25 de agosto de 2012

Obrigado aos todos os leigos de nossa Paróquia

Amanhã, último domingo do mês de agosto, celebramos o dia do leigo.

O desenvolvimento desta Paróquia só torna-se possível a partir do trabalho fiel de muitos colaboradores, distribuídos nas pastorais e movimentos: Pastoral do Dízimo, Pastoral Litúrgica, Catequese, Missão, Juventude, PASCOM, Amigos das Vocações, Acolhida, Apostolado da Oração, Associação de São José, Ordem Franciscana Secular, Pastoral Familiar, Terço dos Homens, Legião de Maria, Pastoral da Criança, Pastoral da pessoa Idosa, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Focolares, Renovação Carismática Católica, Mãe Rainham, Acólitos...

Os Leigos são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na sociedade. Pelo batismo, receberam essa vocação que devem vivê-la intensamente a serviço do Reino de Deus.

Antigamente, a missão do leigo era relegada a segundo plano, valorizando-se só o sacerdócio e a vida religiosa. Mas depois do Concílio Vaticano 2, a vocação e missão dos leigos foram revalorizadas, conferindo-lhes a mesma dignidade dos sacerdotes e religiosos.

Dentro da comunidade eclesial, os leigos são chamados a desempenhar diversas tarefas: catequista, Ministro da Eucaristia, agente das diferentes pastorais, serviço aos pobres e aos doentes. São chamados também a colaborar no governo paroquial e diocesano, participando de conselhos pastorais e econômicos.

Não como simples colaboradores do bispo e dos padres, mas como membros ativos da comunidade, assumindo ministérios e serviços para o engrandecimento da Igreja de Cristo.

Apesar desses serviços que desempenham na comunidade eclesial, a missão mais importante dos leigos é no mundo. Eles são chamados a realizar sua missão dentro das realidades nas quais se encontra no dia-a-dia.

Na família, no trabalho, na escola, no mundo da política e da cultura, nos movimentos populares e sindicais, nos meios de comunicação, é chamado a testemunhar, pela palavra e pela vida, a mensagem de Jesus Cristo. Nessas realidades, é chamado a desempenhar sua missão, necessária e insubstituível.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes