27 de março de 2013

Palestra: Dízimo, sinal de Fé

Com a finalidade de ampliar a consciência dos católicos de nossa Paróquia para a realidade  e a importância do Dízimo, Frei Ribamar Cardoso e a equipe da Pastoral do Dízimo promoverão um encontro aberto a todas as pessoas engajadas ou não sobre o tema.

São convidados especiais os participantes de grupos, pastorais e movimentos, além de dizimistas e não-dizimistas. 
* * * *

O dízimo é experiência de fé que torna concreto e possível o sonho de fraternidade. Da consciência e prática do dizimista dependem em grande parte o dinamismo e a vida da comunidade.

O amor e a generosidade têm de caracterizar a nossa contribuição. Não se contribui para querer receber, mas porque somos gratos a Deus, que nos dá tudo. O amor evidencia a nossa necessidade de agradecer. O dízimo é uma resposta de amor e gratidão a Deus. Cada cristão precisa sentir no seu coração o apelo espontâneo e se comprometer com a sua Igreja.

O dízimo é um desafio de fé; portanto, é uma oferta espontânea, comunitária, alegre e generosa, consciente e sistemática. Não é uma taxa, tributo para alívio da consciência. Contribuindo com o dízimo, o cristão esta sendo ajudado e ajudando a sua Igreja a ser mais missionária, está testemunhando e expressando sua fé e esta atento às necessidades de seus irmãos mais pobres que precisam ser ajudados e promovidos.

O dízimo que temos é o espelho da comunidade que somos.

 (...) todo o fiel batizado o compromisso de pertença à Igreja, através da presença na eucaristia e no dízimo, além de mostrar que mais do que uma retribuição em dinheiro, o dízimo é uma atitude de fé, fidelidade e crença. "O dízimo é a fidelidade a Deus por tudo aquilo que recebemos. É uma retribuição a gratuidade de tudo o que Deus nos dá", define Cleidir Reis Nunes, coordenadora geral da Pastoral do Dízimo na Arquidiocese (de Salvador).

Com o dinheiro arrecadado no dízimo as igrejas mantêm o trabalho social, religioso e missionário que desenvolvem. É com o dízimo que as igrejas realizam obras sociais e atividades de promoção humana, além de manter a estrutura física e humana dos templos e custear o trabalho de evangelização através das pastorais. Atualmente já não se estabelece mais um percentual para o pagamento do dízimo, como já foi definido em 10%. Cabe a cada fiel dizer o valor que pode pagar.

Arte: Lourival Albuquerque

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes