4 de agosto de 2012

Acólitos da Comunidade Santa Luzia refletem sobre a importância das vocações

Lourival falando aos jovens sobre as vocações
Quando ouvimos a palavra vocação, logo a entendemos num sentido bastante vago e geral, como sendo uma inclinação, um talento, uma qualidade que determina uma pessoa para uma determinada profissão, por exemplo, vocação de pedreiro, de mãe, de médico. Vocação, em sentido mais preciso, é um chamamento, uma convocação endereçada a uma pessoa, a partir da pessoa de Jesus Cristo, convocando-me a uma ligação toda própria e única com Ele, a segui-lo, (cf. Mc 2,14).
Maria Ângela trouxe reflexão aos jovens através de dinâmica
Foi a partir desse contexto que os acólitos da Comunidade Santa Luzia iniciaram a primeira reunião do mês de agosto, ontem (03). No encontro que marcou O o início de suas atividades no 2º semestre, o assunto foi abordado e refletido no grupo, à luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja.

Nossos sonhos são como aviões...
Tiveram reunidos cerca de 20 jovens, orientados pelo catequista Lourival e pela Vice-Coordenadora do grupo, Maria Ângela Queiroz. Tendo-se o assunto como referência do mês de agosto, o encontro iniciou com animação e em seguida uma dinâmica, onde os participantes escreveriam aquilo que mais desejavam na vida. Depois que cada um escreveu, a jovem conduziu a reflexão enquanto o papel que tinham nas mãos transformava-se através de dobraduras em um avião (representando seus sonhos, que podem "voar altos", ir longe, mas que também por não realizar-se / queda) e em seguida numa cruz, indicando a finalidade suprema de nossa vocação. Em seguida foi feita a abordagem sobre o que é vocação e seus diversos tipos, sempre interagindo com os jovens acólitos e tirando suas dúvidas.

Uma boa parte das vocações sacerdotais e religiosas nasce dos grupos de Acólitos, tendo em vista que estes participam mais de perto do mistério eucarístico e de sua espiritualidade. A partir desse fato, foi pensando no encontro com esse tema, sendo que sua segunda parte será desenvolvida na próxima reunião do grupo, na sexta-feira (10).
...mas é necessário que deixemos Jesus o guiar
Como atividade prática e de reflexão, nas próximas quatro semanas serão desenvolvidos encontros na comunidade refletindo o tema, abordando a cada domingo uma das vocações, a iniciar amanhã (04), com a vocação sacerdotal, e seguindo matrimonial, religiosa e leiga.
Momento de oração do grupo

Será uma oportunidade dos jovens da comunidade conhecerem um pouco mais a realidade vocacional, entenderem o chamado de Jesus e viver com fidelidade a vocação à que forem melhor chamados.
Cartaz mostrando a vocação da maioria dos cristãos

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes