31 de janeiro de 2013

Preparativos para Abertura do Ano da Fé na Paróquia

O Ano da Fé foi aberto em 11.10.2012. Na Paróquia de Sant'Ana, acontecerá dia 16.02.2013
Dentre as celebrações realizadas em nossa Paróquia, com certeza uma marcará profundamente o nosso povo: a de Abertura do Ano da Fé, programada para acontecer dia 16 de fevereiro, na Praça Cleômenes Falcão, às 19:30h.

A grandiosa cerimônia cujo tema será “Esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé (1Jo 5,4)”, deverá contar com a participação de nossos sacerdotes e pré-diáconos, além de fiéis de todas as comunidades da sede e zona rural. Padre Cláudio, juntamente com uma competente equipe está cuidando de todos os preparativos. O religioso já reuniu-se previamente com a equipe e enviou para as principais lideranças as atividades que serão realizadas por grupos, pastorais, movimentos e/ou comunidades. 

Assuntos como a Campanha da Fraternidade 2013 e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) deverão ser lembrados. Nesse sentido, os jovens terão papel fundamental nessa celebração - catequistas, acólitos, músicos, entre outros. Vale ressaltar que a última experiência celebrativa em praça pública foi voltada para os jovens, chamou a atenção e motivou esta que será maior ainda.

A expectativa é que esse grande encontro de fé reúna centenas de fiéis. Para isso é necessário uma ampla divulgação, além do convite pessoa a pessoa, que deverá ser feito por todos aqueles que têm fé e muito mais importante que ter: coloque à serviço, fazendo com que outros também possam experimentá-la. 

Abertura do Ano da Fé na Igreja mundial, no Brasil e na Diocese de Bacabal
  
Abertura do Ano da Fé na Diocese de Bacabal. Foto: Frei Lucas, OFM
Proclamado pelo Papa Bento XVI, o Ano da Fé tem como proposta ser um tempo de reflexão para que os fiéis católicos de todo o mundo possam redescobrir os valores da sua fé. 

A cerimônia de abertura para a Igreja do mundo inteiro aconteceu no Vaticano, no dia 11 de outubro de 2012. No dia em que também se comemoram os 50 anos do início do Concílio Vaticano II, o Papa presidiu a celebração eucarística com a participação de 400 concelebrantes. Entre eles, estavam alguns brasileiros, como o cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, que também é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 

No Brasil, foi aberto durante a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional no dia 12/10/2012, durante a missa das 10h. Na Missa Solene, o reitor do Santuário Nacional, Pe. Darci Nicioli, leu a mensagem especial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assinada pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

À nível diocesano, a cerimônia de abertura aconteceu na Catedral Diocesana de Santa Terezinha, no dia 10/11/2012. Nesse período a Igreja Particular de Bacabal estava em Assembléia, realizada no CEFRAM de 09-11/11. Aproveitou-se a oportunidade de ter-se representantes de todo o território diocesano, entre padres, religiosos(as), leigos(as) e representantes de paróquias e pastorais. Na ocasião, Dom Armando concedeu também indulgências plenárias, uma oportunidade para que se viva esse período de graças  (Clique aqui para ver as condições necessárias para recebê-las).

O Ano da Fé termina em 24 de novembro de 2013. 

Nova enquete: Origem dos nossos leitores

Com o objetivo de saber de onde fazem parte nossos leitores, até o dia 26 de fevereiro você poderá votar em nossa enquete, respondendo à seguinte pergunta: A qual comunidade da Paróquia de Sant'Ana você faz parte?

Como resposta temos as nove comunidades da sede. Como sabemos também da abrangência desse veículo de comunicação e das pessoas de outros lugares que o utilizam, temos mais duas alternativas: "não sou da paróquia de Sant'Ana", para o caso das pessoas que residem no território de outras paróquias e "Moro fora da Diocese de Bacabal", para o caso dos leitores que residem foram a abrangência episcopal, que consiste em 27 cidades da região. 

Somos gratos a todos que colaboram!!! Não deixe de participar!

Equipe PASCOM

Campanha da Fraternidade 2013 - Resumo do Texto Base

Introdução

Juventude expressa jovialidade. Jovialidade vem de duas palavras: jovial e idade. Idade significa essência, força, vigor. Jovial vem de Jovis, o nome com que os gregos designavam o deus supremo, o deus da força. Jovialidade é, pois, o vigor, a essência de ser jovem, expressa o sentido de vigor de Deus, força de Deus.

A Igreja no Brasil ao repropor Juventude como o tema da CF deseja refletir, rezar com os jovens, reapresentando-lhes o Evangelho como o sentido de vida e, ao mesmo tempo, como missão. Pois o Evangelho é nossa vida e nossa existência. A CF é um convite para irmos ao encontro dos jovens e, ao mesmo tempo, é um convite aos jovens para se deixarem encontrar por Jesus Cristo.

Jovens seguidores de Cristo 

No processo de constituição de sua identidade, é natural que cada jovem se coloque à procura de referências relevantes. A busca de modelos pelos jovens é uma porta que se abre para lhes apresentarmos a pessoa de Jesus Cristo. Nesse sentido, um importante desafio da evangelização junto aos jovens consiste em ajuda-los a escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes.

O encontro real com Jesus responde às buscas existenciais, provoca entusiasmo, é uma experiência que suscita o discipulado missionário. O seguimento é fruto de uma fascinação, o discípulo é alguém apaixonado por Cristo, a quem reconhece como mestre que o conduz e acompanha (Cf. DA 277). Jesus, na sua juventude, também procurava os mestres e se reunia com sua comunidade. É na comunidade, partilhando a vida, ouvindo as palavras de Jesus que os jovens vão compreender o sentido da vida no plano pessoal e coletivo.

O projeto de Jesus é modelo de projeto de vida para os jovens, pois seu jeito de viver orienta o nosso viver! Jesus viveu para amar. Não viveu para si mesmo, mas para os seus. Jesus é alguém que veio ensinar, primeiramente, não uma doutrina, mas uma nova maneira de ser e de estar no mundo, transformando-o de acordo com os valores do Reino.

A Igreja e o jovem 

A Igreja no Brasil entende que o jovem se constitui em um “lugar teológico”, isto é, acolhe a voz de Deus que fala por ele. De fato, Deus nos fala pelo jovem. Por isso é preciso acolher os jovens, como Jesus Cristo e proporcionar-lhes condições de vida e amadurecimento.

Todas as estruturas eclesiais são, portanto, convocadas a assumir como sua tarefa de expressar afetiva e efetivamente a opção preferencial pelos jovens, especialmente pelos mais empobrecidos (Texto Base 196).

A Igreja, em seu papel de Mãe na fé e Mãe educadora é a grande catequista dos jovens ajudando-os a crescer diante de Deus e dos seres humanos e ensinando-os a vivenciar o Evangelho como dom e tarefa na transformação do mundo. Faz-se necessário, sobretudo nos tempos atuais, uma catequese que ajude os jovens a assumir seu papel na comunidade eclesial e na sociedade. Os jovens precisam fazer a experiência da fé, muito mais do que apenas compreendê-la racionalmente.

A Igreja deve ser para o jovem o lugar do conhecimento e da experiência, do encontro e da amizade. Espaço propício para essa educação são os grupos de jovens, pastorais da juventude, movimentos, novas comunidades, etc. Esses espaços educativos e evangelizadores devem ser incentivados, apoiados e desenvolvidos em todas as nossas comunidades.

Como ministros dos sagrados mistérios, os Pastores devem ser os primeiros a acolher os jovens e servi-los em suas necessidades. Os consagrados, os catequistas, os missionários, os seminaristas, os leigos e os próprios jovens são convidados a se inserir profundamente nas estruturas dessa mudança de época, a encontrar novas linguagens para o anúncio do Evangelho, a testemunhar o amor de Jesus a cada jovem, a utilizar os recursos modernos de comunicação, das artes, dos esportes, enfim, tudo aquilo que possa ser útil e recomendável à consciência cristã.

Jovens protagonistas 

O protagonista é aquele que participa da sociedade e da Igreja de modo a influir significativamente nas transformações que fazem o mundo melhor. Sem o protagonismo o jovem não é motivado para assumir responsabilidade, para tomar iniciativa e para desenvolver habilidades de liderança. A juventude deve ser encorajada a assumir um papel de liderança e ousadia, para testemunhar a nova evangelização.

O protagonismo dos jovens é complementado e enriquecido pela assessoria, pelo preparo e pela experiência de adultos. Esse caminho deve ser trilhado de forma conjunta, fortalecendo o dialogo. A possível desconfiança de leigos e religiosos em relação ao potencial da juventude, para estar à frente de diferentes responsabilidades deve ceder lugar à confiança e ao caminhar junto.

Pistas de ação

- Despertar os jovens para o profundo sentido da consciência humana, que apela sempre para o que há de mais digno, justo e belo;

- Proporcionar aos jovens oportunidades de diálogo com os pais, com os professores, com os sacerdotes, com os consagrados, com os seminaristas, com os catequistas, a respeito de seus projetos, de sua vocação, de seus desafios, de seus medos e de seus sonhos;

- Auxiliar os jovens a se compreender nessa mudança de época e a tomar consciência da realidade da cultura midiática em que se encontram, percebendo valores, desafios e perigos;

- Favorecer condições para que os jovens se abram à preciosidade da espiritualidade e da mensagem cristã, ao encontro profundo e sincero com Jesus Cristo;

- Incentivar os jovens a produzir, em linguagem midiática, mensagens para serem veiculadas no formato de clipping eletrônico, videoclipes para o Youtube e para outras redes sociais.

- Cuidar para que sejam propiciados aos jovens espaços e momentos para o seu encontro pessoal com Cristo;

- Organizar com carinho e com profundidade a catequese de iniciação cristã. A difusão do catecismo jovem (Youcat) tem sido algo válido em muitas dioceses e possibilita ao jovem o conhecimento dos conteúdos fundamentais da fé cristã;

- Promover, nas universidades, debates sobre a relação entre razão e fé, ciência e fé, sobre temas atuais relevantes, etc; 

- Utilizar nas dioceses e paróquias, segundo suas condições, os novos recursos midiáticos de comunicação, não só para o anúncio do Evangelho e divulgação dos eventos pastorais, mas também para uma catequese mais viva e atraente e para uma formação universitária mais abrangente. A novidade do Evangelho pode ser ainda mais atraente quando utilizamos meios modernos de apresentação virtual e dinâmica; 

- Valorizar e acolher os jovens, que devem ser vistos não só como o futuro da Igreja e da Humanidade, mas como o presente. Plenos de riqueza e de potencialidade, eles são fonte de testemunho de um verdadeiro amor a Cristo e à Igreja;

- Reconhecer os jovens como sujeitos de direito, cuja voz deve ser ouvida, acolhida e respeitada;

- Oferecer aos jovens canais de participação e envolvimento nas decisões nas instâncias eclesiais;

- Preparar os jovens para o diálogo inter-religioso, para que desenvolvam o sentido da fraternidade universal dos seres humanos diante de Deus, do respeito às diferenças e principalmente na resolução de conflitos familiares por disparidade de culto, sabendo respeitar as diversidades das experiências religiosas de nosso povo;

- Utilizar as redes para fomentar, divulgar e infundir o bem comum, com fóruns, debates e discussões via Web; reconhecer e favorecer o protagonismo juvenil na cultura midiática. Os jovens devem organizar encontros de formação para educar seus companheiros e outras pessoas ao uso sadio e educativo das novas mídias.

Elaborado por Marcio Canteli, com base no Texto Base da CF 2013

1º Encontro de 2013 dos coordenadores (as) regionais de animação bíblico-catequética acontece em fevereiro

Fevereiro será o mês em que a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irá realizar o 1º Encontro de 2013 com os coordenadores e coordenadoras dos Regionais.

O encontro acontece de 15 e 17, nas dependências das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF). De acordo com o assessor da Comissão, padre Décio Walker, a reunião será direcionada aos “estudos sobre Iniciação à Vida Cristã e ao planejamento do ano”, disse.

Fonte: CNBB

Amor à vida: Casal mantém filho vivo bombeando saco ressuscitador 24 horas ao dia

Wang Lanqin cuidando do filho, que ficou paraplégico aos 23 anos de idade
Após sua história ganhar a mídia e gerar polêmica na China, um casal vai finalmente receber ajuda depois de manter o filho vivo por anos bombeando um saco ressuscitador 24 horas por dia, sete dias por semana, na província de Zhejiang. Fu Xuepeng, que trabalhava como mecânico, ficou tetraplégico aos 23 anos em março de 2006, após sofrer um acidente de carro.

Desde então, sua mãe, Wang Lanqin, e pai, Fu Minzu, se revezam pressionando o dispositivo para ajudar o filho a respirar, já que o casal não pode arcar com os custos de uma internação hospitalar.

 As mãos deles chegaram a ficar deformadas depois de dois anos bombeando, segundo informações da mídia estatal. O trabalho só foi aliviado depois que eles construíram um ventilador mecânico caseiro com a ajuda de parentes.

O problema é que a máquina consumia muita energia e acrescia à conta de luz cerca de 5 a 6 yuan por dia, caso permanecesse ligada 24 horas. Para minimizar os custos, o casal manteve a respiração do filho com o saco ressuscitador durante o dia e só ligava a máquina durante a noite.
Mãos deformadas do pai, de tanto bombear o equipamento
que mantinha o filho vivo

A história do casal acabou amplamente divulgada pela imprensa chinesa, o que provocou uma enxurrada de doações ao casal, fazendo também com que um hospital local anunciasse  ajuda.

Em entrevista ao jornal “China Daily”, o pai Fu Minzu afirmou que “nem por um segundo” pensou em desistir. "Nenhum pai desiste de seu filho, enquanto há uma pequena chance dele viver", disse o agricultor de 67 anos.

Embora o jovem esteja com os movimentos paralisados do pescoço para baixo, ele está consciente. "Muitas pessoas, incluindo funcionários do governo, ofereceram ajuda desde que um jornal publicou a nossa história. Médicos vêm realizando consultas, mas sem uma boa notícia", disse o jovem, que consegue falar com grande esforço, por um curto período de tempo.

Fu Xuepeng afirmou ainda que gostaria de passar por uma operação, mesmo que houvesse apenas 1% de chance de sucesso. "Não sei se terei uma chance nesta vida de pagar de volta aos meus pais o que eles fizeram por mim", afirmou.

10 Conselhos de Bento XVI aos Jovens

1. Conversar com Deus
“Algum de vós poderia talvez identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: “Tinha perdido consciente e deliberadamente o costume de rezar”. Durante estes dias (de Jornada Mundial da Juventude) podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar”.

2. Contar-lhe as penas e alegrias
“Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o ‘direito de vos falar’ durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine com a sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração.
 
3. Não desconfiar de Cristo
“Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso ‘sim’ ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos hoje o que disse no princípio de meu pontificado: Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.
 
4. Estar alegres: querer ser santos
“Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um ‘alto grau’ da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria (…). A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente”.
 
5. Deus: tema de conversa com os amigos
“São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros”.
 
6. No Domingo, ir à Missa
“Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia redescobrireis também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente”.
 
7. Demonstrar que Deus não é triste
“Quem descobriu Cristo deve levar os outros para ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem ele. Mas ao mesmo tempo existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não”.
 
8. Conhecer a fé
“Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em consequência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura”.
 
9. Ajudar: ser útil
“Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e atuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas. Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes”.
 
10. Ler a Bíblia
“O segredo para ter um ‘coração que entenda’ é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerônimo observa a este respeito: ‘O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo’”.
 

Inscrições para voluntários da JMJ são prorrogadas até 15 de fevereiro

Devido à grande procura dos últimos dias, o setor voluntários do Comitê Organizador Local (COL) prorrogou as inscrições dos voluntários até o dia 15 de fevereiro. A partir desta data, a documentação dos novos selecionados será organizada e eles serão divididos por equipes.

De acordo com o setor, os voluntários poderão trabalhar nos locais de hospedagem dos peregrinos, nos pontos de informação espalhados pela cidade, na organização dos eventos durante a Jornada Mundial da Juventude, nos atos culturais, catequeses, tradução, serviços de saúde, comunicação, setor administrativo, entre outros.

A divisão por equipes deverá ser finalizada até abril, quando os voluntários receberão um e-mail do Setor com as informações necessárias para a execução do serviço durante o encontro da juventude com o Papa Bento XVI.

O setor lembra ainda a importância do envio da documentação no prazo previsto para que a seleção dos voluntários seja validada. Isso se refere especificamente aos voluntários nacionais e internacionais.

O prazo para envio da documentação está previsto no e-mail de confirmação que todos receberam. Sem essas informações não é possível completar o cadastro final, invalidando o processo.

Fonte: Canção Nova Notícias

A liturgia e os 50 anos do Concílio

Os membros da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) estão reunidos desde a última segunda-feira (28) em Assembleia Geral na capital gaúcha, Porto Alegre.

A assembleia se encerra na sexta-feira (01) abordando os estudos sobre os 50 anos do Concílio na perspectiva da revitalização do ensino da liturgia, no desenvolvimento de uma formação que contemple as intuições e teologia do documento.

O evento que está na sua 24ª edição é realizado no Convento Capuchinho São Lourenço Brindisi e reúne 56 participantes entre padres, religiosos e leigos que atuam como professores ou formadores de institutos, universidades, faculdades ou como coordenadores da Pastoral Litúrgica nas diversas dioceses brasileiras.

Padre Gustavo Haas, Integrante do Clero da Arquidiocese de Porto Alegre e Presidente da ASLI, destaca a perspectiva da assembleia: “Queremos refletir sobre o documento a partir do ensino e como professores: o que o documento nos diz; o que nos provoca e o que desafia para a nossa missão de hoje”.

A 24ª Assembleia da ASLI recebe representantes do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Santa Carina, Bahia, Pernambuco, Paraná, Amazonas, Goiás e Pará.

Vaticano disponibiliza manuscritos de sua biblioteca na internet

Página de um dos manuscritos disponibilizados online
pela Biblioteca do Vaticano
O Vaticano colocou nesta quarta-feira (30) à disposição dos internautas os primeiros 256 manuscritos da Biblioteca dos Papas, graças a um projeto que pretende disponibilizar na internet mais de oitenta mil documentos.

Até agora, os manuscritos tinham permanecido fechados na Biblioteca do Vaticano protegidos por rígidas medidas de segurança e conservação e só podiam ser consultados por 250 especialistas, informou hoje o jornal "Il Corriere della Sera". O projeto pretende pôr à disposição de qualquer pessoa as páginas destes documentos, que serão digitalizados com o uso de uma tecnologia da Nasa, empregada para conservar as imagens de suas missões espaciais.

Um dos objetivos com a digitalização é evitar a deterioração dos manuscritos devido à prolongada consulta direta dos especialistas. O projeto nasceu de um acordo entre a Biblioteca do Vaticano e a Biblioteca Bodleiana de Oxford, feito em abril de 2012, para disponibilizar seus textos na internet com consulta gratuita.

Os documentos incluem obras de Homero, Platão, Sófocles, Hipócrates, manuscritos judaicos e alguns dos primeiros livros italianos impressos durante o Renascimento e podem ser consultados no site da Biblioteca Vaticana.

A Biblioteca do Vaticano foi criada por volta do ano 1450 pelo papa Nicolás 5º, nos fundos de sua própria biblioteca pessoal. Entre suas joias estão o "Codex Vaticanus", um dos mais antigos manuscritos da Bíblia grega que se tem notícia.

Fonte: Bol Notícias 

30 de janeiro de 2013

Aniversário da Paróquia


Criada em 31 de Janeiro de 1996 e desmembrada da Paróquia de São Francisco das Chagas, a Paróquia de Sant'Ana abrange nove comunidades na sede e seis na zona rural. 

Comunidade Matriz de Sant'Ana (Ramal)
Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Centro)
Comunidade São Raimundo (Santos Dumont)
Comunidade São João Batista (Vila São João)
Comunidade Santo Antonio (Ramal)
Comunidade Santa Luzia (Pantanal)
Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Areal)
Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz (Vila da Paz)

Comunidade São Francisco (Povoado Pinto Teixeira)
Comunidade São Sebastião (Povoado Capoeira)
Comunidade São Pedro (Povoado Pau D'Arco)
Comunidade Santa Luzia (Povoado Palmeiral)
Comunidade São Raimundo Nonato (Povoado Mata de Ana)
Comunidade São Raimundo  (Povoado Lagoa Perto)
Comunidade São Miguel Arcanjo (Povoado Santo Antonio)

Vale ressaltar que o povoado Matão da Buzica, que abrigava a igreja de Santos Reis e o povoado Pinto Viana - Comunidade Nossa Senhora Aparecida -, foram extintos recentemente. A mais nova comunidade é a do Bairro Vila da Paz, criada em outubro de 2012. 

Nesses 17 anos como paróquia, construiu-se uma bonita história, feita por  todas as comunidades, que reúnem suas vidas e dons a serviço do Reino. Por ela já passaram vários colaboradores (leigos, sacerdotes, religiosos e religiosas), que gravaram sua história aqui e carregaram de sentimentos as almas dos fiéis.

O desenvolvimento desta Paróquia só tornou-se possível - e continua acontecendo- a partir do trabalho fiel de muitos colaboradores, distribuídos nos grupos, pastorais e movimentos: Pastoral do Dízimo, Pastoral Litúrgica, Catequese, Missão, Juventude, Apostolado da Oração, Associação de São José, Ordem Franciscana Secular, Pastoral Familiar, Terço dos Homens, Legião de Maria, Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Ministério Extraordinário da Palavra e da Eucaristia, Focolares, Renovação Carismática Católica, Mãe Rainha e Acólitos.

Agradecemos a todos que juntos amam e dão a vida para que o Reino de Deus possa acontecer no dia-a-dia daqueles que buscam Jesus, fonte de toda a bênção!

Perda de fiéis

Faço parte de uma igreja da qual milhões de fiéis no últimos trinta anos foram ser fiéis a outros pregadores. Já eram fiéis a Jesus sendo fiéis aos nossos ensinamentos,mas agora dizem ser mais fiéis a Jesus sendo fiéis a outras doutrinas.

A liberdade do coração humano pode ser questionada, mas é m fato. Todos os dias alguém deixa alguém e vai erguer outro lar, um político deixa seu partido de vai para outro, funcionários trocam de firma por mais dinheiro e chances, artistas mudam de emissora, cantores de gravadora, jogadores de time, religiosos de ordem ou congregação e crentes de igreja ou até de religião. E há religiosos que ficam ateus e ateus que se tornam religiosos. É volúvel o coração humano. Muitos que acham eu acharam depois confessam que não tinham achado…

As histórias de Gedeão, Sansão e Salomão falam de heróis que perderam o rumo e de devotos que terminaram seus dias matando e adorando o deuses. Salomão assusta. É de se admirar que alguém ainda imite Salomão e Gedeão e os aponte como modelo. Sábios como qual Salomão: o do templo, o poeta, o que matava ou o idólatra? Fiéis como qual Gideão? O que matava esfolava, roubava e que terminou seus dias vendo um filho bastardo matar seus outros 69 filhos? O pai violento em nome de Deus que quebrou estátuas dos outros e empatou a fé a ferro, a fogo e a mentiras passou seu terrorismo aos filhos.

Sou membro de uma igreja que até recentemente era a que mais perdia fieis para outras. Agora as outras que levavam nossos fieis estão provando do mesmo veneno. Seus fiéis estão indo para outras igrejas congêneres.

Agora quem mais muda de igreja não são os católicos e, sim, os convertidos de ontem que se convertem outra vez para Jesus, mas numa nova congregação. É duro ter que dize-lo, mas ´ditado popular o lembra: Infiel uma vez infiel duas ou três. Fidelidade não parece ser o forte de nossos dias. Tem valido mais o projeto pessoal e a vantagem pessoal de quem muda. Se o faz é por achar que ganha alguma coisa com a mudança. Senão,não of ária. Se aparecer alguém com melhor oferta, mudará! É o pragmatismo levado ao púlpito e ao altar.

Se isto e assusta ou preocupa? Não. Que foi embora deve saber porque foi, quem pensa em voltar deve saber porque está voltando e quem se acha mais de Deus que os outros deve saber porque diz o que diz. Se não sabe está brincando de crer!

Crer que Deus é Pai é um ato de fé e conversão, diz Bento XVI

O Papa Bento XVI prosseguiu nesta quarta-feira, 30, as reflexões sobre o “Credo” – profissão da fé católica, como tem feito desde a semana passada, quando falou sobre “Eu creio em Deus”.

Nesta segunda reflexão, o Santo Padre concentrou os ensinamentos em torno da primeira definição de Deus que o Credo apresenta: Ele é Pai. Bento XVI ressaltou que quando a paternidade de Deus é professada, deposita-se a  fé no poder do seu amor que no seu Filho morto e ressuscitado derrota o ódio, o mal, o pecado e abre a vida eterna aos que creem.

“Dizer ‘Eu creio em Deus Pai onipotente’, no seu poder, no seu modo de ser Pai, é sempre um ato de fé, de conversão, de transformação do nosso pensamento, de todo o nosso afeto, de todo o nosso modo de viver”, explicou o Pontífice.

O Papa disse que o reconhecimento de Deus como Pai é uma tarefa dificultada pelo estilo de vida ocorrente principalmente no mundo ocidental.

Segundo Bento XVI, a vida familiar passa por diversas intervenções como os compromissos de trabalho mais exigentes, as preocupações, a dificuldade de enquadrar as contas familiares e a invasão dos meios de comunicação de massa na vida cotidiana.

Com isso as referências de paternidade acabam ficando prejudicadas, diz o Papa. “Para quem teve a experiência de um pai demasiado autoritário e inflexível, ou indiferente e pouco afetuoso, ou até mesmo ausente, não é fácil pensar com serenidade em Deus como Pai e abandonar-se a Ele com confiança”.

No entanto, o Santo Padre acredita que nos Evangelhos, a figura de Deus como Pai é construída, especialmente no Mistério Pascal de Cristo Jesus. O Papa citou alguns exemplos bíblicos que reforçam a imagem amorosa e paterna de Deus. A partir deles, é possível afirmar: “Deus é um Pai que não abandona nunca os seus filhos, um Pai amoroso que sustenta, ajuda, acolhe, perdoa, salva, com uma fidelidade que supera imensamente a dos homens, para abrir-se a uma dimensão da eternidade.”

O Papa ressaltou que é necessário entender que o pensamento de Deus é diferente do pensamento humano. Suas vias diferentes e sua onipotência são diferente: não se exprime como força automática ou arbitrária, mas é marcada por uma liberdade amorosa e paterna.

Ao concluir a reflexão, o Santo Padre rezou pedindo a Deus que conceda a todos a graça do dom da filiação, “para viver em plenitude a realidade do Credo, no abandono confiante ao amor do Pai e à sua misericordiosa onipotência que é a verdadeira onipotência e salvação.”

Papa recebe ata de simpósio sobre abuso de menores

Ao final da audiência geral desta quarta-feira, 30, o Papa Bento XVI saudou o padre jesuíta Hans Zollner, diretor do Centro pela proteção de menores e presidente do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana.

O sacerdote entregou ao Papa o volume em língua alemã das atas do Simpósio internacional, realizado um ano atrás na Universidade Gregoriana, sobre a questão de abusos de menores por representantes do clero intitulado “Rumo à cura e à renovação”. No encontro com o Papa, estava presente também o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

Na próxima terça-feira, 5, acontecerá na Universidade pontifícia, um novo encontro para apresentar as atas do Simpósio realizado em 2012 e as atividades do Centro pela proteção de menores e do Programa de E-learning, uma plataforma de estudo baseada na internet para favorecer um maior conhecimento em relação às realidades dos abusos na Igreja e na sociedade, uma ajuda apropriada para as vítimas, para conhecer medidas canônicas previstas e a criação de um clima de escuta e sensibilidade diante dos menores e mais frágeis.

Prepara-te para a bênção!

Arte: Lourival Albuquerque

Pastor é preso em MG acusado de tentar abusar de jovens sob "orientação divina"; suspeito nega


A Polícia civil investiga um pastor de igreja intitulada “Igreja Pentecostal Virtude de Deus” por suposto charlatanismo, estelionato e prática de crimes sexuais contra jovens integrantes de uma família moradora da cidade de Lagoa Santa, situada na região metropolitana de Belo Horizonte. 

Rubem Júlio de Barros, 50, foi preso em flagrante por policiais militares nesta terça-feira (29) na propriedade de uma moradora da localidade mineira em companhia de três filhas delas, uma moça de 18 anos e outras duas, de 16 e 11 anos. A mãe não estava em casa porque, segundo a polícia, teria ido vender em outra cidade um terreno, a mando do pastor, e repassaria o dinheiro à congregação da qual ele faz parte. 

Conforme o delegado Almir de Carvalho, responsável pelo inquérito instaurado, a irmã mais velha conseguiu acionar a polícia. As vítimas relataram que o homem queria forçá-las a manter relações sexuais com ele mediante “revelação divina” que o suspeito alega ter tido. 

“A polícia compareceu ao local e constatou, pelo depoimento delas, que ele tinha acariciado as partes íntimas das vítimas. Ele estava em um local escuro da propriedade com a mais nova. Por muito pouco, ele não conseguiu o seu intento baseado nessas ditas revelações”, afirmou o policial. 

Confiança 

De acordo com o delegado Carvalho, o pastor Barros anteriormente teria induzido a mãe das vítimas, ao afirmar ser portador de “revelações divinas”, a se separar do marido e passou a influenciar os atos da mulher, que não teve o nome revelado. “A mãe das meninas começou a frequentar essa igreja há uns quatro meses e ficou impressionada com a pregação desse dito pastor. Ele disse que teria tido uma revelação divina e, nos primeiros encontros com ela, após ter conquistado a confiança dela, disse que se ela não se separasse do companheiro, ela ou o marido teriam câncer”, afirmou o policial. 

Ainda segundo o delegado, a mulher, de origem humilde, separou-se do marido e permitiu em seguida a presença do pastor na sua casa. “Em um período de quatro meses, ela passou a seguir cegamente as orientações desse homem. Ele descobriu que ela tinha um terreno em outra cidade e, mediante nova revelação que teria recebido, orientou a mulher a vender a propriedade e repassar todo o dinheiro para a igreja”, descreveu o policial. Segundo ele, a mulher estava na cidade onde fica a propriedade, para realizar o negócio, mas foi alertada pela polícia sobre a conduta do suspeito com as filhas dela e teria abortado a venda do terreno, retornando para Lagoa Santa. 

Assédio 

O delegado responsável pelo caso ainda afirmou que, nos meses em que frequentou a casa, o homem constantemente assediava as filhas da mulher. “O conjunto da obra mostra que ele premeditou tudo. Ele frequentava demais a casa e passou a interferir em demasia na vida dessa família. Ele vinha, há tempos, constrangendo a jovem de 18 e as adolescentes de 16 e 11 anos. Por telefone, ele chegou a dizer para a mais velha que estava se masturbando pensando nela. 

Ele ainda dizia que a levaria a um motel”, disse. Conforme o delegado, as investidas do suspeito sempre eram lastreadas pelas supostas “revelações divinas”, que teriam a função de convencer as garotas a se relacionarem sexualmente com o homem. Ainda de acordo com o relato de Carvalho, o pastor, em uma das ocasiões em que esteve na casa da família, teria introduzido o dedo na vagina da menina de 11 anos, que revelou o episódio após a prisão dele. 

O UOL não conseguiu contato com a advogada de Barros, mas o delegado adiantou que ele negou as acusações. “Ele nega as acusações. Em outro momento, diz que não se lembra de nada”, disse o policial. O suspeito está preso na cidade à disposição da Justiça e, segundo o delegado, vai responder pelos crimes de estupro de vulnerável e crime sexual mediante fraude.

Pastoral Familiar: Comissão do Regional NE-V realiza sua XXVI Assembléia Ampliada


Participantes da XXVI Assembléia Ampliada da Pastoral Familiar, em Pio XII
Aconteceu de 25 a 27 de janeiro na Paróquia Santana Mestra, na cidade de Pio XII, a XXVI Assembléia Ampliada da Pastoral Familiar, com a finalidade de elaborar o planejamento de ação para o ano 2013 do regional NE-V, junto com os coordenadores diocesanos do Maranhão.

A abertura do encontro deu-se na sexta-feira (25), com a recepção dos participantes. Após o jantar, aconteceu a apresentação e acolhida das dioceses e seus padroeiros.

O Bispo Diocesano, Dom Armando falou da importância da Pastoral Familiar tanto nas dioceses como nas paróquias, onde se defende as familias em suas circunstâcias no dia a dia. Ainda segundo o prelado, neste Ano da Fé  devemos aprofundar-nos nos fundamentos que nos apresenta Jesus Cristo como Luz para o mundo.

No sábado (26) Dom Valdecir (Diocese de Brejo), que é referencial da Pastoral Familiar ministrou a palestra “Familia, fonte de transmissão da Fé” e “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Já Pe. Marcelo Pepin, diretor espiritual da Pastoral Familiar trabalhou a palestra “A teologia do corpo”. Dando sequência, foram desenvolvidos trabalhos em grupo e formação para os pilares.

No último dia do encontro – domingo (27), o dia na Assembléia foi iniciado com a Celebração Eucaristica para os participantes e a comunidade. A cerimônia foi presidida por Dom. Valdecir (Bispo de Brejo), Pe. Marcelo (São Luis), Pe. Flávio (Balsas), Diácono Willian (São Luis) e Pe. João, pároco de Pio XII.

Estiveram presentes as Dioceses: Bacabal (Anfitriã), Caxias, Brejo, Balsas, Imperatriz, Zé Doca, Viana e São Luis. Ausentaram-se as representantes das Dioceses  de Carolina, Grajaú, Pinheiro e Coroatá.

Veja mais fotografias do encontro:
 Informações e Fotografia: Tião e Marta
Casal Secretário da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar

Mais uma página no Facebook ridiculariza doutrina católica e a Virgem Maria

"Nossa Senhora, fala que teu povo te ouve, fala nossa mãe... Todos os santos nos abençoe, me ajuda meu São Jorge, te louvamos Nossa Senhora, cultuamos à Maria, aos santos e aos anjos... Mãe de Deus, ouça o clamor dos teus devotos... Santos! Viva! Glória à Maria! Nossa Senhora!", até então uma espécie de clamor à Nossa Senhora. Entretanto é uma ilustração pejorativa respondida pela descrição da imagem: "Entendam que somente Jesus Cristo intercede por nós, Deus é o único que ouve nossas orações e as responde, segundo as Sagradas Escrituras".

Na sátira, o personagem Batman bate no rosto de Bento XVI

Mas não para por aqui. Vejam que belo é o diálogo entre o Papa e o Batman: "Sou infalível quando falo ex-cátedra, Deus delegou somente aos Papas o dom da inerrância quando dissertamos sobre fé e costumes", diz o Papa; "Não fale bobeira!!! Os Papas não são infalíveis nas 'decisões eclesiásticas" porque eles se contradizem. Somente Deus é infalível!!!", respondeu o personagem.

No México temos uma santa altamente venerada, algo similar com a "Nossa Senhora Aparecida" do Brasil, só que a santa é literalmente uma caveira de mulher. Os santos católicos que nunca existiram. Católicos idolatras. Esta é a infeliz realidade da página "Caia Farsa do Caia Farsa" numa das maiores redes sociais do mundo, o Facebook. A página faz acusações e ridiculariza a doutrina católica.

Em resposta à tais ataques, é necessário que denunciemos esta página. Através de passos simples poderemos defender nossa fé. Basta ser um usuário da rede social, acessar a página, clicando aqui, e seguir os passos abaixo:
A infalibilidade papal

O próprio Jesus Cristo, ao instituir a Igreja, disse à Pedro, o primeiro Papa: "Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus" (cf. Mt 16,18-19).

É por isso, que o Papa é infalível quando proclama "ex-cathedra" um dogma de fé. É claro que no céu não pode ser ligado nada de errado; então, Deus não permite, por assistência especial do Espírito Santo, que o Papa decida algo errado em termos de fé e de moral. Jesus assim o quis e fez para que a Sua Igreja, "o sacramento universal da Salvação", como a chamou o Concílio Vaticano II, jamais permitisse que o "depósito da fé", a "sã doutrina" (cf. 1Tm 1,10; 4,6 - Tt 2,1) se corrompesse.

A intercessão de Nossa Senhora e dos santos

Maria está sempre atenta a Cristo e aos homens: a seu Filho, para suplicar-lhe; aos homens, para bendizê-los. Com isso, dá-nos exemplo do que pode ser nossa oração. Faz-nos sentir filhos de Deus e irmãos dos homens, ou, como afirmaram os bispos em Puebla: "faz com que nos sintamos família" (P. 295). O Papa Paulo VI expressou essa mesma realidade falando da "presença orante de Maria na Igreja nascente, bem como na Igreja de todos os tempos, porque ela, assunta ao céu, não abandonou a sua missão de intercessão e salvação" (MC 18).

O Concílio de Trento (1545-1563) em sua 25ª Sessão, confirmou que: "Os santos que reinam agora com Cristo, oram a Deus pelos homens. É bom e proveitoso invocá-los suplicantemente e recorrer às suas orações e intercessões, para que vos obtenham benefícios de Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, único Redentor e Salvador nosso. São ímpios os que negam que se devam invocar os santos que já gozam da eterna felicidade no céu. Os que afirmam que eles não oram pelos homens, os que declaram que lhes pedir por cada um de nós em particular é idolatria, repugna à palavra de Deus e se opõe à honra de Jesus Cristo, único Mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2,5)".

Jornada Mundial da Juventude é o maior evento que o Brasil sediará nos próximos anos

Bento XVI e Almir Franco, embaixador do Brasil na Santa Sé
"O Brasil está pronto para acolher a Jornada Mundial da Juventude e também para receber Bento XVI", são as palavras do embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda, em entrevista ao portal 'Vatican Insider'.

De acordo com o embaixador, o Brasil está se preparando para a Jornada Mundial da Juventude "com orgulho e com confiança de que tudo sairá muito bem". Ele ressalta o empenho por parte do governo federal, da presidente Dilma Rousseff, assim como do governador e do prefeito do Rio de Janeiro. "Há sim, é verdade, algumas questões a serem resolvidas, mas a organização prossegue", declarou.

Confira a entrevista do embaixador ao portal 'Vatican Insider':

A grande pergunta é se o Papa Bento XVI não renunciará a esta viagem por causa da idade...

"Todos me perguntam como Bento XVI está de saúde e eu sempre respondo que gostaria de chegar como ele aos 86 anos, com toda a sua energia. Ele é um homem muito empenhado e faz tudo com muita normalidade: os discursos, as homilias, os Angelus, os encontros com os primeiros-ministros e presidentes. Evidentemente, como todos, se cansa algumas vezes, mas do ponto de vista físico me parece em ótima forma. Em todo caso, não me parece que existam dúvidas sobre a viagem apostólica".

A Jornada Mundial da Juventude atrairá muitas pessoas de toda a região e de outras partes do mundo: como o governo está se preparando para acolhê-las?

"Da América Latina chegarão inúmeras pessoas, principalmente dos países que fazem fronteira com o Brasil. É difícil prever o número, mas está na casa dos milhões, não somente da América Latina, mas também dos Estados Unidos e da Europa".

Haverá problemas para os vistos?

"O governo assinou um decreto algumas semanas atrás que facilita em caráter excepcional o visto para entrar no Brasil. Para os cidadãos dos países que devem pagar uma taxa para obterem o visto, mas que participarão da Jornada Mundial da Juventude, não será cobrado nada. Outro aspecto positivo é que os voluntários poderão permanecer em território brasileiro mais tempo do que é previsto para um turista, ou seja, três meses. Neste caso, de fato, o visto durará um ano. Todos os consulados receberam indicações para garantir a prioridade e a obtenção do visto".

E quanto à segurança? O Rio de Janeiro é famoso pela violência em alguns bairros...

"Não é mais um problema só do Rio. Os bairros das antigas 'favelas' estão novamente sob o controle das autoridades. Certamente, se trata de uma cidade de mais de 10 milhões de habitantes, na qual tudo pode acontecer, como em Nova Iorque, Roma ou Londres. Mas ninguém deve ter medo, porque se trata de uma das cidades mais belas do mundo e também muito segura".

Com a 'Copa do Mundo' e as 'Olimpíadas', o Brasil estará no centro da atenção de todo o planeta. Estará à altura?

"O Rio é uma cidade acostumada a grandes eventos. Vinte anos atrás tivemos a primeira reunião das Nações Unidas sobre o tema do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Acredito que estamos bem preparados sob este aspecto. De outro lado, a Jornada Mundial da Juventude será o maior desses eventos; todos serão importantes, com tanto trabalho a fazer e com a construção das infraestruturas necessárias, mas em termos de pessoas, nenhum desses eventos será maios do que a Jornada Mundial da Juventude. Haverá milhões de pessoas numa única cidade, e isso implica um esforço enorme".

Celebração inter-religiosa em São Paulo


A  Arquidiocese de São Paulo e o Instituto Vladimir Herzog promoveram encontro entre religiões monoteístas abraâmicas, dia 25 de janeiro, na Catedral da Sé. O ato inter-religioso, lembrou os 50 anos do Concílio Vaticano II e da Declaração Conciliar Nostra Aetate, sobre a relação da Igreja com as religiões não-cristãs.
A matéria é de Nayá Fernandes, especial para o jornal O São Paulo:
O ato terminou com uma cantata cênica que recordou os 70 da morte de Anne Frank,apresentada pela Rede Cultural Luther King com o maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira. Representantes das tradições cristã, budista, hinduísta, mulçumana, espírita e de matriz africana estiveram no ato, que contou também com a presença do ator Rodrigo Ramos, na leitura de trechos da Nostra Aetate, intercalados por cantos e falas dos líderes religiosos.
“Desde sua fundação, a cidade foi marcada pela presença e acolhida às diferentes tradições religiosas que sempre deram sua contribuição para a cidade dos mil povos”, ressaltou cônego José Bizon, diretor da Casa da Reconciliação e encarregado da Pastoral do Diálogo Ecumênico e Inter- religioso da Arquidiocese de São Paulo. Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, ressaltou a importância do evento na catedral e recordou os documentos conciliares. “Deus é honrado se nós, por meio da religião, soubermos viver o respeito e a valorização recíproca. Cada um tem a própria consciência, onde se encontra consigo mesmo e com o próximo, assim é necessário valorizar a consciência humana, pois ali está a dignidade e a liberdade de cada um”.

“Neste momento, queremos lembrar também a jovem judia Anne Frank e Vladimir Herzog [que morreu em 1975 em decorrência de maus tratos sofridos pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS)], que foi pessoa de destaque nos tempos obscuros que o Brasil viveu durante a ditadura militar”, continuou o Cardeal. Raul Meyer, membro da diretoria da Federação Judaica de São Paulo e do Centro de Cultura Judaica, destacou alguns fatos da história de Anne Frank e lembrou a importância do respeito às culturas. “Anne foi uma menina que viveu escondida e morreu prematuramente por não ser considerada, pelos nazistas, pertencente à raça pura. Ser diferente não é ser menos. O que nos diferencia não tira nosso valor”. O Diário de Anne Frank, cantata composta em 1958, ilustra a tragédia que assolou o mundo na época. A primeira audição completa foi realizada na Berlin Staats Oper, na Alemanha, em seguida, no Conservatório Giuseppe Verdi de Milano (Itália) e, recentemente, em 2012, no Auditório Ibirapuera de São Paulo.
“É a primeira vez que o coro se apresenta no aniversário de São Paulo. Porém, na grande celebração, presidida por dom Paulo Evaristo Arns, [arcebispo de São Paulo quando morreu Vladimir Herzog], que reuniu milhares de pessoas na catedral, o coro estava presente”, disse ao O SÃO PAULO, Martinho Lutero, maestro e fundador da Rede Cultural Luther King. Para Andréia Balbino, 23 anos, membro da Rede Cultural Luther King, “é sempre muito emocionante cantar com o coro. A gente faz música que diz alguma coisa mais profunda para as pessoas. A morte de Anne foi um acontecimento triste, mas que precisa ser lembrado para que não se repita e é bom fazer isso cantando”.
“Este foi um evento de grande beleza e importância, tanto para a Igreja quanto para a cidade que comemorou 459 anos em grande estilo. Acredito que atos solenes, onde representantes das diversas religiões podem expressar seus pontos de vista acerca de temas fundamentais à sociedade, tornam mais palpável a unidade na diversidade entre os povos e culturas de nosso
mundo”, destacou Luan Rocha, estudante que participou do ato e colaborou como voluntário
Fonte: CNBB

29 de janeiro de 2013

Aprender com Humildade


“Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça”

Aprender

Conhecimento: alegria, satisfação/ bem-estar, enobrece e enriquece
 Aprender muitas vezes incomoda. Por quê?
• nos questiona
• nos força a mudanças de hábitos e valores (vida)
• nos assusta diante da novidade
• nos dá a sensação de incapacidade.

A Igreja tem degraus para chegar a Deus: fé, gratidão, serviço, perdão, amor, generosidade, humildade, partilha e comunhão.

Veja o que a BÍBLIA nos fala da Comunhão: “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações...” (At 2,42)

Comunhão

Quem se põe a serviço do reino de Deus, através da igreja deve aprender a viver em comunhão. Conhecer e reconhecer os valores dos outros, aceitar as diferenças e os diferentes e ajudar a projetá-los na comunidade. Quem não vive na comunhão, vive isolado

Veja o que a BÍBLIA nos fala da Partilha: “Todos os que abraçavam a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um” (At 2,44-45)

Partilha

Quem se põe a serviço do Reino de Deus, através da igreja deve aprender a partilhar. Partilhar seu tempo, seu amor, sua atenção, seus dons e seu dinheiro. Quem não sabe partilhar, vive na avareza.

Veja o que a BÍBLIA nos fala da humildade: “Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo”(Fp 2,3).

Humildade

Quem se põe a serviço do Reino de Deus, através da igreja deve ser humilde. Conhecer seus valores e aceitar seus limites, aceitando sempre a correção fraterna. O Senhor corrige a quem ele ama... (Hb 12,6). Quem não é humilde vive diminuindo e humilhando o outro, pisa nele e ostenta seu orgulho tolo.

Veja o que a BÍBLIA nos fala da Generosidade: “O generoso será abençoado porque reparte seu pão com o pobre” (Pv 22,9).

Generosidade

Quem se põe a serviço do Reino de Deus, através da igreja deve ser generoso no seu tempo, sabendo dosar entre a família, trabalho, lazer e religião. Partilhar seu dinheiro e procurar amar os outros sem  medidas e preconceitos. “Deus ama quem dá com alegria...” (2 Cor 9,7). Quem não é generoso é mesquinho e quer tudo somente para si.

Veja o que a BÍBLIA nos fala do Amor: “Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos pobres... Se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria” (1 Cor 13, 3).

Amor

Quem se põe a serviço do Reino de Deus, através da Igreja deve assumir com amor e seriedade qualquer ministério dando sempre o máximo de si.  “Eu sirvo ao Senhor com seriedade e alegria” (Sl 100,2). Quem não ama sofre muito e nunca é sereno. E o que é pior... Quem não ama, não conhece a deus, porque deus é amor.

Veja o que a BÍBLIA nos fala da Gratidão: “Por tudo dai graças Deus” (1Ts 5,18).

Gratidão

Quem se põe a serviço do Reino de Deus, através da Igreja deve ser grato a Deus pela oportunidade. Toda oportunidade que Deus nos oferece sempre nos traz um bem maior, mesmo quando somos ofendidos, agredidos ou desmotivados na comunidade.  Lembrem-se sempre das palavras de São Paulo: ‘por tudo dai graças a Deus’. Quem não é agradecido é preso à prepotência:

Veja o que a BÍBLIA nos fala do perdão: “Prestem atenção! Se seu irmão pecar contra você, chame a atenção dele. Se ele se arrepender, perdoe” (Lc 17, 3).

Perdão

Quem se põe a serviço do Reino de Deus, através da Igreja deve aprender a perdoar. O perdão nos torna mais humanos e conhecedores dos próprios limites. Quem não perdoa não consegue ser feliz.

Veja o que a BÍBLIA nos fala do Serviço: “... Olhe! Hoje faz três anos que venho buscar figos nesta figueira, e não encontro nada! Corte-a. Ela só fica aí esgotando a terra” (Lc 13,7).

Serviço

Quem se põe a serviço do Reino de Deus, através da Igreja deve aprender a ir ao encontro de quem precisa de você. Quem não se põe a serviço não presta para nada e vive uma vida fútil e vazia.

Veja o que a BÍBLIA nos fala da Fé: “A fé é um modo de possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se veem” (Hb 11,1).


Só se põe a serviço do Reino de Deus, através da Igreja a pessoa que tem fé.
               
Quem não tem fé não tem nada e vive uma vida fútil, sem personalidade, apenas dando ouvidos ao que os outros dizem.

A você que:
• sabe viver em COMUNHÃO;
• sabe PARTILHAR;
• se põe a SERVIÇO;
AMA com GENEROSIDADE;
PERDOA seu irmão;
• tem FÉ;
• e aprendeu a DAR GRAÇAS A DEUS por tudo em sua vida.

RECEBA NOSSOS APLAUSOS E SEJA BEM VINDO À IGREJA CATÓLICA

“Saúdem-se uns aos outros com o beijo da caridade. Que a paz esteja com todos vocês que estão em Cristo” (1 Pd 5,14)

Texto: Pe. Milton César Carrachi – Diocese de Bauru 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes