Procissão luminosa com a imagem de São João Batista |
O largo da igreja ficou repleto de fiéis |
Terminou na noite de ontem (24) o Festejo de São João Batista. Foram nove noites de intenso trabalho para a comunidade e vasta programação religiosa, que motivou durante todo esse período a participação ativa dos fiéis da Paróquia de Sant’Ana, em especialmente os da Vila São João, onde está localizada a comunidade.
A última noite do festejo iniciou-se com a procissão luminosa pelas principais ruas do bairro. Muitas pessoas, inclusive crianças e idosos, caminharam juntos para homenagear o padroeiro, sob cantos e orações entoados pelo ministério de música da Comunidade, que durante todas essas noites incasavelmente levaram o melhor para a grande festa.
A procissão foi também acompanhada pelo Diácono Francisco Câmara, que veio diretamente do estado do Pará para estar presente nesses últimos dias de festa. Chegando a comunidade, a imagem foi alegremente saudada pelos fiéis que já estavam à espera da procissão, no largo da Igreja. A partir de então, Frei Marcos, que atualmente assessora a comunidade, iniciou a Santa Missa, que foi concelebrada pelo diácono.
Eram centenas de pessoas que faziam como podiam para conseguir um lugar e participar do sagrado encontro. Além de levar espiritualidade aos fiéis, o objetivo do festejo desse ano está justamente em conseguir recursos financeiros e dar mais conforto a quem chega àquela comunidade. O dinheiro será utilizado na reforma e na compra de bancos mais confortáveis. Mesmo ainda sem esses benefícios, o povo participou de forma bastante atenta à Liturgia. Após a leitura do Evangelho, feita pelo Diácono Francisco Câmara, este mesmo resgatou um pouco da história da própria comunidade, se dizendo feliz por ela ter crescido tanto a cada ano. Segundo as suas palavras, a Comunidade São João Batista foi a responsável pelo seu amadurecimento vocacional, a quem é muito grato.
Diácono Francisco Câmara em sua homilia |
Após a comunhão, Railde Barbosa, representando o Conselho Comunitário, agradeceu a presença e a colaboração de todos aqueles que fizeram a festa acontecer. Também Frei Marcos reafirmou em suas palavras os agradecimentos e convidou a todos para a ordenação presbiteral do Diácono Francisco Câmara, dia 28 de julho.
Após o término da missa, iniciou-se a parte social, que demonstrou o quanto a comunidade colaborou com a festa do padroeiro. A cada pouco tempo subia uma “jóia” que era arrematada pelos que permaneceram ali. Outros saboreavam os diversos tipos de lanches vendidos para a comunidade. Após o término do leilão, foi a vez do bingo de uma novilha, que atraiu muitas pessoas e que ajudará na tão sonhada reforma pela comunidade. Próximo ano tem mais festa e com certeza será melhor. São João Batista, rogai por nós.
"Jóias" para o leilão, após a missa |
Fotografia: Lourival Albuquerque
0 comentários:
Postar um comentário