertura do Sínodo

No próximo dia 7 de outubro, o Papa Bento XVI presidirá a Celebração Eucarística por ocasião da abertura da 13º Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. A Missa será concelebrada com os padres sinodais e bispos das Conferências Episcopais espanhola e alemã.

Neste mesmo dia, 27º Domingo do Tempo Comum, o Santo Padre proclamará os “doutores da Igreja”: São Giovanni D’Avila, sacerdote diocesano, e Santa Ildegarda di Bingen, monja professa da Ordem de São Benedito.

Rio de Janeiro recebe Festival Halleluya em preparação a JMJ

Uma grande festa de arte, cultura, promoção humana, diversão e oração para a juventude. Assim será o Festival Halleluya-Rio, que acontece de 29 a 30 de setembro, a partir das 13h, na Quinta da Boa Vista. O evento integra a agenda de eventos preparatórios para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A entrada é franca.

Em sua segunda edição no Rio de Janeiro, o Festival, que é organizado pela Comunidade Católica Shalom em conjunto com a Arquidiocese do Rio, quer ser um grande sinal de paz para a Cidade Maravilhosa.

Na programação haverá shows musicais, apresentações artísticas de dança e teatro, workshops e cursos. Traz como novidade este ano a realização do Festival de Dança Halleluya e um show especial de encerramento, com o tema da JMJ Rio2013 (Ide e fazei discípulos em todas as nações), no qual participarão artistas que se apresentaram nos dois dias do evento.

A promoção humana e social também será uma marca do festival. Em parceria com a Ação de Amor do Cristo Redentor, serão oferecidos à comunidade diversos serviços voltados para cuidados gerais de saúde, estímulo a bons hábitos; atividade física; riscos do tabagismo, álcool e drogas; nutrição; saúde bucal; teste vocacional e cadastro de emprego, dentre outros. Como atividade religiosa, serão celebradas missas nos dois dias do evento. O Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, presidirá a missa do domingo, dia 30, às 15h. Haverá no local ainda um espaço denominado "Tenda da Misericórdia", reservado para adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões, aconselhamentos e orações.

Atrações musicais e culturais
Estão confirmadas as presenças dos cantores católicos Dunga, Padre Omar, Marcio Pacheco, Suely Façanha, Bruno Camurati, Olívia Ferreira, Cosme e Davidson Silva, e das bandas Anjos de Resgate, Sambandorando, Missionário Shalom e Alto Louvor. Destaque para o musical "Canto das Írias", que será apresentado na noite de sábado, dia 29 de setembro. Serão realizadas, também, apresentações do ballet de Santa Teresa e do espetáculo "Canto das Írias", além do grupo finalista do Festival de Dança Halleluya.

Workshops
Serão realizados quatro workshops sobre as artes na Igreja, todos no domingo, dia 30. São Eles: música e liturgia (com integrantes da banda Missionário Shalom); técnica vocal (com a cantora Olívia Ferreira); espiritualidade do ministro de música (com a cantora Suely Façanha), e unção e uso dos carismas na arte (com o cantor Davidson Silva).

Cursos
A programação do Halleluya também trará formações com temas atuais. Serão quatro cursos e uma mesa redonda. Os cursos serão: "Coragem de ser Católico - Ousadia e alegria na vivência da fé católica hoje", "Tudo e mais um pouco sobre a JMJ", "10 motivos para defender a vida" e "Curado para o amor". A mesa redonda terá como tema a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. O objetivo é conhecer a JMJ, tirar dúvidas, trocar experiências e se apaixonar por este grande encontro.

Sobre o Halleluya
O Halleluya é o maior festival de artes integradas do Brasil. Nasceu em 1997, na cidade de Fortaleza, onde este ano bateu recorde de público: recebeu 1,17 milhão de pessoas. O evento coroou as atividades de comemoração dos 30 anos de existência da Comunidade Católica Shalom. Atualmente o Halleluya é também realizado em diversas capitais do Brasil e em alguns países: Israel, França, Inglaterra, Itália.

Fonte: CNBB

27 de setembro de 2012

Santuário de Frei Galvão prepara festa em honra ao santo brasileiro

O Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, em Guaratinguetá, interior de São Paulo, celebrará entre os dias 16 e 25 de outubro, a novena e festa em honra ao primeiro santo brasileiro: Santo Antônio de Sant'Anna Galvão.

Sob o tema principal "Santo Antônio de Sant'Anna Galvão e a Profissão da Fé Cristã", será realizada a novena diariamente as 14h30 e as 19h, seguida sempre da Celebração Eucarística e da quermesse no pátio do Santuário, localizado no Jardim do Vale, Guaratinguetá.

Entre os bispos que participarão da novena estão: Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo da Diocese de Bragança Paulista; Dom Vilson Dias de Oliveira, Bispo da Diocese de Limeira; Dom Carmo João Rhoden, Bispo da Diocese de Taubaté; Dom Francisco Biasin, Bispo da Diocese de Barra do Piraí, Volta Redonda; Dom Joércio Gonçalves Pereira, Bispo Prelado Emérito de Coari/AM; Dom Antonio Afonso de Miranda, Bispo Emérito da Diocese de Taubaté; Dom José Lanza Neto, Bispo da Diocese de Guaxupé; Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, Bispo da Diocese da Campanha; Dom Jacyr Francisco Braido, Bispo da Diocese de Santos; Dom Raymundo, Cardeal Damasceno Assis, Arcebispo Metropolitano de Aparecida.

Entre outros, os temas que serão tratados durante a novena são relativos a Fé em Deus, a Santíssima Trindade, o mistério da Criação, a Divina Providência.

CNBB divulga nota "Eleições Municipais 2012 - Voto consciente e limpo"

Durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 27 de setembro, a presidência da CNBB apresentou a sua mensagem para as eleições municipais 2012. O texto foi aprovado durante a última reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), realizado esta semana na sede da entidade, em Brasília (DF).
A seguir, a íntegra da nota.

Eleições Municipais 2012 - Voto consciente e limpo

O Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília de 25 a 27 de setembro, considerando as eleições municipais do próximo mês de outubro, vem reforçar a importância desse momento para o fortalecimento da democracia brasileira. Estas eleições têm característica própria por desencadear um processo de maior participação em que os candidatos são mais próximos dos eleitores e também por debater questões que atingem de forma direta o cotidiano da vida do povo.

A Igreja louva e aprecia o trabalho de quantos se dedicam ao bem da nação e tomam sobre si o peso de tal cargo, em serviço de todas as pessoas (cf. GS 75). Saudamos, portanto, os candidatos e candidatas que, nesta ótica, apresentam seu nome para concorrer a um cargo eleitoral. Nascido da consciência e do desejo de servir com vistas à construção do bem comum, este gesto corrobora o verdadeiro sentido da atividade política.

Estimulamos os eleitores/as, inclusive os que não têm a obrigação de votar, a comparecerem às urnas no dia das eleições para aí depositar seu voto limpo. O voto, mais que um direito, é um dever do cidadão e expressa sua corresponsabilidade na construção de uma sociedade justa e igualitária. Todos os cidadãos se lembrem do direito e simultaneamente do dever que têm de fazer uso do seu voto livre em vista da promoção do bem comum (cf. GS 75).
A lei que combate a compra de votos (9840/1999) e a lei da Ficha Limpa (135/2010), ambas nascidas da mobilização popular, são instrumentos que têm mostrado sua eficácia na tarefa de impedir os corruptos de ocuparem cargos públicos. A esses instrumentos deve associar-se a consciência de cada eleitor tanto na hora de votar, escolhendo bem seu candidato, quanto na aplicação destas leis, denunciando candidatos, partidos, militantes cuja prática se enquadre no que elas prescrevem.

A vigilância por eleições limpas e transparentes é tarefa de todos, porém, têm especial responsabilidade instituições como a Justiça Eleitoral, nos níveis Federal, Estadual e Municipal, bem como o Ministério Público. Destas instâncias espera-se a plena aplicação das leis que combatem a corrupção eleitoral, fruto do anseio popular. O resgate da ética na política e o fim da corrupção eleitoral merecem nossa permanente atenção.

O político deve cumprir seu mandato, no Executivo ou no Legislativo, para todos, independente das opções ideológicas, partidárias ou qualquer outra legítima opção que cada eleitor possa fazer. Incentivamos a sociedade organizada e cada eleitor em particular, passadas as eleições, a acompanharem a gestão dos eleitos, mantendo o controle social sobre seus mandatos e cobrando deles o cumprimento das propostas apresentadas durante a campanha. Quanto mais se intensifica a participação popular na gestão pública, tanto mais se assegura a construção de uma sociedade democrática.

As eleições são uma festa da democracia que nasce da paixão política. O recurso à violência, que marca a campanha eleitoral em muitos municípios, é inadmissível: candidatos são adversários, não inimigos. A divisão, alimentada pelo ódio e pela vingança, contradiz o principio evangélico do amor ao próximo e do perdão, fere a dignidade humana e desrespeita as normas básicas da sadia convivência civil, que deve orientar toda militância política. Do contrário, como buscar o bem comum, princípio definidor da política?
A Deus elevemos nossas preces a fim de que as eleições reanimem a esperança do povo brasileiro  e que, candidatos e eleitores, juntos, sonhem um país melhor, humano e fraterno, com justiça social.
Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, abençoe nossa Pátria!
Brasília, 27 de setembro de 2012
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida

Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva

Arcebispo de São Luís
Vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Santa Sé adere à convenção que previne crimes contra diplomatas

A Santa Sé aderiu à Convenção da ONU sobre Prevenção e Punição de Crimes contra diplomatas. O instrumento de adesão foi apresentado ao secretário-geral da organização na tarde desta quarta-feira, 26, segundo informa um comunicado da Assessoria de Imprensa da Santa Sé.

O comunicado relata que a Santa Sé, em seu nome e em nome do Estado da Cidade do Vaticano, declarou que tem a intenção de contribuir concretamente com o empenho mundial de prevenção e punição dos crimes cometidos contra os diplomáticos.

“O instrumento de adesão recorda também que a promoção dos valores da fraternidade, da justiça e da paz entre as pessoas e os povos são de suma importancia para a Santa Sé e requerem a observância do estado de direito, assim como respeito dos direitos humanos”, informa o comunicado.

O documento destaca que a adesão à Convenção em questão ratifica a atenção prestada pela Sé Apostólica aos instrumentos internacionais de cooperação judicial em materia penal.

Com a adesão, manifesta-se o desejo da Santa Sé não só de colaborar com a proteção dos diplomáticos, mas também de ajudar a comunidade internacional a manter-se vigilante diante dos riscos do terrorismo.

Nesta perspectiva, a adesão à Convenção em questão confirma a atenção que presta a Sé Apostólica aos instrumentos internacionas da cooperação judicial em materia penal que, como a presente Convenção, “constituem uma garantia eficaz contra as atividades criminais que ameaçam a paz e a dignidade humanas”. 

Artista francesa brinca com a fé dos católicos, desrepeitando Nossa Senhora

Designando-se "artista plástica" (sinceramente, duvido muito seja isso), a francesa Soasig Chamaillard resolveu brincar com a fé do povo católico: ela recolhe estátuas de santas da Igreja Católica e aplica nelas o que ela chama de "criatividade". Adapta a imagem de Nossa Senhora a diversos personagens e faz um verdadeiro circo. A notícia tem chamado a atenção das pessoas e revoltado quem tem Maria como modelo de fé. 

Fica a pergunta: até quando as pessoas vão brincar com o sagrado, desrespeitando e ferindo a fé das pessoas? São fatos como esses que desencadeiam uma série de consequências, às vezes terríveis, como acontece hoje no Oriente por conta das brincadeiras com o profeta Maomé, querido pelos muçulmanos.

Veja algumas das esculturas:
Nossa Senhora com trajes de Barbie, Superman...
... e vampira
Veja mais: Galeria Bol

26 de setembro de 2012

Depois de dois meses, Papa retorna à Praça São Pedro

Liturgia, escola de oração: este foi o tema da catequese de Bento XVI, proferida diante de 25 mil fiéis na Praça São Pedro, na manhã desta 4ª feira. “É o próprio Senhor que nos ensina a rezar” – afirmou o Pontífice.

O Papa disse que “na realidade, somente em Cristo o homem é capaz de se unir a Deus com a profundidade e a intimidade que um filho tem com seu pai. E explicou que “para aprender a viver com mais intensidade a relação pessoal com Deus Uno e Trino, aprendemos a invocar o Espírito Santo, primeiro dom do Ressuscitado aos que creem”. “Na leitura e na meditação das Escrituras, o Espírito Santo nos ensina a rezar”, completou.

A ideia central expressa pelo Pontífice é que existe outra fonte para crescer na oração, estritamente relacionada à precedente: a Liturgia, âmbito privilegiado em que Deus fala com cada um de nós e aguarda nossas respostas.

Mas o que é a Liturgia? Segundo a tradição cristã – como indicado no Catecismo da Igreja Católica – significa a participação do Povo de Deus na obra de Deus. E de que obra de Deus somos chamados a participar? O Concílio Vaticano indica duas respostas: a primeira são as ações históricas que nos salvam, culminadas na Morte e Ressurreição de Jesus Cristo; e a segunda, na celebração da liturgia como «obra de Cristo».

Os dois significados são inseparavelmente ligados, e se resumem na ação de Cristo através da Igreja, especialmente no Sacramento da Eucaristia, no Sacramento da Reconciliação e em outros atos sacramentais que nos santificam. Assim, o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Cristo foi o centro da teologia litúrgica do Concílio. De fato, o Papa recordou que o esquema da Liturgia foi o primeiro tema discutido no Concílio Vaticano II, e também o primeiro a ser aprovado.

Citando mais uma vez o Catecismo, Bento XVI lembrou que “toda celebração sacramental é um encontro dos filhos com Deus e com o seu Pai, em Cristo e no Espírito Santo, e tal encontro se realiza no diálogo, por meio de ações e palavras”. “Portanto, a primeira condição para uma boa celebração litúrgica é que haja oração e conversa com Deus: escuta e resposta. E o elemento fundamental, primário, do diálogo com Deus na liturgia, é a concordância entre o que dizemos com os lábios e o que trazemos em nosso coração. Concluindo o discurso, o Papa insistiu que com esta atitude, nossos corações estarão livres dos fardos deste mundo e subirão ao alto, rumo à verdade e ao amor.

Após a catequese em italiano, Bento XVI fez resumos do texto em várias línguas, inclusive em português:
“Ao tratar o tema da oração, nestes últimos meses, procuramos aprender a rezar de modo cada vez mais autêntico, fixando o olhar em algumas grandes figuras, especialmente no exemplo de Jesus, cientes de que somente Ele é capaz de nos unir a Deus com a profundidade e intimidade de filhos que Lhe podem chamar: Abba, Pai. Pois bem! Um âmbito privilegiado, onde Deus fala a cada um de nós e espera a nossa resposta é a liturgia. Nesta, o povo fiel toma parte na obra de Deus, isto é nas ações por Ele realizadas na história humana que nos trazem a salvação e que culminam na Morte e Ressurreição de Jesus. A liturgia é o «espaço» onde o Mistério da Morte e Ressurreição se torna atual, se faz presente no meu hoje, através da ação de Cristo na Igreja. Por isso, cada celebração litúrgica, especialmente a Eucaristia, é um encontro dos filhos de Deus com o seu Pai, por Cristo e no Espírito Santo.

Queridos peregrinos de língua portuguesa, a todos vós dirijo uma calorosa saudação! Particularmente, saúdo os membros da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém e todos os grupos vindos do Brasil. Tende por centro da vossa vida de oração a liturgia, que vos une ao Mistério de Cristo e ao Seu diálogo com o Pai, procurando que concordem as palavras de vossos lábios com os sentimentos do coração. E que desça sobre vós as bênçãos de Deus”.

Antes de encerrar o encontro, o Papa recordou que hoje celebramos a memória dos santos médicos Cosme e Damião. Bento XVI pediu aos jovens que ajudem a curar os sofrimentos dos irmãos com carinho, e confortou os doentes afirmando que a melhor terapia é a confiança em Deus, a quem falamos com a oração.

Fonte: CNBB

Quase todos os evangélicos não tem moral para criticar católicos por idolatria, diz blogueiro

A comercialização de objetos e materiais ligados a denominações e líderes entre os evangélicos tem se tornado comum e algumas igrejas usam essas oportunidades como uma forma alternativa de arrecadação, além dos dízimos e ofertas.

O blogueiro Danilo Fernandes publicou artigo criticando a prática de comercialização dentro das igrejas. Segundo ele, “80% dos evangélicos não tem moral alguma para criticar católicos, budistas, hinduístas, ou quem quer que seja por conta de idolatria”.

Para Fernandes, a idolatria não se dá por imagens, mas por pessoas: “Não ajoelham diante de estátuas, mas beijam pés de apóstolos, idolatram quinquilharias de Israel, fabricam toda a sorte de porcariada ungida e se babam como vacas por seus ídolos vivos”, critica o blogueiro.

Segundo Danilo Fernandes, o volume financeiro movimentado a partir dos produtos comercializados por igrejas evangélicas, é superior aos valores arrecadados por católicos com suas imagens:

-Hoje, evangélicos movimentam mais fabricando e vendendo toda a sorte de bugiganga gospel do que todas as medalhas e santinhos dos católicos. Mesmo mortos e incapazes de interceder por nós, pobres lascados, ao menos os católicos podem reconhecer na maioria de seus santinhos, estátuas e medalhas pessoas cujas virtudes são dignas de serem seguidas e admiradas – grandes mestres, mártires, servos fiéis dedicados ao serviço do Reino.

Danilo Fernandes questiona os motivos da idolatria entre os evangélicos e afirma que o julgamento desses atos virá de Deus: “E os nossos idolatras, pelo que trocam a grandeza de Deus quando compram as pulseiras, as rosas, as meias, as arcas, as bíblias da prosperidade e as cuecas sujas destes falsos profetas? Coam café ungido nas últimas para aguardar sentados e acordados o juízo de Deus? Pois virá! Virá com certeza!”.
Fonte: Gospel Mais | Divulgação: Midia Gospel

Paróquia de Sant’Ana encerrará mês da Bíblia com grande caminhada

Para celebrar o encerramento do mês de Setembro, a Paróquia de Sant’Ana está organizando a Caminhada da Bíblia. A equipe de Liturgia, junto com as comunidades, já se reuniu para definir os últimos detalhes.

O evento iniciará na Comunidade São Raimundo Nonato, no Bairro Santos Dumont. É de lá que partirá a procissão a partir das 18:00h, que deverá contar com grande número de fiéis, que percorrerão as principais ruas do território paroquial, até chegar à igreja matriz, onde acontecerá a celebração campal da Santa Missa.

Nesse mês dedicado à Palavra de Deus, a igreja intensifica sua ação missionária a fim de tornar o livro sagrado mais conhecido e amado. Círculos bíblicos estão sendo realizados em todas as comunidades, que reúnem-se nas ruas para partilhar um pouco da experiência de vida e de fé. A proposta é que esse trabalho seja realizado não só nesse período, mas que seja constante e é isso que as comunidades têm procurado fazer. E um dos objetivos é justamente trazer as pessoas para próximo da Igreja, e consequentemente, de Jesus Cristo. Sabendo da dificuldade que algumas pessoas têm em relação à isso, até mesmo uma certa resistência, a Igreja procura chegar até essas pessoas.

Os participantes dos círculos são convidados também a participar dessa Caminhada, assim como todas as famílias,  e demostrando nosso amor e nossa fidelidade à Palavra de Deus, devemos levar a nossa Bíblia, seja ela pequena ou grande, nova ou antiga, de qualquer edição, pois independente de qualquer característica ela é inalterável e eterna.  Se hoje vemos tantas coisas horríveis acontecerem na sociedade de hoje, parte delas deve-se ao fato dos pais não transmitirem mais as orientações de Deus a seus filhos. Dá-se mais valor a qualquer outra coisa do que aquilo que é eterno. Por isso a importância de levar a família, os filhos, de demostrar o amor a Deus e à sua Palavra.

Dom Jacinto Brito esclarece matéria publicada no site Folha de São Paulo

Dom Jacinto, Arcebispo de Teresina (PI)
O arcebispo de Teresina (PI), dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, repudiou a publicação de uma matéria no site da Folha de São Paulo em que foram utilizadas, sem o seu conhecimento e sem a sua autorização, palavras “pinçadas” de uma longa entrevista concedida exclusivamente à Revista Cidade Verde.  De um contexto de 22 perguntas com longas e aprofundadas respostas, o jornalista, levianamente, extraiu de maneira sensacionalista expressões que repercutiriam de forma pejorativa e negativamente com relação à postura do arcebispo para com a Igreja Católica.

Assim, para tirar qualquer dúvida, dom Jacinto reafirma a doutrina comum da Igreja: “O Papa é infalível, quando: ex cathedra – fala de fé e moral. O Magistério Ordinário do Romano Pontífice é para ser sempre acolhido e seus ensinamentos postos em prática”.

Quanto ao Celibato, declara e afirma: “O celibato é um dom do Espírito à Igreja de Cristo, que sempre será recebido por muitos homens e mulheres. A respeito da disciplina do celibato relacionada à admissão ao sacerdócio, repeti a prática da Igreja: ela nem sempre existiu como norma. O Oriente Cristão mantém a prática de padres casados e celibatários. Recentemente, o papa Bento XVI permitiu que padres anglicanos, ordenados padres católicos, continuassem com suas famílias. Em suma, o Papa pode mudar essa disciplina, quando achar conveniente, mas o dom do celibato será sempre uma riqueza para a Igreja de Cristo e sinal do Reino futuro”.

É fundamental ressaltar que em ambos os casos, dom Jacinto apenas ilustrou as suas respostas com exemplos que não são afirmativas suas, mas relatos de situações vivenciadas hoje na Igreja.

Ainda na matéria, o jornalista faz afirmações falsas, declarando que o arcebispo de Teresina era ligado à Teologia da Libertação nos anos 80. “Não sou teólogo e jamais me filiei a qualquer movimento ligado à Teologia da Libertação. Meu ministério teve sempre a marca da catequese, do zelo pelas vocações sacerdotais e da ênfase na centralidade da Eucaristia”.

25 de setembro de 2012

Série Mandamentos: 9º Não cobiçarás a mulher do teu próximo!

“Não cobiçarás a casa de teu próximo, não desejarás sua mulher, nem seu servo, nem sua serva, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que pertença a teu próximo” (Ex 20,17).

E Jesus disse: “Todo aquele que olhar para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração” (Mt 5,28). Cristo quer cortar o mal pela raiz porque o pecado nasce no pensamento.

São João distingue três espécies de cobiça ou concupiscência: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Conforme a tradição catequética católica, o nono mandamento proíbe a concupiscência carnal; o décimo proíbe a concupiscência dos bens alheios.

A pureza do coração nos permitirá ver a Deus e nos permite desde já ver todas as coisas segundo Deus. A purificação do coração exige a oração, a prática da castidade, a pureza da intenção e do olhar.

Todo batizado deve lutar contra a concupiscência da carne e as tendências desordenadas das baixas paixões, que são fruto do pecado original. Com a graça de Deus, podemos e devemos alcançar a pureza do coração, pela virtude e pela castidade, pois ela permite amar com um coração reto. A vida de pureza se consegue vivendo o conselho de Jesus: “Vigiai e orai, pois o espírito é forte, mas a carne é fraca” (Mt 26, 41). Uma fuga “heróica” é a do pecado; pois “quem ama o perigo nele perecerá”. Sabemos que “a ocasião faz o ladrão”; logo, a prudência manda fugir do perigo.

Pela pureza do olhar, exterior e interior; pela disciplina dos sentimentos e da imaginação; pela recusa de toda complacência nos pensamentos impuros que tendem a desviar do caminho dos mandamentos divinos, pode-se cultivar uma vida de pureza e santidade. Isto exige fugir de toda ocasião de pecado. A pureza exige o pudor: o vestir-se discretamente para que as outras pessoas não sejam levadas a pecar; o falar com prudência, etc… O pudor preserva a intimidade da pessoa. É não  mostrar aquilo que deve ficar escondido. Está ordenado para a castidade, exprimindo sua delicadeza. O pudor é modéstia. Mantém o silêncio ou certa reserva quando se entrevê o risco de uma curiosidade que não faz bem.

É importante ensinar o pudor a crianças e adolescentes e despertá-los para o respeito à pessoa humana.  A pureza cristã requer uma purificação do clima social. A pureza do coração liberta a pessoa do erotismo tão difuso e afasta-a dos espetáculos que favorecem o “voyeurismo” e a ilusão.

A permissividade dos costumes se apoia numa concepção errônea da liberdade humana; para se edificar, a verdadeira liberdade tem necessidade de se deixar educar pela lei moral. Os responsáveis pela educação precisam dar à juventude um ensino respeitoso da verdade, das qualidades do coração e da dignidade moral e espiritual do homem.
 Prof. Felipe Aquino

Réplica do Cristo Redentor chega a Fortaleza


Fortaleza é a sétima capital do mundo a receber a Exposição Cristo Redentor. A réplica do Cristo deve chegar à cidade nesta quinta-feira, 27, ocasião em que haverá celebração e pregação da Palavra, presidida pelo reitor do Santuário do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Padre Omar Raposo.

A exposição tem como objetivo divulgar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada de 23 a 28 de julho de 2013, com a presença do Papa Bento XVI, no Rio de Janeiro. O evento espera reunir aproximadamente dois milhões de jovens. A turnê da réplica e a exposição começaram visitando a Cidade do Vaticano, em 1º de abril de 2012, e, desde então, vêm sendo levadas a diversas outras capitais do Brasil e do mundo. A réplica já foi doada a dioceses nas cidades de Roma, Paris, Brasília, Belo Horizonte, Aracaju e Curitiba. Ela é também uma homenagem aos 80 anos do Cristo Redentor, celebrados no ano passado.

Para o padre Omar Raposo, “o monumento leva consigo a importância de Cristo, o Redentor, que se mostra de braços abertos para os jovens de Fortaleza e do Brasil. O Cristo é o símbolo maior do Rio de Janeiro e vai ao encontro das demais culturas e países, mostrando que o Rio é uma cidade aberta e acolhedora”, afirmou. O padre acrescenta que a JMJ irá relembrar valores muitas vezes esquecidos pela sociedade, debatendo temas como ecologia, comportamento e cultura.

O pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que vai receber a réplica, padre Ivan de Sousa, explica que a réplica do Cristo Redentor ficará no santuário para que os fiéis possam visitá-la. “A Jornada Mundial da Juventude é um encontro que articula não só a Igreja de Fortaleza, mas todas as arquidioceses do país de uma maneira única. É um momento em que a juventude se reúne em um encontro marcado pela fé, amor e esperança” - ressalta.

Para o padre, bons frutos virão para o Brasil por meio dos jovens que irão participar do evento. Ele defende que, quando estamos perto de Cristo, somos inspirados a fazer boas ações. “É por isso que a réplica estará na Igreja de Fátima, para nos lembrar que o bem deve ser feito, pois boas ações trazem transformação”, avalia.
 
Fonte: Notícias Canção Nova

24 de setembro de 2012

Após AVC, Padre Zezinho tem alta médica e deixa hospital

Após sofrer um leve AVC e ficar internado por cinco dias, o escritor e cantor Padre Zezinho, de 71 anos, recebeu alta médica do Hospital Pio XII em São José dos Campos. 

De acordo com a assessoria da unidade médica, o paciente apresentou boa evolução clínica, já mostrando sinais de recuperação e foi liberado no último domingo, 23 de setembro.

Ainda segundo o hospital, os exames realizados não mostraram alterações significativas e o estado de saúde é estável, com melhora progressiva.

Padre Zezinho foi vítima de um leve Acidente Vascular Cerebral (AVC) do tipo isquêmico na noite da última quarta-feira (19). O paciente foi então levado da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, local onde vive em Taubaté, para o hospital Pio XII, em São José dos Campos, para tratar da recuperação.

O religioso é autor de 1.500 canções religiosas, tendo gravado 120 discos e escrito pelo menos 55 livros.

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região

Patriarcado ortodoxo fala de ataques contra símbolos religiosos

Episódios como esse tem-se tornando cada vez
mais frequentes pelo mundo

O filme anti-Islã que desencadeou violentos protestos em mais de 20 países do mundo pode ser comparado aos ataques contra os símbolos cristãos ocorridos no último mês na Rússia. Foi o que afirmou o Patriarcado ortodoxo russo recordando que a liberdade de expressão deve respeitar claros limites morais. Ao falar sobre a questão foi o chefe do Departamento sinodal para as relações ente Estado e sociedade, o Arcipreste Vsevolod Chaplin, em uma recente entrevista à agência Interfax e divulgada por AsiaNews.

“Pessoalmente – disse Dom Chaplin – creio que as contínuas ações na Catedral de Cristo Salvador, a divulgação de um filme que insulta o fundador do islamismo, os ataques contras as embaixadas estadunidenses e as suásticas nas paredes das sinagodas sejam elos da mesma corrente”. O religioso definiu “loucas” as pessoas que profanaram símbolos, estremamente importantes para específicos grupos sociais, e que praticaram atos de vandalismo contra edifícios considerados desde sempre intocáveis, como as sedes diplomáticas e os lugares de culto.

Segundo o religioso, esses crimes são muito mais graves do que crimes ordinários porque “quando se profana um símbolo importante para uma comunidade, se procura diminuir e desencorajar toda a comunidade”. “Não é uma coincidência – acrescentou – que tais ações tenham depois levado a conflitos em larga escala na história".

O arcipreste convidou em seguida a comunidade internacional a tomar as medidas necessárias para evitar que sejam repetidas tais ações e invocou “penas sérias e inevitáveis” para tais crimes. Recordou também que “a liberdade de expressão deve ter claros limites morais, porque não é absoluta”.

Desde quando, em 17 de agosto, o Tribunal de Moscou condenou a dois anos de detenção as três jovens de um grupo punk – culpadas de “atos de vandalismo motivados por ódio religioso”, numa exibição anti-Putin na Catedral de Cristo Salvador), aumentaram na Rússia episódios de ataques contra símbolos religiosos.

Já está disponível a 3ª Edição do Informativo Paroquial

Desde que foi criada, a Pastoral da Comunicação tem feito a diferença no que diz respeito ao modo com que a Paróquia tem-se comunicado com o seus fiéis. Além do blog, que tornou-se um instrumento muito positivo, investiu-se na comunicação escrita. Em sua 3ª edição, muito mais moderna e com mais qualidade, o informativo traz algumas das principais atividades realizadas pelas pastorais desde o final de julho até o final de agosto, além da agenda de atividades de setembro. 

Ontem, no encerramento do Festejo de São José, Ivane Ramos, que é coordenadora da PASCOM anunciou a entrega do informativo, que também será distribuído entre as várias comunidades da Paróquia, levando mais informação aos fiéis sobre a sua igreja.

Quem interessar pela versão impressa, pode procurar uma das nossas comunidades. Para baixar a versão on line do informativo clique no botão para fazer o download:

Pastoral Vocacional promove o II Cenáculo Vocacional

Jovens paroquianos em momento de adoração eucarística
A Pastoral Vocacional da Paróquia de Sant’Ana, seguindo o seu cronograma pastoral realizou o II Cenáculo Vocacional na Comunidade Porta Aberta (Nossa Senhora da Conceição) com a presença de jovens da comunidade e comunidades vizinhas (Santa Luzia e Matriz) onde os mesmo refletiram sobre a primeira vocação que é ser Cristão. Para ser bom cristão é necessário amar a Deus e amar o próximo. Devemos pedir a força do Espírito Santo que possa agir em nosso coração e nossa ação.
Momento de louvor
Foram feitas colocações de memória do primeiro cenáculo cristão quando os discípulos de portas fechadas clamaram a presença de Deus em suas vidas e saíram inebriados pelo Espírito de Deus os mesmos presentes no Cenáculo Vocacional, pediram que Deus iluminasse suas vidas e pudesse viver sua vocação segundo o coração de Deus.

Seminarista Pedro de Jesus

23 de setembro de 2012

Festejo de São José termina com grande celebração da vida e da fé

Frei Marcos / OFM falando aos fiéis na Missa de encerramento do Festejo de São José
O Festejo de São José terminou ontem (23). Às 18:30h a procissão rumo à igreja do Juçaral iniciou e motivou um grande número de católicos, que agradeciam ou pediam graças através da intercessão do pai adotivo de Jesus.

O percurso durou cerca de uma hora e foi feito pelas principais ruas dos bairros Ramal e Juçaral. Ao chegar na igreja, outro grande número de fiéis já esperava para o início da Missa, que foi presidida por Frei Marcos / OFM.

Sob a organização litúrgica da Pastoral Familiar, esta última noite da festa em homenagem a São José foi um momento dos Na homilia dessa Missa de encerramento, Frei Ribamar ressaltou a importância da festa e também do serviço autêntico e que não busca glórias próprias, sendo necessário ser simples, humilde, confiante, como uma criança...

Imagem do padroeiro, São José
Após a bênção todos puderam compartilhar de um momento muito feliz: além do tradicional jantar, venda de comidas e bebidas, houve também o super bingão, que contemplou várias pessoas com prêmios de grande valor. Termina-se assim uma sequência de festejos quase que ininterrumptos na sede, começando-se em maio (Nossa Senhora de Fátima), junho (Santo Antonio e São João Batista), julho (Sant'Ana), agosto (São Raimundo) e setembro (São José). Agora teremos uma pausa até o final de novembro, quando dará início às festividades a Nossa Senhora da Conceição e Santa Luzia.

Apesar disso, festas como essa que acabou ontem fazem falta, pois são oportunidades únicas de encontrar nossos irmãos e irmãs, partilhar nossa vida e nossa fé.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes