31 de agosto de 2012

Setembro, mês da Bíblia

O mês de setembro se chama, comumente, o Mês da Bíblia, por celebrarmos, no dia 30, o Dia da Bíblia, na Festa de São Jerônimo. Ele foi um grande tradutor da Bíblia, do original hebraico e grego, para o latim, versão chamada de Vulgata e adotada, mais tarde, pelo Cristianismo.

Uma pergunta se faz: “todos os demais dias do ano não são também ‘dias’ da Bíblia?” Sim, é verdade, porque neste Sagrado Livro encontra-se a Palavra de Deus, que é uma Pessoa: Jesus Cristo, a ser buscado diariamente para iluminar a caminhada dos seus discípulos e discípulas, porque só Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6) e Nele todos fomos criados à sua imagem e semelhança.

Proposta para o mês da Bíblia

A proposta para o mês de setembro de 2012 é o estudo do Evangelho segundo Marcos associada ao Projeto nacional de Evangelização: O Brasil na missão Continental. Este projeto foi elaborado pela América Latina após a Conferência de Aparecida e reassumido pela Assembléia dos Bispos do Brasil em 2011.

O Evangelho segundo Marcos foi escolhido em sintonia com o ano Litúrgico que estamos vivenciando, o qual, juntamente com o Projeto Nacional de Evangelização, nos ajudará a revisitar os escritos da Comunidade de Marcos, percorrendo os cincos aspectos fundamentais do processo de formação do discípulo missionário: o encontro com Jesus Cristo, a convenção, o discipulado, a comunhão fraterna e a missão.

O tema escolhido pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é: Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos, e o lema é: Coragem!Levanta-te!Ele te chama!É a expressão presente na narrativa da cura do cego Bartimeu em Mc 10,49. È um texto relevante em Marcos, que nos mostra cada etapa do processo de discipulado e de seguimento de Jesus Cristo.

Com esse projeto da CNBB e o aprofundamento do Mês da Bíblia, damos um novo passo na nossa ação evangelizadora, em continuidade com as ricas experiências e conquistas da Animação Bíblica no Brasil, que tem por objetivo proporcionar a todos os batizados uma experiência mais profunda da fé cristã, possibilitando um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e, por ele, com o Pai, no Espírito Santo.
 
Fonte: Serviço de Animação Bíblica/Paulinas

Bento XVI receberá de presente automóvel elétrico

Papa Bento XVI em um dos modelos de papa móvel
O Papa Bento XVI vai receber como presente de uma empresa francesa um automóvel inteiramente movido a eletricidade. O veículo está adaptado às necessidades do Papa e será de seu uso exclusivo. Na próxima quinta-feira, 6, o novo carro será apresentado à imprensa. Ele foi inteiramente construído de acordo com as exigências da preservação ambiental, sem ruído, sem emissão de carbono, sem consumo de energias fósseis.

Bento XVI é conhecido por sua preocupação com o meio ambiente. E o Estado da Cidade do Vaticano já se antecipou no uso das energias alternativas sendo, por isso mesmo, tido como um dos poucos Estados realmente empenhados na defesa da natureza e da sustentabilidade.

Há algum tempo foi instalada no telhado da Sala Paulo VI uma central fotovoltaica para obter e armazenar energia do sol. No Vaticano são utilizados pelo Corpo da Gendarmeria veículos ditos “ecológicos”. O mesmo acontece com os Museus Vaticanos. Agora será a vez de o Papa ter seu próprio carro elétrico. Ele deverá ser usado internamente no Vaticano ou nas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo. 

Resultado da enquete: O que está faltando ainda na sua família?

Terminando o Mês Vocacional, termina também a nossa enquete que indagou: “O que está faltando ainda na sua família?”. Nas opções foram citados: “tempo para ficar juntos”, “compreensão”, “melhor relacionamento com os pais”, “momentos de oração em família” e, na última opção, “um pouco de tudo”. Procurou-se verificar a realidade familiar em que vive os internautas que acessam ao blog.

O resultado foi o seguinte:
50% dos que responderam à pesquisa afirmaram faltar um pouco de tudo o que foi relacionamento na lista de opções. O resultado talvez parecesse óbvio, já que as famílias têm passado por muitas dificuldades nesses últimos anos: a falta de limite na educação dos filhos, a falta de estrutura, tanto familiar, como financeira, o que leva muitas famílias a colocarem o trabalho acima de tudo e esquecer de partilhar momentos; a falta de compreensão, não somente por parte dos pais, mas pelos filhos também, o relativismo, a falta de convicção religiosa...

Por outro lado, 29,16% relataram a falta de momentos de oração em família. Infelizmente passou-se o tempo em que os pais rezavam juntos com seus filhos e os ensinavam a rezar. Assim como na educação escolar, os pais passaram – ou melhor, jogaram essa tarefa aos catequistas, esquecendo-se de que devem ser “igreja doméstica.
E por último, 20,84% demostraram que falta tempo da família ficar junta. Atarefados demais pelo trabalho, pais estão perdendo o controle sobre os filhos. O resultado disso é sentido por toda a sociedade ao ver os indicadores de violência, uso de drogas e sexualidade desordenada. 

O restante das opções, ou seja, “bom relacionamento com os pais” e “compreensão” não pontuaram.

Aproveitando-se do resultado da pesquisa, convidamos a todos para participar de uma palestra que realizar-se-á amanhã (sábado, 01), na igreja matriz de Sant’Ana, a partir das 19:30h, onde será desenvolvido o tema: “Ética e limite na educação de crianças, adolescentes e jovens”. O encontro será ministrado por Frei Ribamar Cardoso, administrador paroquial e profundo conhecedor de relações humanas.

Santo do Dia: São Raimundo Nonato

Hoje, celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras (seu nome significa "não nascido" porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo. Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho.

Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.

Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado. Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro.

O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.

Devoção a São Raimundo na Paróquia de Sant'Ana

São Raimundo Nonato é patrono em três comunidades de nossa Paróquia: na sede, no Bairro Santos Dumont e na zona rural, nos povoados Lagoa Perto e Mata Diana.

São Raimundo Nonato, rogai por nós!

30 de agosto de 2012

Reta final do Festejo de São Raimundo Nonato

Depois de oito dias de festa e devoção, o Festejo de São Raimundo Nonato chega à reta final. Chegamos hoje à penúltima noite... A movimentação fica mais intensa a cada dia que passa e já se faz os preparativos para a última noite, quando deverá reunir centenas de fiéis agradecendo, pagando suas promessas, louvando e bendizendo a Deus pelas graças alcançadas pela intercessão desse grande santo. 

A programação tanto religiosa quanto cultural já está sendo finalizadas. Para amanhã, dia do padroeiro, a procissão será realizada às 18:00h, saindo da própria comunidade, percorrendo as principais ruas do Bairro e retornando, para então dar continuidade com a Missa campal, concelebrada pelos sacerdotes que prestam serviço pastoral à Paróquia de Sant'Ana. 

Após a celebração, que deverá contar com inúmeras pessoas advindas das várias partes da cidade, seguirão o leilão e também a apresentação da Banda Time Machine, conhecida em nossa cidade e que tocará grandes sucessos da música de todos os tempos. Composta por pessoas conhecidas das nossas comunidades, como Rogério Albuquerquer (ex-músico dos jovens de Adonai), Janaina Rikele, Marcio Diniz, Rogério, Francisco, Uruguaçi, Ismeraldo e Noalison, a banda tem história e promete marcar forte presença e fechar com chave de ouro esse grandioso evento.

Além de tudo isso, tanto o restaurante quanto a lanchonete estarão funcionando plenamente para atenter a grande demanda que está por vir, assim como aconteceu nesses últimos dias, quando os fiéis puderam prestigiar a 9ª Cavalgada de São Raimundo Nonato, dia 26 ou o Super Bingão, que aconteceu ontem. Uma demonstração de que uma comunidade unida pode fazer muito, muito mais...

Como é o Céu?

Ninguém será capaz de descrever plenamente como é o Céu, pois é algo inefável, que não há palavras para explicar. São Paulo disse que aos coríntios que: "o que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam". (1Cor 2,9).

Diz o nosso Catecismo que: "Os que morrem na graça e na amizade de Deus, e que estão totalmente purificados, vivem para sempre com Cristo. São para sempre semelhantes a Deus, porque o vêem "tal como ele é" (1Jo 3,2), face a face: (1Cor 13, 12; Ap 22, 4)". (§1023)

Jesus deixou claro: "o meu Reino não é deste mundo" (Jo 18,36), e falou muito do Céu: "De que vale o homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a vida eterna" (Mc 18,36); "ajuntai tesouros no Céu onde a traça e o ladrão não entram..." (Mt 6,20); "os justos resplandecem no Céu" ( Mt 13, 43). Ao moço rico Jesus disse: "Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, e dá aos pobres, terás um tesouro no Céu" (Mt 18,21).

O Papa Bento XII (1334-1342), na encíclica "Benedictus Deus" confirmou o Céu como dogma de fé e que lá já estão os santos:

"Com a nossa autoridade apostólica definimos que, segundo a disposição geral de Deus, as almas de todos os santos mortos antes da Paixão de Cristo (...) e de todos os outros fiéis mortos depois de receberem o santo Batismo de Cristo, nos quais  não houve nada a purificar, quando morreram, (...) ou  ainda, se houve ou há algo a purificar, quando, depois da sua  morte, tiverem acabado de fazê-lo, (...) antes mesmo da ressurreição nos seus corpos e de juízo geral, e isto desde a ascensão do Senhor e Salvador  Jesus  Cristo ao Céu, estiveram, estão e estarão no Céu, no Reino dos Céus e no paraíso celeste com Cristo, admitidos na sociedade dos santo anjos. Desde a paixão e a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, viram e vêem a essência divina com uma visão intuitiva e até face a face sem a mediação de nenhuma criatura" (LG 49).

O Papa Paulo VI, em 1967, e sua Profissão de Fé, "O Credo do Povo de Deus", ratificou a realidade do Céu e a intercessão dos santos por nós:

"Cremos que a multidão daqueles que estão reunidos em torno de Jesus e de Maria no Paraíso forma a Igreja do Céu, onde na beatitude eterna vêem a Deus como Ele é, e onde estão também, em graus diversos, associados com os Santos Anjos ao governo divino exercido pelo Cristo na glória, intercedendo por nós e ajudando nossa fraqueza por sua solicitude fraterna " (n. 29).

A grande força da Igreja nesses vinte séculos, que a fez vencer todas as formas de perseguição e tribulação, foi a certeza do Céu; a Igreja sabe que a eternidade lhe pertence; por isso não se desespera nunca com as mazelas deste mundo. Santa Maria Egípcia, após a sua maravilhosa conversão, viveu no deserto, por mais de cinqüenta anos, na mais dura penitência. Próximo da sua morte, São Zózimo lhe perguntou como ela pudera suportar, naquele lugar de horrores, uma vida tão austera. E a resposta foi essa: "Meu padre, com a esperança do Céu"!

É essa "esperança do Céu" que precisa ser re-semeada sobre a terra. Para muitos o Céu já nem existe mais... Que tristeza! Mas como é o Céu? 

O Catecismo nos ensina muitas coisas:
 
"Essa vida perfeita com a Santíssima Trindade, essa comunhão de vida e de amor com Ela, com a Virgem Maria, os Anjos e todos os Bem aventurados, é denominada "o Céu". O Céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva. Viver no Céu é "viver com Cristo" (Jo 14, 3; Fl 1,23; 1Ts 4, 17). Os eleitos vivem "nele", mas lá conservam - ou melhor, lá encontram -  sua verdadeira identidade, seu nome próprio (Ap 2, 17). Por sua morte e Ressurreição Jesus Cristo nos "abriu" o Céu. A vida dos bem-aventurados consiste na posse em plenitude dos frutos da redenção operada por Cristo, que associou à sua glorificação celeste os que creram nele e ficaram fiéis à sua vontade. O céu é a comunidade bem-aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados a Ele." (§1024-1028)

A Igreja ensina que na glória do Céu os bem-aventurados continuam a cumprir com alegria a vontade de Deus em relação aos outros homens e à criação inteira. Já reinam com Cristo; "com Ele reinarão pelos séculos dos séculos. (Ap 22,5; Mt 25, 21. 23)

Na Oração Sacerdotal Jesus disse: "Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a Ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste." (Jo 17, 3). Esta é uma excelente referência de como será o Céu: um conhecimento contínuo de Deus; e, como Deus é infinito, este conhecimento também o será, por toda a eternidade. No Céu não haverá fastio, não nos cansaremos de contemplar a cada instante a Face de Deus que sempre nos será nova. E o louvor, então, naturalmente, será incessante diante das maravilhas de Deus.

Alguns perguntam se no Céu veremos os nossos entes queridos; São Tomás de Aquino, responde: "A contemplação da Essência divina não absorve os santos de maneira a impedir-lhes a percepção das coisas sensíveis, a contemplação das criaturas e a sua própria ação. Reciprocamente, essa percepção, essa contemplação e essa ação não os podem distrair da visão beatífica de Deus. Assim era em relação a Nosso Senhor aqui na terra" (Suma Teológica 30,84).

Disse Santo Agostinho, na "Cidade de Deus", diz que os bem-aventurados "formarão uma cidade, onde terão todos uma só alma e um só coração, de tal sorte que, na perfeição dessa unidade, os pensamentos de cada um não serão ocultos aos outros".
São Francisco Xavier, lá das Indias, escrevia a Santo Inácio de Loyola, seu pai espiritual: "Dizeis, no excesso de vossa amizade por mim, que desejareis ardentemente ver-me ainda uma vez antes de morrer. De fato, não nos tornaremos a ver na terra senão por meio de cartas. Mas no Céu, ah! se-lo-á face a face! E então como nos abraçaremos!" (Cartas de São Francisco Xavier, 93, nº 3).
Prof. Felipe Aquino

Jornada Mundial da Juventude tem 4 mil inscritos em um dia

Em um dia de inscrições, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) recebeu cerca de 4.400 interessados em participar do evento que acontece em julho de 2013 no Rio de Janeiro e terá a presença do papa Bento XVI. As reservas já podem ser efetuadas desde terça-feira, 28 de agosto, mas o anúncio do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, foi feito nesta quarta-feira, o que aumentou o ritmo das inscrições. Os primeiros participantes são jovens de 28 países, divididos em 220 grupos, dos quais 112 são brasileiros. A Igreja espera atrair para o Brasil um total de 2 a 4 milhões de jovens do mundo todo.

Entre os estrangeiros, chineses e árabes já fazem parte da lista, que deve ser composta principalmente por latino-americanos. No primeiro dia, inscreveram-se grupos da Argentina, Equador, Colômbia, Chile, Venezuela, Paraguai e Uruguai. No Continente, somente os argentinos sediaram o encontro, há 25 anos. A JMJ espera receber em seu site a inscrição de 1 milhão de pessoas - e avisa só se responsabilizar pelos grupos que comprarem os pacotes de estadia por meio deste canal oficial. Há 21 modalidades disponíveis, com preços que variam de 106 a 608 reais. Países pobres, principalmente os da África, terão descontos.

Para não concentrar todos os católicos em um só espaço, os jovens serão divididos por idiomas e distribuídos pela cidade durante a semana da JMJ. Haverá 27 palcos para manifestações culturais perto de cada região que abrigará os peregrinos. Até outros municípios, como Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói ajudarão nas acomodações. Integrantes da Igreja fazem vistorias em todas as escolas municipais, estaduais e federais da cidade para verificar a capacidade de alojamento. Outras alternativas de estadia serão casas de famílias, ginásios e igrejas.

O primeiro a se inscrever foi o Papa Bento XVI

O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, garantiu: "Já vivemos o clima da JMJ". Para ele, a abertura das inscrições de peregrinos representa um "passo importante" para a realização do evento. "A Jornada é um investimento na juventude, construindo valores mais humanos e solidários para fazer a diferença na sociedade", afirmou. "E a Igreja é chamada a estar junto nesta construção".

O coordenador-geral da JMJ Rio2013, monsenhor Joel Amado, classificou a Jornada como um "evento maior do que se pode perceber". Ele explicou: "Há um grau de concentração de pessoas muito grande e vai deixar um conjunto de legados". Estes são, enumerou ele, humano, social e econômico. "O convívio cultural e inter-religioso, a união entre os voluntários são exemplos do legado humano", disse. "O social é um projeto de prevenção e recuperação de dependentes químicos. Economicamente, teremos geração de emprego, aumento na demanda do comércio e serviços da cidade", afirmou.

Fonte: CNBB

Bingão de São Raimundo Nonato tem noite de muita alegria e premiação

Ganhadoras da premiação do Super Bingão, ao lado dos comunicadores Ari e Dugum
O pátio da Comunidade São Raimundo ficou pequeno para o número de pessoas que foi prestigiar o Super Bingão, que realizou-se ontem (29).

Com uma valiosa premiação, o evento chamou a atenção das pessoas, que após a Missa presidida por Pe. Cláudio, permaneceram um pouco mais para tentar a sorte e talvez levar para casa prêmios como ferro de passar, liquidificador, celular, ventilador, televisão, conjunto de sofá, bicicleta, fogão, kit construção e a mais cobiçada da noite: uma novilha, que desde o início do bingo, já atrai pretensos compradores.

"As Empreguetes" levaram mais alegria ainda para
a noite de premiação na Comunidade São Raimundo
Enquanto o processo de prestação de contas acontecia, o público podia jantar, lanchar ou confraternizar-se com os demais irmãos vindos de todas as comunidades da Paróquia e também de outras mais distantes. O show não podia parar e para delírio dos que estavam presentes ali, principalmente as crianças, subiu ao palco nada mais nada menos que "As Empreguetes". Bem caracterizado, o grupo que inspirou-se no grande sucesso da novela "Cheias de Charme", da TV Globo, cantou, dançou e levou mais alegria àquele momento especial. Foi um sucesso!

Após a concorrida apresentação, deu-se início ao bingo que levou alegria a cinco ganhadoras:
  • Ana Paula Pereira de Oliveira, ganhadora do ferro de passar e do liquidificador
  • Maria Simone Queiroz, ganhadora do ventilador e do celular
  • Antonia Fraga Gomes, ganhadora da TV e do conjunto de sofá
  • Antonia Cleide Dias dos Santos, ganhadora do fogão e da bicicleta
  • Graciane Vieira da Silva, ganhadora da novilha
Em sentido horário, ganhadoras do 1º ao 4º prêmios; ao centro, ganhadora
da novilha
Os prêmios já estavam à disposição das ganhadoras, exceto a novilha que se encontrava numa fazenda próxima, mas que já foi entregue hoje.

Veja mais fotos dessa noite de premiação:
Fotografia: Lourival Albuquerque

29 de agosto de 2012

Roma: roubada relíquia de João Paulo II

Um caso curioso vivido ontem, terça-feira, em Roma. Foi roubado na parte da manhã e encontrado três horas depois um relicário com uma ampola contendo sangue do Bem-aventurado João Paulo II. A relíquia, subtraída com engano, durante uma viagem de trem, a um sacerdote que a estava levando da capital para a localidade de Allumiere, norte de Roma, onde seria exposta, foi encontrada pela Polícia ferroviária da capital italiana.

O relicário – em bronze prateado e dourado, obra do artista Carlo Balljana – foi abandonado pelos ladrões em meio a arbustos perto da estação de Marina di Cerveteri, norte de Roma. De acordo com a polícia, trata-se da chamada ‘cópia peregrina’ do relicário: o original está guardado na Igreja de Santa Maria Imaculada, no bairro de São João, onde esteve na manhã de ontem o Padre Augusto Baldini, Pároco da Igreja de Santa Maria da Assunção de Allumiere.

“Passei cinco horas de angústia – disse à agência ANSA o sacerdote -; a polícia foi muito eficiente. Na ampola, que se encontra dentro do relicário, é guardado o sangue retirado de Papa Wojtyla após o atentado de 13 de maio de 1981. Devolveram-me o objeto sagrado e nesta quarta-feira será exposto em Allumiere, por ocasião do 25º aniversário da visita Papa João Paulo II à localidade, quando coroou a imagem de Nossa Senhora das Graças”.

Aviso da Coordenação da Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dizimo da Paróquia de Sant’Ana comunica a toda Paróquia que por motivos de força maior não acontecerá o curso de formação que aconteceria neste final de semana dia 2 (domingo) na Comunidade São Raimundo cujo tema seria “Dizimo Benção de Deus e uma História de Amor”. Mas a mesma comunica que acontecerá reunião da coordenação da Pastoral na Igreja Matriz de Sant’Ana às 9:00h para rever outra data para o curso e a preparação da Semana de Conscientização sobre o Dízimo que acontecerá nos dias 14 a 21 de outubro de 2012. 

Nota: A coordenação é formada por representação de cada comunidade que formam a Paróquia de Sant’Ana, por isso, não esqueçam de enviar sua representação de sua comunidade a esta reunião do dia 2 de setembro.
Seminarista Pedro de Jesus

Série Mandamentos: 4º Honrar pai e mãe

Deus estabeleceu a humanidade sobre a família, e colocou os pais como os primeiros educadores dos filhos; por isso colocou este Mandamento: “Honra teu pai e tua mãe” (Dt 5,16; Mc 7,8).

“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Ex 20,12). Jesus cumpriu com perfeição este mandamento: “Era-lhes submisso” (Lc 2,51). São Paulo ensinou aos cristãos: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe”; este é o primeiro mandamento acompanhado de promessas: “para seres feliz e teres uma longa vida sobre a terra””(Ef 6,1-3). “Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, pois isso é agradável ao Senhor” (Cl 3,20).

O respeito do filho pelos pais se revela pela docilidade e pela obediência: “Meu filho, guarda os preceitos de teu pai, não rejeites a instrução de tua mãe… Quando caminhares, te guiarão; quando descansares, te guardarão; quando despertares, te falarão” (Pr 6,20-22). Ensina a Igreja que “Deus quis que, depois dele, honrássemos nossos pais e os que Ele, para nosso bem, investiu de autoridade”. (Catecismo, §2248) Fazendo eco a essas palavras o Papa João Paulo II, disse na Carta às Famílias: “a mãe”, porque eles são para ti, em determinado sentido, os representantes do Senhor, aqueles que te deram a vida, que te introduziram na existência: numa estirpe, numa nação, numa cultura. Depois de Deus são eles os teus primeiros benfeitores…. E por isso: honra os teus pais! Há aqui uma certa analogia com o culto devido a Deus” (CF, 15).

Um aspecto importante na educação dos filhos é a “Bênção dos pais”. Diz o livro do Eclesiástico: “Honra teu pai por teus atos, tuas palavras, tua paciência a fim de que ele te dê a sua bênção”. Honrar é uma expressão muito forte, quer dizer “encher de honra”, de glória, de respeito … e tudo isto deve ser feito “por teus atos e tuas palavras”. “… afim de que ele te dê a sua benção e que esta permaneça em ti até o teu último dia” (Eclo 3, 9- 10).

A benção dos pais para os filhos não é mera formalidade social ou tradicional; mas é a benção do próprio Deus para os filhos “através” dos pais, por meio daqueles que lhe deram a vida.
Prof. Felipe Aquino

Tudo pronto para o Super Bingão da Comunidade São Raimundo

Logo mais a noite será realizado a primeira edição do Super Bingão da Comunidade São Raimundo Nonato.

Esta comunidade, que está em festejo desde o dia 31, é uma das maiores da Paróquia de Sant’Ana. Coordenada pela religiosa das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, Irmã Carmem Lazzari, já são mais de 25 anos de caminha da fé, servindo ao povo do Bairro Santos Dumont e região. Isso exige muito trabalho e também recursos. Com o objetivo de fortalecer financeiramente a comunidade, a equipe de organização do festejo, com a colaboração de Frei Ribamar Cardoso, organizou o super bingão.

As cartelas foram previamente entregues às comunidades e principalmente a membros de pastorais da casa, no R$ 5,00. Além do bingo, a comunidade oferece aos fiéis venda de jantar e uma grande diversidade de lanches.

Celebração paroquial do Dia do Catequista

Pe. Cláudio juntamente com os catequistas
Parte dos catequistas da Paróquia de Sant’Ana encontraram-se ontem (28) na Comunidade São Raimundo para celebrar o dia dedicado a eles.  Estavam representantes das comunidades São Raimundo, Sant’Ana, Nossa Senhora da Conceição, São João Batista, Santa Luzia e Nossa Senhora de Fátima.

Presidida por Pe. Cláudio, assessor pastoral da Catequese, a celebração também contou com inúmeros fiéis, que desde o dia 22 acompanham a novena em honra ao Padroeiro, São Raimundo Nonato. Ao longo de toda celebração, o sacerdote destacou o papel importantes dessas agentes pastorais.
Pe. Cláudio falando aos catequistas
Na homilia, atribuiu à família o papel de primeira catequista e citou o exemplo de muitas crianças que chegam às comunidades sem sequer saber fazer o sinal da cruz. Segundo ele, a família não está cumprindo o seu papel de igreja doméstica, transferindo esse papel para a igreja e os catequistas.

Além de integrar os catequistas, com a celebração pôde-se proporcionar um momento orante e de renovação espiritual, através do sacramento da Eucaristia, alimento principal da caminhada catequética. Ao final da celebração, o coordenador paroquial, Lourival Albuquerque, agradeceu a presença, colaboração e a dedicação de todos os agentes e em seguida Pe. Cláudio fez um momento de bênção e envio à missão a que foi confiado pela igreja a eles. Ainda tivemos aniversariantes, como o jovem Manoel e a jovem catequista Maria Ângela, da Comunidade Santa Luzia. Nesse caso, foi duplamente homenageada. Como momento pós-comunhão, o Ministério Luz das Nações, da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, fez uma linda apresentação, demonstrando o valor da salvação de Jesus aos cristãos.

Veja mais fotos da celebração:
Fotografia: Lourival Albuquerque

28 de agosto de 2012

Forania I realiza encontro de formação litúrgica

Seminarista estagiário Pedro de Jesus Lima,  que desenvolveu o tema "Celebração Eucarística".
A Diocese de Bacabal investindo na formação de seus agentes de pastoral, realizou neste final de semana (sábado, 25) curso de formação litúrgica, um projeto que acontecerá até o final deste ano nas foranias da Diocese. Nesta data citada acima realizou-se a primeira etapa da forania I, que corresponde as paróquias de Bacabal (Sant'Ana, Santa Terezinha e São Francisco), além da Paróquia de São Luis Gonzaga.

O encontro iniciou-se às 08:00h e prolongou-se até às 13:00h, foi assessorado pelo Seminarista estagiário Pedro de Jesus Lima, do Seminário Propedêutico, que desenvolveu o tema "Celebração Eucarística". Tema este de grande importância para as comunidades, já que os que estavam ali presentes são responsáveis pela preparação e execução das atividades litúrgicas, o que torna a sua participação em encontros dessa natureza mais necessária. 

Pedro de Jesus e os participantes do encontro

Através de apresentações em slide, os trabalhos foram desenvolvidos de forma dinâmica, o que possibilitou a participação e a interação entre os participantes. Foi aberto espaço para que as dúvidas em relação ao tema fossem tiradas. Finalizou-se salientando que diante do Mistério celebrado o que era figura no Antigo Testamento, agora se torna realidade em Cristo Jesus. O que em uma mesa é proclamada (Liturgia da Palavra), acontece, sacramentalmente  na outra (Liturgia Eucarística). “Os sacramentos são a Palavra em gestos” (Santo augustinho), porém, temos que celebrar de forma livre e consciente do mistério vivido, que é nosso mistério de Salvação. 

Fotografias: Enviadas por Dionísio Júnior

Celebração paroquial em comemoração ao Dia do Catequista

Será comemorado na data de hoje o dia do catequista com uma Missa, presidida por Pe. Cláudio, assessor pastoral. A celebração será na Comunidade São Raimundo Nonato, a partir das 19:30h. 

Na verdade, a data foi comemorada em todo Brasil no último domingo, quando lembra-se a vocação leiga, mais especificamente a do catequista. Na Paróquia de Sant'Ana, optou-se por celebrar hoje pelo fato da Pastoral Catequética da Comunidade São Raimundo Nonato ser responsável pela liturgia e também pela celebração ser presidida pelo assessor da catequese, Pe. Cláudio.

Inscrições para a JMJ Rio2013 já estão abertas

As inscrições para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro, começaram nesta terça-feira, 28.

A coletiva de lançamento das inscrições acontece nesta quarta-feira, às 10h, na sede do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, no Rio de Janeiro. 

Todos os jovens e adultos que desejarem participar da JMJ devem fazer sua inscrição no site oficial do evento - www.rio2013.com.

De acordo com a diretora do Setor de Inscrições da JMJ Rio2013, Irmã Maria Shaiane Machado, a inscrição é uma pré-reserva para o encontro, onde o peregrino poderá optar pelo seu pacote - alojamento, alimentação, seguro, kit, etc., e a comissão poderá se organizar para acolhê-lo. Contudo a confirmação da inscrição é o pagamento. 

Palestra: Ética e Limite na educação de crianças, adolescentes e jovens

Esse final de semana, mais precisamente no sábado (01/09), a Pastoral Familiar estará promovendo uma palestra muito importante para as famílias em geral. O tema abordado será "Ética e limite na educação de crianças, adolescentes e jovens".

Cientes da realidade em que vive grande parte das famílias, dos seus problemas cotidianos relacionados à essa questão é que foi preparada essa abordagem. Muitas das vezes não estamos preparados para estabelecer limites, falta-nos habilidade para fazê-lo. Falamos demais, exageramos na emoção, e em muitos casos, equivocamo-nos na nossa forma de expressar com clareza e demasiada autoridade.

O encontro será realizado na Igreja matriz de Sant'ana, a partir das 19:30h e será ministrada por Frei Ribamar Cardoso, que além de administrador paroquial é grande estudioso, portador de grande conhecimentos em relações humanas e é destinado a todos aqueles que são responsáveis pela formação e educação de crianças, adolescentes e jovens, ou seja, pais, mães, avós, tios...

A equipe de organização já faz a divulgação através de cartazes que foram enviados às comunidades, principalmente da Paróquia de Sant'Ana, mas está aberto a todos aqueles que sentirem-se interessados pela temática. Também será feita divulgação através de carros de sons pelas ruas, convidando a sociedade em geral para se fazer presente.

27 de agosto de 2012

Série Mandamentos - 3º Guardar Domingos e festas

O Terceiro Mandamento nos lembra que o domingo é o dia do Senhor e a ele deve ser dedicado. “Trabalharás durante seis dias e farás todas as tuas obras. O sétimo dia, porém, é o sábado do Senhor, teu Deus. Não farás nenhum trabalho”. (Ex 20,8-10) O dia do sábado no Antigo Testamento lembrava também a libertação de Israel do Egito. No Novo Testamento recorda agora a Páscoa de Jesus e sua Ressurreição no domingo; por isso, a Igreja, desde os Apóstolos guarda o domingo como o dia do Senhor. (Dominus)

Jesus ressuscitou dentre os mortos “no primeiro dia da semana” (Mc 16,2). Este “primeiro dia”, o dia da Ressurreição de Cristo, lembra a primeira criação. Enquanto “oitavo dia”, que segue ao sábado, significa a nova criação inaugurada com a Ressurreição de Cristo. Para os cristãos, ele se tomou o primeiro de todos os dias, a primeira de todas as festas, o dia do Senhor (“dies dominica”) o “domingo”. São Justino já no século II dizia: “Reunimo-nos todos no dia do sol, porque é o primeiro dia (após o sábado dos judeus, mas também o primeiro dia) em que Deus extraindo a matéria das trevas, criou o mundo e, nesse mesmo dia Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dentre os mortos”.

O Catecismo da Igreja afirma que “Aos domingos e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa”. “Satisfaz ao preceito de participar da missa quem assiste à missa celebrada segundo o rito católico no próprio dia de festa ou à tarde do dia anterior. (CIC. §2180)

“Por isso os fiéis são obrigados a participar da Eucaristia nos dias de preceito, a não ser por motivos muito sérios (por exemplo, uma doença, cuidado com bebês) ou se forem dispensados pelo próprio pastor. Aqueles que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem pecado grave.” (§2181)

As necessidades familiares ou uma grande utilidade social são motivos legítimos para dispensa do preceito do repouso dominical. Neste caso a pessoa deve participar da Missa outro dia. O domingo deve ser dedicado às boas obras; à evangelização, catequese, à caridade, aos serviços aos doentes e idosos. É o dia de se visitar os parentes, descansar; fazer uma reflexão, silêncio, meditação. Quem precisa trabalhar no domingo, então deve buscar o repouso e a oração em outro dia. E os patrões têm a obrigação de facilitar aos empregados ao menos participar da santa missa no domingo.

Professor Felipe Aquino

Zeladores da Mãe Rainha têm momento de espiritualidade

No último sábado (25) realizou-se na comunidade Nossa Senhora da Conceição (Porta Aberta), uma  manhã de espiritualidade das Zeladores da Mãe Rainha. Foi aprofundizado os temas: As Dores e as Alegrias de Maria, para encerrar o encontro foi realizado uma hora de adoração.

Geralmente composto por senhoras, o movimento Mãe Rainha é tem como principal objetivo levar a imagem peregrina a cada lar, fazendo a leitura do Evangelho, refletindo, completando com a Reza do Terço, visitando pessoas enfermas e necessitas de ajuda, principalmente espiritual.

Para ser zelador, são necessárias como exigências: que seja um bom católico e que dê testemunho de vida cristã. No caso de matrimônio: a fidelidade matrimonial. Ter espírito comunitário, bom relacionamento com o pároco e ser aceito pela comunidade. Participar na comunidade paroquial e na vida sacramental da Igreja. Ser uma pessoa responsável e ter certa liderança e dinamismo.

Maria tem pressa de levar seu Filho às famílias de nossa paróquia. Ela quer que todos sejam evangelizados. Por isso é necessária uma boa capacitação a essas pessoas que se colocam à disposição, assim como também momentos de espiritualidade, como aconteceu.

Fotografia: Enviada por Irmã Ísis Ubalda

Começam amanhã as inscrições da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

Faltando menos de um ano para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, não são poucas as dúvidas que surgem de como participar do evento e como será o processo de inscrição. Com o objetivo de dar respostas precisas às perguntas que possam ter os jovens brasileiros e não brasileiros que pretendem vir ao Brasil, a Organização do evento mundial pôs a disposição um manual virtual com o qual eles poderão resolver todas as dúvidas quanto às inscrições para participar da jornada. Para isso basta acessar o site oficial do evento: www.rio2013.com

Este Manual de Inscrição de Peregrinos oferece, passo a passo, como levar a cabo uma inscrição. 

Recordamos que as inscrições serão abertas nesta terça-feira, 28 de agosto. “A inscrição no portal oficial da JMJ Rio2013 representa uma pré-reserva. A confirmação da inscrição é o pagamento. O peregrino já pode optar pelo seu pacote e a JMJ está se organizando para acolhê-lo", disse a responsável do Setor de Inscrições da JMJ Rio 2013, irmã Maria Shaiane Machado.

As inscrições serão realizadas exclusivamente online, através do portal oficial da Jornada - www.rio2013.com. "Incentivamos a todos que façam sua inscrição em grupo, que podem ser formados nas paróquias, comunidades, movimentos católicos, escolas, universidades", diz irmã Shaiane.

Fonte: CNBB

Igreja lembra os 13 anos de morte de dom Helder Câmara

Dom Helder Câmara
Há 13 anos, a Igreja Católica perdia um de seus maiores líderes, o arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Câmara. Mais que uma liderança religiosa, dom Helder era referência na luta pela paz e pela justiça social; seus exemplos e palavras foram perpetuados até hoje. Em homenagem à sua memória, hoje, 27 de agosto, dom Helder terá seus restos mortais trasladados para uma capela especialmente projetada para recebê-los na Igreja da Sé, em Olinda. Até então, os restos mortais de dom Helder estavam guardados em um túmulo provisório em frente ao altar da Igreja da Sé.

Junto deles, serão colocados também os despojos do padre Antônio Henrique Pereira Neto e de dom José Lamartine, ambos amigos do arcebispo. Padre Antônio Henrique foi assessor da Pastoral da Juventude durante o pastoreio de dom Helder e dom José Lamartine, bispo auxiliar. A cerimônia será presidida às 9h pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

O site ‘Pernambuco’ informa que dom José Lamartine está enterrado em uma espécie de cemitério, localizado atrás da Igreja da Sé. Já o padre Antônio Henrique está sepultado no cemitério da Várzea, na Zona Oeste do Recife.

O trabalho de dom Hélder é conhecido em todo o mundo. Ele foi arcebispo de Olinda e Recife e também desempenhou funções em organizações não-governamentais, movimentos estudantis e operários, ligas comunitárias contra a fome e a miséria. Sofreu retaliações e perseguições por parte das autoridades do regime militar brasileiro.

A Igreja das Fronteiras, bairro da Boa Vista, ficou cheia de fiéis e emoção na manhã deste domingo, 26. Às 11h, o padre Sebastião Sá, celebrou missa em homenagem a dom Helder Câmara, dando prosseguimento à programação que decorre desde a última sexta-feira, para lembrar o aniversário da morte do arcebispo. O local foi escolhido porque lá dom Helder viveu os seus últimos dias, até falecer, em 27 de agosto de 1999.
Padre Antônio Henrique foi torturado e assassinado em 1969, durante o regime militar. O crime está impune até hoje, mas ganhou prioridade nas investigações da Comissão Estadual da Memória e Verdade. O sacerdote é tido como "Mártir da Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife".

Fonte: CNBB

Missa da Juventude já tem local definido

Depois de passar pelas comunidades São Raimundo, São João e São José, a Missa da Juventude, que é celebrada mensalmente por Pe. Cláudio, já tem local definido: acontecerá na Comunidade Santa Luzia, no dia 09 de setembro, a partir das 17:00h e contará com a presença de jovens advindos das várias comunidades da Paróquia.

Esta celebração, assim como os encontrões da juventude, vêm chamando a atenção dos jovens para a realidade eclesial. A espiritualidade, a formação e a celebração tem sido pilares da atuação do assessor em atenção à juventude paroquial.

Os jovens têm-se sentido acolhidos com iniciativas que os valorizam como pessoa e também seu trabalho pastoral, incentivando assim a melhor atuação nas comunidades de base.

Realizado encontro com temática vocacional para coroinhas

Irmã Ísis Ubalda, assessora dos coroinha da Paróquia de Sant'ana
Na tarde de ontem (26) os coroinhas da Paróquia de Sant’Ana participaram de um encontro com temática vocacional, promovido pela coordenação e Irmã Ísis Ubalda, assessora pastoral.

Estiveram presentes no encontro membros dos grupos das comunidades São João Batista, Santa Luzia, Nossa Senhora da Conceição, Sant’Ana, Santo Antonio e São José, este último em fase de implantação na comunidade. O objetivo dessa convocação foi refletir o chamado de Deus, através de vocações específicas. Sabe-se que os grupos de coroinhas muitas das vezes tornam celeiros de vocações, principalmente sacerdotais. Os jovens puderam conversar abertamente com a assessora sobre o tema, e através de trabalhos em grupos puderam compreender melhor esta condição.
Conversas em grupos propiciaram a troca de experiência

Após o término do encontro, a coordenadora paroquial, Letícia Marinho, anunciou a Gincana Bíblico-Litúrgica, prevista para o dia 23 de setembro, quando os vários grupos da Paróquia terão um momento de diversão e aprendizado, já que em preparação para o evento serão desenvolvidos estudos específicos sobre Bíblia, objetos, vestes, posições e espaços litúrgicos. Assuntos esses que fazem parte do universo desse ministério tão importante para as comunidades.

Após os agradecimentos, avisos e considerações finais, foi servido um lanche aos jovens participantes do encontro.
Fotografia: Lourival Albuquerque

Cavalgada de São Raimundo atrai centenas de pessoas às ruas de Bacabal

Frei Marcos (esquerda) e Frei Cláudio (direta) conduziam no percurso da cavalgada

Na manhã de ontem (26) os cavaleiros e amazonas tiveram um ponto de encontro em comum: a matriz de Sant’Ana, que abriria o percurso da 9ª cavalgada de São Raimundo Nonato.

A quantidade de pessoas envolvidas impressionou quem participou do evento. Com cavalos, motos e carros, os fiéis acompanharam com entusiasmo e fé todo o percurso, que abrangeu além do território da Paróquia de Sant’Ana. Com em outras edições, passou pela Paróquia de São Francisco das Chagas e Santa Terezinha. Frei Marcos e Frei Cláudio Santos também participaram, dando a bênção inicial e conduzindo pelas ruas da cidade os participantes. O nome de São Raimundo Nonato e a devoção ao santo padroeiro foram levados através de um estandarte.
Elivandro e Antonio na venda de cartelas do bingão

Aproveitou-se também a oportunidade para divulgar o bingão do festejo de São Raimundo, que acontecerá dia 29. Na premiação constam ferro elétrico, liquidificador, ventilador, celular, televisão, conjunto de sofá, fogão, bicicleta, novilha e kit construção. Uma equipe estava preparada para atender a população interessada na compra de cartelas.


Depois de percorrer todo o trajeto, os participantes foram conduzidos ao Centro Comunitário São Raimundo Nonato. À medida que passavam pela frente da igreja, Frei Marcos e Frei Cláudio os abençoavam. Após a bênção, poderiam dirigir-se ao largo da comunidade, onde uma equipe trabalhava para oferecer-lhes um saboroso almoço. A quantidade de pessoas impressionou e deu trabalho à incansável equipe de cozinha, que logo depois já estava pronta para o preparo do jantar vendido à noite.
Frei Marcos e Frei Cláudio aspergindo os cavaleiros
Com uma boa estrutura de som e projeção, os anfitriões envolveram todos através do sorteio de brindes oferecidos pelos colaboradores da cidade. São empresários, políticos e fiéis que acreditam na seriedade desse trabalho e procuram ajudar a comunidade materialmente.

A 9ª edição da cavalgada foi a maior de todas. Agora é se preparar para a comemoração dos 10 anos de história, tradição e fé. Mas aí já é outra história.

Veja algumas fotos desse grandioso evento:
Fotografia: Lourival Albuquerque

25 de agosto de 2012

Parabéns aos nossos Catequistas

Nossos agradecimentos especiais a tantos jovens e adultos que dedicam-se aos ensinamentos do que pregou e viveu Jesus Cristo. Só Deus para recompensar o vosso esforço.

Obrigado aos todos os leigos de nossa Paróquia

Amanhã, último domingo do mês de agosto, celebramos o dia do leigo.

O desenvolvimento desta Paróquia só torna-se possível a partir do trabalho fiel de muitos colaboradores, distribuídos nas pastorais e movimentos: Pastoral do Dízimo, Pastoral Litúrgica, Catequese, Missão, Juventude, PASCOM, Amigos das Vocações, Acolhida, Apostolado da Oração, Associação de São José, Ordem Franciscana Secular, Pastoral Familiar, Terço dos Homens, Legião de Maria, Pastoral da Criança, Pastoral da pessoa Idosa, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Focolares, Renovação Carismática Católica, Mãe Rainham, Acólitos...

Os Leigos são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na sociedade. Pelo batismo, receberam essa vocação que devem vivê-la intensamente a serviço do Reino de Deus.

Antigamente, a missão do leigo era relegada a segundo plano, valorizando-se só o sacerdócio e a vida religiosa. Mas depois do Concílio Vaticano 2, a vocação e missão dos leigos foram revalorizadas, conferindo-lhes a mesma dignidade dos sacerdotes e religiosos.

Dentro da comunidade eclesial, os leigos são chamados a desempenhar diversas tarefas: catequista, Ministro da Eucaristia, agente das diferentes pastorais, serviço aos pobres e aos doentes. São chamados também a colaborar no governo paroquial e diocesano, participando de conselhos pastorais e econômicos.

Não como simples colaboradores do bispo e dos padres, mas como membros ativos da comunidade, assumindo ministérios e serviços para o engrandecimento da Igreja de Cristo.

Apesar desses serviços que desempenham na comunidade eclesial, a missão mais importante dos leigos é no mundo. Eles são chamados a realizar sua missão dentro das realidades nas quais se encontra no dia-a-dia.

Na família, no trabalho, na escola, no mundo da política e da cultura, nos movimentos populares e sindicais, nos meios de comunicação, é chamado a testemunhar, pela palavra e pela vida, a mensagem de Jesus Cristo. Nessas realidades, é chamado a desempenhar sua missão, necessária e insubstituível.

Nota de falecimento: Maria de Almeida Sousa, mãe de Pe. Roberto

Recebemos com grande pesar a notícia do falecimento da sra. Maria de Almeida Sousa, mãe de Padre Roberto, ex-pároco de Sant’Ana, ocorrida ontem. A mesma residia em Pedreiras-MA. Mulher guerreira, mãe de seis filhos, ultimamente vinha passando por diversos problemas de saúde. O filho sacerdote constantemente a visitava e muitas foram às vezes que teve que viajar às pressas para cuidar da mãe e dar suporte aos familiares.

Alguns paroquianos e amigos mais próximos de Pe. Roberto já se deslocaram para Pedreiras, onde acontecerá o sepultamento.

Nesse momento de dor, a Paróquia de Sant’Ana e seus paroquianos, são solidários a esse sacerdote que prestou relevantes serviços à Comunidade paroquial e suas pastorais. E, sobretudo, somos confiantes na graça de Deus, que com certeza a acolheu no seu reino. 

Fotografia: Flickr - Frei  Lucas, OFM

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes