20 de agosto de 2012

Frei Ivaldo faz profissão solene dos votos evangélicos

Diálogo entre Frei Ivaldo e o Ministro Provincial, Frei João Muniz
No último sábado (18) Frei Ivaldo Evangelista Mendonça fez a profissão solene dos votos evangélicos, em missa campal na Igreja Matriz de São Francisco das Chagas, em nossa cidade.

A celebração contou com a participação de centenas de fiéis e de parte de religiosos e religiosas que vieram de longe para esse momento especial na vida desse nosso irmão e filho da Paróquia de Sant'Ana, mais especificamente da Comunidade São Raimundo Nonato. Em solene liturgia, Frei João Muniz, Ministro Provincial da Ordem Franciscana, presidiu a celebração que foi concelebrada por Frei Marcos, Frei Elealdo - pároco de São Francisco das Chagas - e demais frades da região.
Frei Ivaldo
Em uma noite muito especial, Frei Ivaldo professou solenemente o seu desejo de ingressa definitivamente na Ordem dos Frades Menores - OFM, fundada por São Francisco de Assis há quase um milênio e que faz parte da história de Bacabal e da nossa Paróquia. Hoje contamos com a ajuda de dois franciscanos em especial: Frei Marcos e Frei Cláudio Santos.O jovem franciscano, diante de toda a assembléia de fé, deu o seu "sim" definitivo ao projeto que já faz parte de sua vida deste muito tempo, tomando para si os votos de pobreza, castidade e obediência.

POBREZA, seguindo Cristo que se fez pobre por amor incondicional aos homens, aqueles que fizeram este votos, não podem ter bens pessoais, renunciam aos bens que por ventura tinham antes do voto, e tudo que venha a ter conseguido através de trabalhos próprios, passa a pertencer a Congregação ou Ordem a que pertença; CASTIDADE, não se casa e se abstêm de todo e qualquer ato sexual, isto não é somente uma obrigação porque é solteiro, mas como uma consagração, oferta de si próprio a Deus, serviço total a Deus, é uma maneira especial de consagrar ao Senhor; OBEDIÊNCIA, todos devem sempre obedecer aos superiores, pois toda obediência é vinculada a uma autoridade, e a obediência só tem sentido a partir da fé.
O neo-professo prostrado enquanto a assembléia suplicava a
força da Igreja Triunfante, através dos seus santos e santas
Logo no início da celebração, foi narrada a sua biografia, destacando aspectos de sua caminhada vocacional, do seu chamado à vocação religiosa. Em um dos momentos mais bonitos da celebração, Frei Ivaldo prosta-se diante do Provincial enquanto toda a assembléia canta invocando a força da igreja triunfante, através dos seus santos e santas, que nos antecederam na fé. 

Após todo o rito de profissão, o neo-professo recebeu de todos os seus irmãos na fé e familiares o abraço carinhoso. Ao final da celebração, agradeceu a todos que desde o início foram importantes em sua caminhada eclesial e vocacional. Logo após todos dirigiram-se ao CEFRAM para um momento de confraternização.

Fotografia: Flickr - Frei Lucas, OFM

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes