24 de março de 2013

Papa Francisco abre Semana Santa com missa do Domingo de Ramos

Retomando a triunfante entrada em Jerusalém, Francisco disse que Jesus "despertou tantas esperanças nos
 corações, sobretudo entre os humildes
O papa Francisco celebrou sua primeira missa do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro neste domingo (24). Em meio a milhares de pessoas agitando ramos de oliveiras e folhas de palmeira para o alto, ele encorajou os fiéis a serem humildes e jovens de coração.

A praça ficou lotada com a presença de cerca de 250 mil peregrinos, turistas e romanos, que se reuniram para participar da abertura solene das cerimônias da Semana Santa, que duram até a Páscoa, dia mais importante do calendário eclesiástico.

Mantendo seu estilo simples, o primeiro papa da América Latina improvisou várias vezes durante sua homília, encorajando os fiéis a levarem suas vidas de maneira simples. O Domingo de Ramos relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém para posteriormente ser traído por um de seus apóstolos, o que levou à sua sentença de crucificação.

Retomando a triunfante entrada em Jerusalém, Francisco disse que Jesus "despertou tantas esperanças nos corações, sobretudo entre os humildes, os simples, os pobres, os esquecidos, aqueles que não importavam aos olhos do mundo".

O papa então contou uma história de sua infância na Argentina. "Minha avó costumava dizer: 'crianças, mortalhas funerárias não têm bolsos'", disse.

Desde sua eleição em 13 de março , o papa Francisco tem centralizado seus discursos nos pobres e oprimidos, mantendo as prioridades da sua ordem, a dos jesuítas . Seu nome - ele é o primeiro papa a adotar o nome de Francisco - é inspirado em São Francisco de Assis, que renunciou a uma vida de luxo para se dedicar aos pobres e a natureza.

Francisco usou as vestimentas vermelhas , que representam o sangue dos mártires e são próprias da celebração do Domingo de Ramos.

Cardeais, muitos deles que participaram do conclave que elegeu o primeiro papa da América Latina, também participaram da cerimônia.

Em sua homília, o papa Francisco afirmou que a alegria cristã "não nasce da possessão de várias coisas, mas através do encontro com Jesus". Ele acrescentou que essa alegria mantém as pessoas jovens.

"Dos 7 aos 70 anos, o coração não envelhece" se está inspirado pela alegria cristã, disse o pontífice, que tem 76 anos.

O papa afirmou também que estava "ansioso" para dar as boas vindas aos jovens do Rio de Janeiro em julho, durante a Jornada Mundial da Juventude. Até agora, essa é a primeira viagem internacional marcada no calendário do novo papa.



Fonte: IG - Último Segundo
Fotografia: Rádio Vaticana

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes