Entrada dos sinos da Catedral, em uma cerimônia em janeiro. Hoje (23), foram inaugurados |
A Catedral de Notre Dame em Paris inaugurou no último sábado (23), em grande estilo, seus nove sinos novos, réplicas fiéis da harmonia original presente antes de 1791. O ato inaugural, com um ‘recital de sinos’, foi presidido pelo Cardeal-arcebispo de Paris, André Vingt-Trois e faz parte da celebração dos 850 anos de aniversário da colocação da primeira pedra para a construção deste templo localizado na Ilê de La Cité, no ano de 1.163.
O ato, realizado na véspera do Domingo de Ramos, contou com a presença do Núncio Apostólico na França , Dom Luigi Ventura e de autoridades civis como o Ministro da Cultura, Aurélie Filippetti e o Prefeito de Paris, Bertrand Delanoe.
Os sinos em bronze foram fundidos em Villedieu-les-Poêles, Normandia, pela Fundição Cornille-Havard, com o mesmo peso dos originais. A cada sino foi dado o nome de um santo ou mártir. O nome Maria foi dado ao sino principal, pesando 6 toneladas. Os outros sinos receberam os nomes de Estêvão, Dionísio, Gabriel até João Maria, que pesa 'apenas 780 kg'.
Com a nova configuração, a Catedral recupera a sonoridade que tinha no século XVIII, justamente antes que, durante a Revolução francesa, os antigos sinos haviam sido fundidos. O novo conjunto de sinos permite “uma maior diversidade de motivos, que conjuga elementos do passado com outros contemporâneos”, segundo indicaram os responsáveis da Catedral num comunicado. O novo sistema acompanhará as atividades da Catedral durante as celebrações litúrgicas, o Angelus – três vezes ao dia – e as grandes celebrações.
Os novos sinos chegaram em Paris no dia 31 de janeiro e foram abençoados dois dias após pelo Cardeal-arcebispo de Paris. Os sinos também receberam a bênção de Bento XVI, a pedido do Cardeal Vingt-Trois.
Durante três semanas, os sinos ficaram expostos na nave central da Catedral, até que foram içados aos campanários. Mais de um milhão de visitantes pode contemplar as decorações dos sinos.
O projeto de renovação dos sinos da Catedral parisiense foi avaliado em 2 milhões de euros, financiados por doações privadas.
Fonte: Rádio Vaticana
0 comentários:
Postar um comentário