20 de abril de 2013

Programação do Seminário contra a Redução da Maioridade Penal

Para encerrar a Semana da Cidadania, a Pastoral da Juventude (PJ) promoverá um Seminário, que terá como tema principal a redução da maioridade. O encontro acontecerá à nível de cidade, na Catedral Diocesana Santa Teresinha, das 14:00h às 16:30h.

Programação do Seminário

14:00h - Mística de abertura (algumas palavras)
14:15h - Animação e boas vindas à juventude
14:30h - Palestra: "A realidade da Juventude: causas e consequências da Violência" (Frei Ribamar Cardoso Lima -  Secretário Adjunto de Segurança Pública do Estado do Maranhão)
14:50h - Perguntas, contribuições (10 minutos)
15:00h - Palestra: "Segurança Pública e Juventude" (Major Maurício – 15º Batalhão da Polícia Militar)
15:20h - Perguntas, contribuições (10 minutos)
15:30h - Intervalo para o Lanche
15:40h- Animação e música
15:50h- Palestra: “Por que dizer não a redução da Maioridade Penal?” (Kerson Aniston Oliveira, Psicólogo)
16:15h - Perguntas, contribuições (10 minutos)
16:30h - Encerramento

Entenda porque a Igreja é contra a redução da maioridade penal

1. Porque a desigualdade social é uma das causas principais da violência.
2. Porque o dia-a-dia da vida dos/as adolescentes e jovens está marcado pela violência da prostituição, do crime e do tráfico de drogas e com o agravante da ausência de perspectiva de renda decente, num país que
não sabe o que é crescimento econômico sustentado nos últimos 25 anos.
3. Porque ainda são poucas as iniciativas do Poder Público, das Instituições e da Sociedade na proposição e execução das Políticas Públicas para a juventude. 
4. Porque sem a elevação urgente e necessária da escolaridade dos/as jovens empobrecidos, o Brasil não restabelece o diálogo com o futuro, posto que somente um de cada dois destes jovens estuda atualmente no país.
5. Porque o Estado prioriza a política do endividamento, ao invés das políticas sociais, provocando a migração dos jovens para outros países, o desemprego e a descrença no futuro.
6. Porque o sistema penitenciário brasileiro não tem cumprido sua função social de controle, reinserção e reeducação dos agentes da violência, ao contrário, tem demonstrado ser uma escola do crime.
7. Porque nenhum tipo de experiência na cadeia pode contribuir para o processo de reeducação e reintegração dos jovens na sociedade.
8. Porque os crimes cometidos por adolescentes não atingem a 10% do total dos crimes praticados no Brasil.
9. Porque já existem penas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a aplicação de medidas sócioeducativas.
10. Porque os adolescentes e jovens precisam ser reconhecidos/as como sujeitos desta sociedade e, portanto, merecem cuidado, acolhida, respeito e, principalmente, oportunidades.

Fonte: Coordenação Paroquial da Pastoral da Juventude / Casa da Juventude

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes