23 de janeiro de 2013

Um ano sem Irmã Goretti

Irmã Goreti (12/12/1940 - 24/01/2012)
Hoje (24) faz um ano que Irmã Goretti nos deixou. A religiosa  faleceu em consequência de um acidente. Uma motocicleta chocou com ela atravessando a Rua Grande em Bacabal dia 24 de janeiro 2012 às 16:00 hs. O enterro, muitíssimo concorrido, foi no dia seguinte com Missa com Corpo Presente e em seguida o enterro no cemitério ao lado da igreja São Francisco das Chagas em Bacabal.

Biografia

Maria Delurdes César (Ir. Goretti), nasceu no dia 12/12/1940 em Tianguá-CE.

Ir. Goretti era filha de João Abel Ferreira e Raimunda Ferreira César, ambos falecidos. De uma família católica, tinha 19 irmãos, sendo ela a 12ª, chegou ao Maranhão com oito anos de idade. Morou em Caxias-MA e em 1957 veio com sua família para Bacabal.

Residindo na Rua Magalhães de Almeida, próximo da Igreja São Francisco e ao Convento das Irmãs Nossa Senhora dos Anjos, passou a ajudar as irmãs indo quase que diariamente ao Convento, quando da chegada das Irmãs à cidade, em 1958. Tomando gosto pelo trabalho religioso, em 1963, entrou para a Vida Religiosa na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos. Neste tempo fez o Noviciado, e em 1966 fez sua Primeira Profissão e em 1972 fez sua Profissão Solene, todas em Bacabal.

Sua morte repentina foi uma surpresa para todos,
que olhavam sem entender o acontecido.
Já no ano de 1966 foi transferida para Pedro II-PI, lugar em que a Congregação estava abrindo sua segunda casa no Brasil. Ir. Goretti passou depois em Bacabal, novamente em Pedro II, na Porta Aberta em Bacabal, foi para a cidade de Barro Duro-PI e 1994 voltou à nossa terra e aqui ficou até quando Deus a chamou de volta para o lugar de onde ela veio.

Durante estes anos de consagração a Deus, Ir. Goretti César se dedicou aos pobres em primeiro lugar. Com muito amor, doação, espírito de oração atendeu cada pessoa que a ela se dirigia. Cada pessoa encontrava, atendia com intuito de transmitir a Palavra de Deus e de ajudar, seja com palavra de conforto, seja com ajuda material. Com mesmo amor sempre esteve pronta para servir, acolher e sempre rezar pelas necessidades de sua Congregação, da Igreja e do povo de Deus.

Neste espírito e onde viveu Ir. Gorreti também foi uma grande missionária: trabalhou na catequese, na saúde alternativa, como Ministra da Eucaristia; deu assistência à Associação de São José e fundou o grupo de Adoração ao Santíssimo Sacramento na paróquia São Francisco das Chagas; trabalhou nas visitas aos doentes e nas missões populares em várias comunidades, paróquias e nos últimos anos de sua vida muito se empenhou nas visitas pastorais nas comunidades da paróquia São Francisco.

Fotografia: Frei Lucas, OFM
Texto: Frei Lucas, OFM (com adaptações)

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes