20 de setembro de 2012

Réplica do Santo Sudário terá exposição permantente em São Luís

Detalhes do acervo da exposição permanente do Santa Sundário
na Casa de Oração Rainha da Paz
Um dos maiores mistérios da humanidade é sem dúvida o enigma mais emocional, controverso, e sentimental no mundo de hoje: o Santo Sudário, a mortalha que cobriu o corpo de Jesus Cristo antes que este tenha sido levado ao Santo Sepulcro. Uma réplica da peça religiosa chegou há 15 dias em São Luís , e ficará em exposição permanente na Casa de Oração Rainha da Paz, localizada no bairro Cruzeiro do Anil.

A imagem digitalizada em tamanho semelhante ao da peça original, que se encontra na Catedral de São João Batista, em Turim, na Itália, mostra todos os detalhes dos ferimentos similares aos que Jesus Cristo sofreu durante a crucificação. "Muito embora haja controvérsias sobre a veracidade do Santo Sudário, ao estar diante de sua presença dá para mergulhar no mistério da Paixão e morte de Cristo", explicou Luis Carlos Brito, coordenador da Casa de Oração Rainha da Paz.

De acordo com o coordenador, o sudário, que está guardado na desde o século XIV, é raramente exibido em público, e só acontece em dez e dez anos. A última exposição foi no ano 2010, quando reuniu dois milhões de fiéis de todo o mundo. Luis Carlos Brito, explicou que as vistas à exposição em São Luís podem ser feitas mediante agendamento prévio.

Ao lado da réplica do Sudário na capital maranhense foram colocados quadros que mostram outros instrumentos utilizados na crucificação, como réplicas dos pregos, a coroa de espinhos, a lança e o Flagrum, chicote romano com bolas e ossos nas extremidades que teriam sido usados para açoitar Cristo.

As imagens chegam a impressionar como o formato do rosto de Cristo tão perceptível, as marcas do flagelo e suplício sofridos por Jesus de Nazaré podem ser vistas nos pulsos e nos pés onde foram fincados os pregos, além das marcas de sangue humano na altura dos ombros, resultado da força para carregar a tão pesada cruz. Luis Carlos Brito, explicou que o Santo Sudário é a prova maior da existência de Cristo e do que ele sofreu. A réplica mostra ainda o remendo com outro tecido feito na peça que sofreu um incêndio em 1532 que também deixou marcas da água utilizada para apagar o fogo.

Uma das preocupações era saber se o espaço da Casa de Oração Rainha da Paz caberia a peça religiosa de linho puro que mede quatro metros e trinta e seis centímetros de comprimento por um metro e dez centímetros de largura.

A peça ficará em exposição permanentemente, mas é preciso agendar as visitas através do telefone 3245-4234, por conta da variação nos horários de funcionamento da casa de oração.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes